Julho Laranja promove a Ortodontia preventiva e os cuidados com a saúde bucal
O mês de julho foi escolhido por ser o período em que os brasileiros procuram mais a Ortodontia em função das férias escolares

Em seu terceiro ano de divulgação, a Campanha Julho Laranja visa a conscientização e sensibilização da população para a importância da Ortodontia preventiva em crianças a partir de 6 anos.
A ação foi criada pela odontopediatra e ortodontista Cibele Albergaria, do Conselho Regional de Odontologia do Distrito Federal (CRO-DF), com parceria e apoio dos ortodontistas Ricardo Fabris Paulin (CRO-DF), Denise Poubel Vilar (CRO-DF), Patrícia Zambonato Freitas (CRO-DF) e Daniela Gamba Garib Carreira (CROSP).
A campanha foi estrategicamente idealizada para o mês de julho por ser o período em que os brasileiros procuram mais a Ortodontia em função das férias escolares. Com o slogan “Cuidados precoces, sorrisos pra toda a vida”, a campanha adota a cor laranja por simbolizar alegria, vivacidade e confiança. Em 2020, ganhou reforço com a incorporação de uma mascote: o pássaro Julito.
Inspiração
De acordo com a idealizadora, a Campanha Julho Laranja é fruto de informações sobre as ações sociais promovidas por odontopediatras e tem inspiração na Campanha Outubro Rosa (conscientização sobre câncer de mama).
O objetivo, segundo Dra. Cibele, é chamar a atenção para a importância das estratégias preventivas na promoção da saúde bucal, incluindo todos os tipos de doenças e condições bucais, e o tratamento da apneia do sono em pacientes em crescimento, bem como de outras intervenções ortodônticas. Além disso, destaca a importância de que a primeira consulta ao ortodontista aconteça por volta dos 6 anos, fase ideal para avaliar se será necessário o tratamento ortodôntico, geralmente feito aos 12 anos.
Resultados
Criada também para colocar a Ortodontia em evidência, a campanha criada em 2019 conta com a aderência da comunidade odontológica. O resultado positivo reflete no aumento de consultas desde o início da campanha, como demonstraram os dados colhidos pela professora Daniela Garib, da Universidade de São Paulo (USP) - campus Bauru, em estudo realizado por ela.
O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) apoia a Campanha Julho Laranja e ressalta a importância da visita aos 6 anos para avaliação de possíveis necessidades na área ortodôntica e também como um todo, pois, como enfatizam os profissionais envolvidos na ação, é importante conscientizar a população de que muitas vezes uma única consulta ortodôntica pode ser determinante para melhorar o sorriso de uma criança para sempre.
De acordo com o ortodentista Dr. Luís Antônio de Arruda Aidar, a campanha Julho Laranja é muito relevante para promover a conscientização da população, cirurgiões-dentistas, clínicos gerais e odontopediatras sobre o momento oportuno de encaminhar as crianças, por volta dos 6 anos de idade, para a avaliação com um especialista em Ortodontia. “Isso não quer dizer que nesse momento será realizado o tratamento ortodôntico, mas servirá para o ortodontista orientar os pais ou responsáveis da criança quanto aos cuidados preventivos para o desenvolvimento de uma boa oclusão”. Dr. Luis Antônio explicou ainda que, eventualmente, o ortodontista já poderá atuar em casos pontuais, utilizando a ortodontia preventiva ou interceptativa nos casos indicados.
Sobre o CROSP
O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) é uma autarquia federal dotada de personalidade jurídica e de direito público com a finalidade de fiscalizar e supervisionar a ética profissional em todo o Estado de São Paulo, cabendo-lhe zelar pelo perfeito desempenho ético da Odontologia e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente. Hoje, o CROSP conta com mais de 140 mil profissionais inscritos. Além dos cirurgiões-dentistas, o CROSP detém competência também para fiscalizar o exercício profissional e a conduta ética dos Técnicos em Prótese Dentária, Técnicos em Saúde Bucal, Auxiliares em Saúde Bucal e Auxiliares em Prótese Dentária.
Publicado em 18/07/2022.

Noites mal dormidas podem trazer riscos á saúde mental
Uso de suplementos para melhorar a qualidade do sono cresce no Brasil; registrado o aumento de 25% nas vendas da melatonina. Falta de sono reduz emoções positivas, aumenta a ansiedade

Porque dentistas também devem adotar práticas de sustentabilidade
Por Ana Falcão Gierlich, advogada e especialista em Direito Médico e Odontológico. Segundo ela, hoje a ideia de adotar práticas sustentáveis cresce em ritmo acelerado

Dentflex lança DForce 1000 na 42ª CIOSP em São Paulo
Além de apresentar toda a sua linha de produtos,esteve demonstrando seus lançamentos, entre elas o DForce 1000 que possui um novo design ainda mais moderno e compacto
(16) 3630-0711