Livia Fiorin deixa lacuna na odontologia regional
Carismática, capaz e sempre com sorriso nos lábios, a professora marcou presença na vida daqueles que tiveram o priviilégio de conviver com ela

Consternados familiares, amigos, colegas de profissão expressaram a surpresa e profundo pesar pela despedida inesperada da Livia Fiorin, no dia 3 de janeiro de 2025, uma profissional dedicada e comprometida com as boas práticas na Odontologia a qual amava, tanto no atendimento de seus pacientes quanto ao ensino, compartilhando seus conhecimentos e experiências clínicas.
Natural de Porto Ferreira, Livia Fiorin faleceu aos 31 anos de idade, devido a uma parada cardíaca, em uma fase de conquistas e ascensão profissional. Livia tinha muitos planos e projetos tanto pessoal quanto profissional, fazer pós doutorado, constituir família, realizar muitos sonhos.
Marta, a mãe, Gustavo, o irmão, Livia e o pai Edison.
Filha dos comerciantes, Edison Luis Fiorin e Marta de Souza Fiorin, Livia Fiorim tinha apenas um irmão Luís Gustavo Fiorin, 30 anos. Cresceu no seio de uma família cristã e fortaleceu suas convicções religiosas.
“A Livia sempre foi determinada, sempre colocou Deus acima de tudo e, tudo que ia fazer, pedia a sua direção e buscava fazer o melhor!”, diz seu pai - Sr. Edison Fiorin, acrescentando que ela estava com muitos projetos, com um pós doutorado aprovado pela FAPESP, ia passar 6 meses em estudos no Estados Unidos.
“Sempre foi muito humilde, muito amorosa, a Livia estava sempre disposta a ouvir, ajudar, tratava a todos com muito respeito. Muito grata, inúmeras vezes a vi agradecer a Deus pela sua família, pelos amigos, pelas conquistas”, revela a mãe Marta Fiorin, acrescentando que sempre ao abraça-la dizia: “Abraço de mãe, não tem outro igual”.
Aos 17 anos, Livia deixou o aconchego do lar em Porto Ferreira para estudar em Ribeirão Preto, mas os finais de semana retornava, atuava no comércio da família. Mesmo depois de formada e se dedicar ao mestrado e doutorado na FORP-USP, e de passar a atender em consultório, em Porto Ferreira, continuou se fazendo presente nos finais de semana no supermercado e os clientes, até brincavam: “nossa vou ser atendida pela Doutora”.
“Assim como todos que foram atendidos por ela como cirurgiã-dentista, aqui no consultório em Porto Ferreira, eu e o pai dela, ficamos tocados pela forma humana, carinhosa de seu atendimento. Muito capaz, ela fez um trabalho maravilhoso em nossas bocas”, comenta a mãe.
“Fica o filme dos muitos momentos de convívio em nossas mentes. Nos conforta muito saber que ela viveu sempre com uma fé inabalável, em seu apartamento estava rodeada dos versículos bíblicos, os quais entendia e estava sempre em oração: uma pessoa de Deus! Ela se foi antes de nós, mas um dia chegaremos até ela”, diz Sr. Edson Fiorin, agradecendo as muitas manifestações de solidariedade de todos, familiares, amigos, pessoas da comunidade odontológica, em especial à amiga, Dra. Renata Cardoso, que veio dos Estados Unidos, para prestar a sua última homenagem a Livia Fiorin
A tia Elaine Fiorin fica tocada ao falar da sobrinha.
“Lívia era uma menina de ouro e merece essa homenagem para ficar eternizado pra todos o quanto era especial !! Gentil com todos, indistintamente, uma pessoa de muita fé. Tenho certeza, foi acolhida e tá sendo cuidada por Deus”, diz ela.
Pedro Storti, seu noivo, revelando ser imensa a saudade e a dor, tem convicção de que Livia gostaria que as pessoas se sentissem motivadas pelos seus ensinamentos e que seu exemplo as inspirem a continuar a perseguir seus sonhos e a confiar em Deus.
Stori descaca, ela tinha orgulho e prazer imensos em ser professora e em fazer parte de um dos cursos de sucesso da APCD. “Acredito que a Lívia foi instrumento de Deus, tanto para transmitir o conhecimento para impactar a vida das pessoas ao seu redor. A Lívia acreditava profundamente na educação. A cada aula que preparava, seu intuito era que seus alunos se inspirassem de tal forma que uma semente fosse plantada, dando continuidade ao ciclo do ensino e da aprendizagem”, revela Pedro Storti.
