Muitas razões para adotar hábitos saudáveis

Uma delas é “tenha orgulho de sua boca”, tema da campanha em 2023

Muitas razões para adotar hábitos saudáveis

Instituído e lançado em 2007, pela Federação Dentária Internacional (FDI, o dia 20 de março é o Dia Mundial da Saúde Bucal. Os Conselhos e as associações de Odontologia reforçam a importância da data em defesa da conscientização para diminuir os índices de cárie, doenças periodontais e perda dos dentes, entre outras patologias acometidas na cavidade bucal .

O tema escolhido para a campanha nos anos de 2020 a 2023 traz uma mensagem simples, mas incentivadora: “Tenha orgulho de sua boca: valorize e cuide da saúde oral!”. O propósito da World Dental Federation (FDI), organizadora das comemorações, é inspirar as pessoas despertando-as para a importância da saúde bucal para a saúde geral e para a longevidade da vida.

As doenças bucais afetam cerca de 3,5 bilhões de pessoas e costumam estar associadas a outros problemas graves de saúde.  Uma boa higiene bucal diminui o risco de desenvolvimento de problemas na boca e nos dentes. É importante ressaltar que essas doenças têm relação direta com o fumo, com o consumo de álcool e com a má alimentação.

De acordo com Regis Peporini – presidente da APCD-RP, além deste  estimulo proposto nestes anos de 2020 a 2023, “tenha orgulho de  sua boca”, tão importante nos dias atuais em que a estética, a beleza e a harmonização é tão valorizada, outros devem ser considerados pelas pessoas.


 
REGIS PEPORINI DESTACA A IMPORTÂNCIA DA VISITA PERIÓDICA  AO DENTISTA E O DIAGNÓSTICO PRECOCE DE CÂNCER

 

“É preciso estar atento para as consequências do menosprezo com a saúde bucal, além de poder agravar várias doenças sistêmicas, pode levar a um diagnóstico tardio do câncer de boca”. O alerta do presidente da APCD-Ribeirão Preto.

O câncer de boca é um tumor maligno, que atinge a estrutura bucal (gengivas, bochechas, palato e a língua). Segundo Peporini, o diagnóstico precoce dá maior chance em 95% de cura da doença. Quando os alertas por sintomas de dor ou dificuldade de mover a língua, a chance de cura cai para 45%.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) revelam que o Câncer Bucal é mais comum em homens com idade acima dos 40 anos. Estima-se 11.180 casos novos da doença em homens e 4.010 em mulheres para cada ano. As regiões Sudeste e Sul apresentam as maiores taxas de incidência e de mortalidade da doença.

“Visitas regulares a cada 6 meses ao cirurgião-dentista são importantes para manter a saúde bucal e prevenir várias doenças”, explica Peporini.


 
ARTUR MARTINI ALERTA PARA A NECESSIDADE DE VIVENCIAR O CONCEITO AMPLO DE SAÚDE

 

Segundo o chefe da Divisão Odontológica da Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto, a prevenção é o melhor caminho.

“É preciso vivenciar o  conceito amplo de saúde, como preconiza a OMS. Muitas pessoas se consideram saudáveis quando não apresentam sintomas de nenhuma doença. Mas a falta de doença não significa estar com saúde. Para afirmar que uma pessoa está realmente saudável é necessário a análise de vários fatores, aspectos físicos e mentais, avaliar a qualidade de vida e adoção de bons hábitos. E como nós, profissionais de Odontologia, afirmamos sempre: a saúde começa pela boca. Faz a diferença para a saúde e bem estar, no caso da boca e dentes, até para manter a auto estima”.  O alerta é do Dr. Artur Rocha Martini – chefe da Divisão Odontológica da Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto.

“O nosso alerta no mês de março do Dia Mundial de Saúde Bucal (20.03) é para adoção de hábitos saudáveis e visitas periódicas ao cirurgião-dentista. A prevenção é sempre o melhor caminho”, destaca Martini.

As principais demandas nos postos de saúde e emergência no serviço público em Ribeirão Preto são para tratamento de cárie, periodonto, problemas com a gengiva e osso. Todos os casos relacionados com a inflamação e a dor.

 “A nossa equipe, muito bem preparada, tem atendido muitos casos diariamente, pacientes agendadas nos postos e as emergências na UPA, onde há plantão durante 24 horas. Todo o esforço está sendo feito para dar um atendimento qualificado e humanizado à população”, frisa Martini, acrescentando ser uma ampla estrutura para fazer frente a demanda.

“Realmente a preservação da saúde bucal é muito importante. Para isso, os pacientes são orientados pelos profissionais no atendimento, inclusive com distribuição de folhetos estimulando as ações preventivas. Uma preocupação constante é o diagnóstico precoce do Câncer Bucal, com alta resolutividade em estágio inicial. É importante salientar também que as doenças da boca têm relação direta com as doenças sistêmicas e são fatores de risco o fumo, o consumo de álcool e a má alimentação. É fundamental conscientizar a todos que uma boa higiene bucal diminui o risco de desenvolvimento de muitos problemas bucais e dentários. além de outros consequência dos mesmos.”, pontua Martini.

 

HÁBITOS SAUDÁVEIS PARA UMA BOA SAÚDE BUCAL

Escovação adequada e do uso do fio dental;
• Limpar a língua, utilizando um raspador, a fim de retirar a saburra lingual.
• Usar racionalmente o açúcar, evitando o consumo excessivo de doces
• Utilizar adequadamente o flúor
• Evitar o uso de próteses mal ajustadas;

 

FONTE: Revista APCD-RP
Edição: abril 2023


Publicado em 11/04/2023.

APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto

(16) 3630-0711

Rua Casemiro de Abreu, 660 - Ribeirão Preto (SP)
Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu formulário de inscrição foi encaminhado com sucesso.