Levi Nunes foi um dos precursores da Harmonização Orofacial no Brasil

Permanecem os seus ensinamentos e exemplo de vida

Levi Nunes foi um dos precursores da Harmonização Orofacial no Brasil

Com muito pesar que a APCD Ribeirão Preto e a Odontologia Brasileira e Mundial se despediu, 29 de maio 2022, do Prof.Dr.ELIFAS LEVY NUNES. O professor e cirurgião-dentista, de 61 anos, faleceu durante a madrugada deste domingo (29/05/2022), na cidade de Piracicaba, em São Paulo. O dentista era nacionalmente conhecido por ser um dos percursores da Harmonização Orofacial no Brasil. Dr. Levy Nunes deixa esposa e quatro filhos.

O mestre e doutor em cirurgia Levy Nunes, se tornou referência na Harmonização Orofacial, lecionando em diversas instituições de ensino e universidades, no Brasil e no exterior, entre elas a APCD Ribeirão Preto. Também coordenou diversas pesquisas na área de biomateriais e células-tronco. 

“O prof. Levy Nunes nos deixa, porém conosco fica a sua história que será eternizada pelas suas amizade, seus ensinamentos e sua bondade como ser que praticava o bem cada uma de suas atitudes. Prof.Levy, vá em PAZ. O senhor jamais será esquecido. O senhor será eterno em nosso meio, em nossas turmas, em cada momento aqui vivido e em nossos corações”, manifestou a diretoria da APCD-Ribeirão Preto nas redes sociais, acrescentando “O céu hoje recebe um grande cirurgião - dentista, pai, esposo, amigo, mestre e conselheiro. Nossa eterna gratidão por tantos feitos”.

Muitas foram as manifestações de pesar e condolências a toda a família, esposa e filhos.
 

MANISFESTAÇÕES DIVERSAS SOBRE O PROF. LEVY NUNES

“O prof. Levy Nunes deixa uma lacuna na odontologia ao mesmo tempo um legado para a ciência e para a Harmonização Orofacial, na qual foi um dos principais articuladores para seu reconhecimento como especialidade odontológica”, ressalta Regis Peporini – pres. Da APCD-RP. 

Destacou ter sido seu envolvimento e empenho fundamental para o lançamento e sucesso do Curso de especialização em HOF na Regional. “Fomos os precursores na região e o prof. Levy Nunes nos deu suporte para isso. Aqui se tornou admirado por muitos, fez grandes amigos e nos deixa seu exemplo e muitos ensinamentos”, frisa Peporini. 

“O Curso de Especialização em Harmonização Orofacial nos proporcionou a oportunidade de conviver com o prof. Levy Nunes nos últimos anos, foi um privilégio, muito aprendizado, não só desta ciência que o instigava e conduzia a um crescimento constante, estudando e pesquisando continuamente, mas o ser humano comprometido com o bem e a evolução de todos”, frisa Nicole Bettiol, profa. e coordenadora do Curso de Harmonização Orofacial da APCD-RP.

“Uma perda irreparável. Um lutador e tanto. Deixa um legado, muitos ensinamentos e umas imensas saudades”, diz Bettiol.  

“O prof. Dr. Levy Nunes com seu carisma, competência e envolvimento com a Odontologia nos contagiava com seu entusiasmo. Além do SABER exerceu em plenitude o seu dom de ensinar, deixa seu legado para a Odontologia e para a Harmonização Orofacial, da qual foi um dos precursores”, salienta Artur Martini – diretor tesoureiro da APCD-RP.

Segundo ele, muitos serão os alunos que levarão seus ensinamentos para a vida toda. “Perdemos um grande mestre e um amigo, com quem sempre aprendemos muito”, pontua Martini. 

Com pesar o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo comunicou o falecimento de Levy Nunes em seu site.  “O CROSP manifesta sua solidariedade e sentimentos a esposa, filhos, familiares e amigos”

Em suas redes sociais a Woson do Brasil se manifestou “A Woson rende suas homenagens ao Mestre e Professor Dr. Levy Nunes, um profissional imprescindível para as áreas buco-maxilo e harmonização orofacial, nesta um de seus pioneiros. A este grande mestre e ser humano, sempre preocupado e dar o melhor de si para a profissão e a seus discípulos, que nos deixou neste dia 29 de maio de 2022, a Odontologia, no Brasil e no mundo, será sempre devedora”. 

O CRO de Mato Grosso do Sul lamentou a morte em nota, se solidarizou com amigos e familiares ressaltando “O cirurgião-dentista era conhecido em todo o Brasil como um dos precursores da Harmonização Orofacial. Um grande parceiro do CRO-MS, por diversas vezes, Levy esteve no Estado ministrando palestras. Levy também foi um dos fundadores da SBTI”.     

“Perdemos hoje (29/05/2022) um dos melhores professores! Um grande cirurgião-dentista que era apaixonado por aprender, ensinar e ajudar”, externou no Facebook Marco A.L.Camargo.
 

TRAJETÓRIA ACADÊMICA

Com um currículo invejável o Prof. Dr. Levy Nunes, uma referência na Cirurgia e na Harmonização Orofacial se especializou em Cirurgia Bucomaxilo Facial FOP UNICAMP, se tornou mestre em Fisiologia Oral FOP UNICAMP e doutor em Cirurgia FMB UNESP, depois pós doutor em Cirurgia FMB UNESP. Foi professor em diversas instituições de ensino e universidades, no Brasil e exterior. Se tornou coordenador de vários Cursos de especialização em Harmonização Facial em 20 Entidades de Classe no Brasil, entre elas a APCD-Ribeirão Preto.

Esteve atuando na Câmara Técnica CRO SP,   como assessor Técnico Presidência CFO , coordenador Câmara Técnica de Especialização Multidisciplinar / MEC, além de consultor Técnico Unimed, Membro Titular Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilo Facial  e membro Titular Sobracibu.
 

REQUISITOS ESSENCIAIS PARA O SUCESSO. SEGUNDO LEVI NUNES

(Afirmações feitas em entrevista ao Jornal APCD-Ribeirão)
- Para ser um expert é preciso estudar, estudar e estudar, se aprimorar, e continuar a estudar.
- Domine anatomia, farmacologia e fisiologia e, o fundamental é preciso dominar as intercorrências. 
- Troque informações científicas, cultive o hábito de ler. 
- Não menospreze a anamnese. É ela que revela o que o paciente tem. Além disso, utilize os exames complementares existentes hoje. Mas a anamnese ainda é soberana no contexto clínico. 
- Se a estética é pura é interessante, imagine a estética funcional. 
- Para aqueles que querem se aprofundar e ter um diferencial no mercado a pós-graduação é fundamental.

 


 
 

COLOCAÇÕES NA ÍNTEGRA DE LEVY NUNES

“A Odontologia é um conjunto único. Se pensar que depois de uma cirurgia Ortognática é necessário um ajuste no lábio ou na maxila, ou mesmo após uma lente de contato, for preciso complementar com harmonização do lábio. É fácil perceber que a Cirurgia e a Harmonização Facial se encontram, principalmente, na parte funcional.” 

“A Odontologia se encontrou com a Harmonização Facial, um casamento perfeito para sempre.”
Levy Nunes

 

FONTE: Revista APCD Ribeirão
Edição de junho 2022. 
 

Publicado em 13/06/2022.

APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto

(16) 3630-0711

Rua Casemiro de Abreu, 660 - Ribeirão Preto (SP)
Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu formulário de inscrição foi encaminhado com sucesso.