Livia com equipe e algumas alunas na APCD-FAOA Ribeirão.
MANIFESTAÇÕES DE PESAR E SOLIDARIEDADE
Foram muitas as manifestações de solidariedade e sentimentos nas redes sociais: além dos familiares e amigos, APCD-Ribeirão, CROSP, professores, alunos, colegas de profissão e parceiros, entre outras instituições de ensino. Todos externando o pesar pela perda inesperada. Livia Fiorin deixa uma lacuna na Odontologia regional.
A professora Livia Fiorin se formou na Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto. Especializou-se em Prótese Dentária e fez mestrado e doutorado em Reabilitação Oral. Em 2019, com entusiasmo, passou a fazer parte da equipe de professores que ministra o Curso de Reabilitação Oral da APCD- FAOA Ribeirão. Em 2023 foi contratada como professora do Departamento de Materiais Dentários e Prótese da FORP/USP e também como professora do curso de Especialização de Prótese Dentária da Fundação Odontológica de Ribeirão Preto.
“A professora Livia Fiorin enriqueceu o nosso quadro de professores, era comprometida com a ciência e com tudo que fazia, carismática, sempre com um sorriso no rosto, acessível a todos: alunos, pacientes e parceiros. Reunia as qualidades de uma verdadeira mestra! Foi uma honra conviver com ela, deixa uma lacuna que jamais será preenchida na nossa APCD-Ribeirão e na Odontologia regional”, pontua Regis Peporini – presidente da APCD Ribeirão Preto, acrescentando “Nossa solidariedade aos familiares e amigos!”
"Neste janeiro, começamos o ano tristes com a perda de nossa amada colega Lívia. Mas, temos certeza que ela está junto dos nossos antepassados iluminando nossos caminhos lá do Céu. Que Deus a acolha com as luzes da sabedoria, assim como ela passava para os alunos e nós os colegas professores. Simplesmente nós adorávamos ela. Adoramos ainda. Que Deus conforte toda a sua família e a nossa Família APCD FAOA", pontua o diretor e professor da APCD Ribeirão, Artur Martini.
A Professora Lívia Fiorin, foi convidada, em 2019, por Dr. Gustavo Palma Nogueira para ministrar uma aula no módulo de prótese removível no Curso de Aperfeiçoamento de Reabilitação Oral. Segundo ele, o convite foi feito por fone e ela tendeu a ligação inesperada com uma voz delicada e gentil, aceitando prontamente o desafio, dois dias antes da data reservada para o módulo.
“Nessa primeira turma, eu como coordenador do curso, acompanhei os professores convidados em todos os módulos quinzenais e ao assistir a aula da Dra. Lívia Fiorin, eu tive convicção que faria o convite para que ela fazer parte da equipe da Reabilitação Oral. Foi uma aula clara, objetiva e precisa. Confesso que fiquei impressionado com seu carisma e simpatia. Mais tarde sua dedicação e carinho se mostraram fundamentais nas clínicas de atendimento. Tratava os alunos, pacientes e equipe com um sorriso estampado no rosto e sempre acessível a todos. Liderava as aulas e atendimentos com personalidade e amor, sem os quais um verdadeiro mestre não se destaca”, relatou o coordenador.
“Não tenho o que dizer dos propósitos da vida, do destino. Nessa matéria prefiro não entender, me satisfazendo através das orações para ela e sua família. Fará muita falta para todos nós da família da APCD, para pacientes e alunos principalmente”, pontuou o professor.
Gustavo Nogueira termina com a citação de 2 Coríntios 4: “Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas...”
De acordo com a professora Suleima Alves do Vale conheceu a Lívia na USP, quando fazia doutorado, ela o Mestrado. Orientadas pela mesma professora, foi natural o convívio no laboratório de ensaios e também atividades clínicas. “Foi uma época muito especial, conheci muitas pessoas e uma delas era essa menina loirinha, delicada, de sorriso fácil e extremamente concentrada e dedicada”, pontua ela.
