Jornalista José Mario de Sousa deixa uma lacuna no jornalismo de Ribeirão Preto

Faleceu na noite desta segunda-feira (27), o jornalista, fotografo, professor universitário e proprietário do jornal Enfim, José Mário Sousa, aos 69 anos

Jornalista José Mario de Sousa deixa uma lacuna no jornalismo de Ribeirão Preto

Internado há mais de 10 dias no Hospital Ribeirãnia, onde foi submetido a uma cirurgia de hérnia, depois de complicações, faleceu na noite de segunda-feira (27/09/2021). Deixa a esposa Valéria Brizolla e os filhos Guilherme, Breno e Jovita Plaza, filhos de seu primeiro casamento.

Com uma trajetória dinâmica, José Mário, mineiro de Passos – MG, atuou como repórter fotográfico na assessoria de Imprensa da prefeitura de Ribeirão Preto, em vários jornais da cidade e fundou do Enfim, jornal de circulação semanal em Ribeirão há 29 anos.

JORNAL APCD-RIBEIRÃO - O lançamento do Jornal da APCD Ribeirão Preto foi impresso na Gráfica do Enfim e contou com a assessoria de José Mario, tanto para criação, diagramação, como para definição de conteúdo.

“Suas orientações foram fundamentais para a criação de nosso veículo de comunicação com a classe. Sempre manifestamos nosso apreço e gratidão por isso. Externamos nosso pesar por essa grande perda para o jornalismo de Ribeirão Preto”, externou Martini.

A APCD-Ribeirão Preto manifesta seu pesar e sua solidariedade a todos familiares, amigos e colegas de profissão.


MANIFESTAÇÕES DE PESAR E ADMIRAÇÃO PELA TRAJETÓRIA

Muitas foram as manifestações de pesar, além das referências a Zé Mario como ser do bem, sempre disposto a ajudar e excelente, profissional pelos colegas de profissão. Entre elas, o tocante artigo da  jornalista Silvia Pereira Pelegrino intitulado “Meus pais Zé”.


Nota de prefeito Duarte Nogueira (PSDB), na íntegra:

É com imenso pesar que recebo a notícia do falecimento do jornalista José Mário Sousa. Professor de fotografia, técnicas em redação em diversas faculdades, Zé Mário, como era chamado pelos amigos, nasceu em Passos, Minas Gerais, porém mudou-se ainda jovem para Ribeirão Preto.

Iniciou sua carreira jornalística em 1970 como repórter fotográfico da Assessoria de Imprensa Municipal de Ribeirão Preto, durante o mandato de meu pai. Ainda neste mesmo período atuou como repórter fotográfico nos jornais Diário de Notícias, Semanário Domingão, Jornal A Cidade e no Jornal de Sertãozinho. Empresário do ramo de comunicação, assumiu a diretoria do jornal Ribeirão, no final da década de 80. Também foi coordenador do projeto Rondon em Ribeirão Preto. Proprietário do Jornal Enfim desde 1993, deixa uma vasta contribuição para o jornalismo de nossa cidade.

Nesse momento de dor, deixo um abraço aos familiares e amigos.

Duarte Nogueira.


Nota do Sindicato dos Jornalistas – Regional Ribeirão Preto, na integra

Nota de pesar pelo falecimento de José Mário de Souza

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo – Regional de Ribeirão Preto – expressa seu pesar pela morte do fotógrafo, jornalista e professor universitário, José Mário de Souza.

Proprietário do Jornal Enfim de Ribeirão Preto, desde 1993, era considerado um dos melhores e mais conhecidos profissionais da categoria. Iniciou sua carreia em 1970 como fotógrafo da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto.

Atuou ainda como repórter fotógrafo nos jornais Diário de Notícias, Semanário Domingão, no Jornal de Sertãozinho e foi ainda diretor no jornal de Ribeirão, por exemplo!

José Mário era um grande parceiro dos jornalistas da cidade e região e sempre pronto a ajudar, especialmente quem estava começando na profissão. Espírito empreendedor e jornalista solidário! José Mário de Souza construiu uma história de respeito e muito contribuiu com a imprensa do interior disso Estado de São Paulo.

Manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e colegas de José Mário de Souza!

27 de setembro de 2021                                                                                                            
Diretoria da Regional Ribeirão Preto do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo”

 


Publicado em 28/09/2021.

APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto

(16) 3630-0711

Rua Casemiro de Abreu, 660 - Ribeirão Preto (SP)
Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu formulário de inscrição foi encaminhado com sucesso.