Mais uma turma conclui curso de em Ortodontia Corretiva

Com um consistente conteúdo programático, a APCD-FAOA Ribeirão tem promovido bienalmente o CURSO DE ORTODONTIA CORRETIVA. Teórico, Laboratorial e Clínico direcionado aos Cirurgiões-Dentistas interessados na Ortodontia, com duração de 24 meses, é realizado mensalmente, às segundas e terças-feiras das 08:00 - 17:30horas. A última turma iniciada em 2023, concluiu recentemente, em abril sua trajetória de aprendizado. Coordenado e ministrado pelo prof. Antonio Borin Neto, tendo como professor assistente responsável, o prof. Dr. Raul Antônio Pinto Neto, além de professores convidados.
O curso com amplo conteúdo teórico voltado para a prática clínica, oferece treinamentos intensivos: diagnóstico e mecânica em Ortodontia no Typodont (Straigth Wire) com tratamento clínico, treinamento laboratorial.
“Foi um período de muita troca de conhecimento, muito aprendizado, sempre acompanhando os avanços, contextualizados através dos mais variados casos, proporcionando uma ampla experiência clínica aos alunos”, pontua Borin Neto.
De acordo com Karina C. Monegato, o aprendizado do curso foi muito positivo, material muito bem estruturado e as aulas claras e objetivas facilitando a compreensão dos temas.
“Minha convivência e troca de energias no curso foram muito agradáveis, promovendo um ambiente propício para a troca de ideias e experiências, o que contribuiu significativamente para o aprendizado e para a criação de laços entre colegas de sala. A didática e a postura dos professores foram elementos cruciais para o meu sucesso no processo de aprendizado”, pontua Karina, que continua na APCD Ribeirão fazendo o curso de Especialização em Ortodontia.
Segundo Karina, a didática forneceu o suporte para melhor imersão no conteúdo e a postura dos meus professore foram determinantes para o desenvolvimento das habilidades nas atividades clínicas.
“Minha decisão de continuar a especialização em ortodontia foi impulsionada por uma combinação de fatores, aumento da demanda por tratamentos ortodônticos, a possibilidade de crescimento profissional e a busca por excelência e inovação na área. Além disto, a APCD é um lugar muito acolhedor sempre focado em trazer novidades para os alunos com professores de altíssimo gabarito”, ressalta a cirurgiã-dentista.
É imensa a gratidão pelos conhecimentos recebidos nos dois anos de curso de aperfeiçoamento Ortodontia, assim como a total capacitação de todos os professores que sempre estiveram dispostos a ajudar, orientar e principalmente ensinar. A afirmação é da cirurgiã-dentista Andressa Bidoia Mattiuzzo.
“O curso simplesmente mudou a realidade do meu consultório onde meus atendimentos eram na maioria convênio e hoje em dia é o contrário e isso tudo devido ao curso, revela ela.
Destaca que foi o aprendizado no curso de aperfeiçoamento e o acolhimento e didática dos professores que estimularam totalmente o seu interesse de fazer a especialização.
“Hoje já estou no sexto mês da especialização na APCD-FAOA Ribeirão e estou plenamente feliz e satisfeita com a dinâmica e aprendizado e, cada dia mais, estou apaixonada pela especialidade. Isso devo aos professores Raul, Borin, Mário e hoje também no curso de especialização ao prof. Alonso”, pontua Andressa.
Salienta ainda ser a convivência com os professores e os colegas muito enriquecedora pela troca de experiências e energias.
“Só tenho a agradecer por todo conhecimento, a amizade dos colegas que fiz que levarei para o resto da vida, aos professores e toda a equipe APCD-Ribeirão”, conclui ela.
Os interessados na Ortodontia e no curso podem conhecer todo conteúdo programático no site www.apcdrp.com.br.
Uma nova turma está sendo montada, os interessados devem reservar vagas pelo fone 16 3630 0711.
Publicado em 12/05/2025.

Cirurgiões dentista têm no DNA o mesmo anseio: a disposição e gosto por aprender e se superar sempre
Neste mês de maio, quero cumprimentar as muitas mulheres cirurgiãs-dentistas mães, que se desdobram para cumprir bem o papel de mãe e de profissionais

Noites mal dormidas podem trazer riscos á saúde mental
Uso de suplementos para melhorar a qualidade do sono cresce no Brasil; registrado o aumento de 25% nas vendas da melatonina. Falta de sono reduz emoções positivas, aumenta a ansiedade

Porque dentistas também devem adotar práticas de sustentabilidade
Por Ana Falcão Gierlich, advogada e especialista em Direito Médico e Odontológico. Segundo ela, hoje a ideia de adotar práticas sustentáveis cresce em ritmo acelerado
(16) 3630-0711