“Quando eu e ela fomos convidadas para ministrar aula no Curso de Reabilitação Oral, fiquei em êxtase, mesmo sabendo da responsabilidade em formar alunos, amei a ideia de fazer o curso com a Livia Fiorin, formamos nossa primeira turma em 2019, eu, Livia e o Gustavo. Teve desafios, noites em claros montando aulas e organizando tudo para que desse certo, e sim, foi um sucesso”, ressalta a professora Suleima, acrescentando ter sido para ambas motivo de muito orgulho. Em 2020, a profa. Dra. Juliana Barchelli Pinheiro Lourenço completou o time”.
“Crescemos muito, evoluímos tanto como profissionais quanto como pessoas. Era uma liga, um time que deu muito certo. E nesse contexto todo, posso dizer que a Livia foi essencial em muitos sentidos. Ela trazia ideias, coragem do novo, atualidades, nos fez ser conhecidas pela mídia, nossa blogueira especial. Ela se empenhava muito e corria atras do que queria sem medo e com muita competência”, frisa a professora Suleima, acrescentando estar ainda em choque por vê-la partir nova, cheia de sonhos a realizar.
“Nós não fomos simplesmente colegas de profissão, mas sim amigas que dividíamos histórias, conselhos, afago, diferenciais que nos evoluíram”, frisa Suleima, acrescentando ”vou sempre lembrar de você pelos melhores motivos! Até um dia. Descanse em paz!”
A professora Juliana Barchelli Pinheiro Lourenço destaca que as palavras parecem pequenas diante da imensidão de tudo que viveu com Livia e do vazio que a sua partida tão precoce deixou.
"Minha gratidão por tudo que compartilhamos! A amizade de Livia foi um presente que marcou minha vida e a saudade agora é presença constante em meu coração"
Lembra com clareza de quando conversaram pela primeira vez na APCD Ribeirão. "Me recebeu com tanta alegria e entusiasmo, que foi muito fácil me integrar a equipe de Reabilitação Oral. Foram tantos momentos, tantas risadas, reuniões, conversas e desafios que enfrentamos juntas. A Lívia era alguém com um espírito determinado, sempre disposto a ajudar, a ouvir, a entender. Mesmo que não possa mais estar fisicamente aqui, a presença viverá eternamente nas lembranças, no exemplo e no carinho que deixou em todos nós", diz a Juliana.
"Que sua jornada agora seja de paz e descanso, e que continue nos inspirando a sermos pessoas melhores, assim como você foi para todos nós. Saudades eternas", conclui Juliana.
Livia compartilhando seus conhecimentos com aluna na APCD-FAOA Ribeirão
A professora Suleima compartilhou a última mensagem da Professora Livia Fiorin para a equipe, dois dias antes da sua partida
“Queria agradecer vocês por esse ano!! Acho que foi um ano de conquistas porque fizemos um curso dos laminados que foi um sucesso, terminamos uma turma e começamos outra, e seguimos crescendo. Obrigada pela parceria e companheirismo, pelo apoio no momento que precisei ficar ausente e por tudo o que já conquistamos juntas! Tenho orgulho da nossa história e sou grata a Deus por nossos caminhos terem se cruzado nessa missão. Peço desculpas pelas minhas faltas e pelos meus momentos nervosa, não sou perfeita, mas sempre estou em busca do melhor pra nós!! Que esse próximo ano seja ainda mais especial, de crescimento, que venham novos cursos e que estejamos sempre juntas, com nossa amizade e parceria cada vez mais fortalecidas. Que Deus abençoe o novo ano de vocês e família de vocês!
Livia Fiorin.
Publicado em 24/02/2025.

Cursos de Imersão: Ortodontia - Planejamento Digital com a Dra. Lucila Akinaga Moreira
Domine o planejamento digital e transforme o tratamento ortodôntico com alinhadores fazendo o curso realizado nos dias 27, 28 e 29 de março. Confira também os Cursos de HOF e Dentística

APCD-FAOA Ribeirão Preto lança Curso de Capacitação em Perícia Judicial Odontológica
Com duração de 2 meses, o curso ministrado pela Dra. Isamara Cavalcanti e professores convidados. O curso acontece em abril e maio, já com datas definidas

Woson agradece a acolhida da classe odontológica no 42º Congresso Internacional de Odontologia – CIOSP
A Woson, em sua já tradicional Arena de Cursos, apresentou palestras gratuitas ministradas pelo time dos Feras da Odontologia
(16) 3630-0711