Homenagem no Dia da Mulher: Jovens Mulheres Desbravando a Odontologia

As profissionais Joice Camargo, Meire Silva, Dra. Marina Ciccilini e Tamyres Salomão, representam as mulheres da Odontologia

Homenagem no Dia da Mulher: Jovens Mulheres Desbravando a Odontologia

A Odontologia vai encontrando espaço em suas vocações de lidar com as pessoas, promover saúde  e daí  por diante elas vão transformando em atitudes o  o antes sonho de levar qualidade de vida às pessoas e, o que é melhor, liberar sorrisos largos, contagiantes, encantadores por expressar os melhores sentimentos de cada um.

Rompendo barreiras e diminuindo as diferenças, mas com uma série de desafios a serem superados, as mulheres neste mês de março em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, continuam acreditando em seus sonhos.

Sensíveis, determinadas, sempre dispostas a investir em conhecimento e novas tecnologias essas profissionais não medem esforços para praticar uma Odontologia de excelência. 


 


Joice Camargo da Silva
Graduada pela UNAERP em 2018
Depois de fazer  Curso de Aperfeiçoamento em Endodontia, é especializanda em Endodontia na APCD Ribeirão Preto.  Atua em consultório particular em São José do Rio Pardo e em Mococa.

Por que da escolha da Odontologia? 
Joice Silva : A  Odontologia faz muito sentido na minha vida pois sempre gostei de lidar com pessoas e encontrei  nela o motivo para devolver sorrisos e saúde, para mim  a Odontologia tem sido, cada dia mais, gratificante e espero poder alcançar ainda  muito mais através dela.

E quanto as especialidades, quais as que mais a atrai? 
Sou apaixonada pela ENDODONTIA e REABILITAR é o que me move no dia a dia dentro da rotina clínica. 

Alguém que tem te inspirado na Odontologia? 
Escolhi meu curso e sabia que iria ser bem sucedida pessoalmente e profissionalmente. Na faculdade tive diversas inspirações, mas na especialização o professor Antônio josé Brufato e o professor Artur Martini me fizeram ver o quanto eu era capaz de ser uma profissional melhor. Gratidão a eles eternamente. 

Ser associado APCD faz a diferença?
Sim. Ser associada é ter um suporte, a APCD cumpre perfeitamente seu papel. 

Quais seus sonhos ou projetos como profissional, como mulher e cidadã? 
Meu sonho é levar a Odontologia onde ainda é escasso, o básico que é a prevenção funciona perfeitamente e percebo que muitos pacientes não têm acesso ao básico, meu sonho é tentar ajudar cada vez mais, como cidadã é continuar fazendo o meu trabalho com muita dignidade, amor e respeito pelo meu paciente, e como mulher é ver cada dia mais as mulheres dentistas unidas pelo mesmo propósito que é o bem estar de cada paciente. 


 


Dra. Meire Silva, 30 anos
Graduada em Odontologia na Unifran- em 2016. Área de atuação: Dentistica, Harmonização Facial e Ortodontia. Atua em Ribeirão Preto-SP e Juruaia-MG

Por que da escolha da Odontologia? 
Meire Silva: Minha escolha pela Odontologia começou como um sonho quando criança. Após terminar o colegial eu já tinha certeza da carreira que queria seguir, mas meus pais não tinham condições financeiras para me manter na faculdade. Esperei 3 anos para que meu irmão se formasse e após formado ele me ajudou a ingressar na Faculdade de Odontologia.
Me formei em 2016  e meu primeiro trabalho foi em convênio Odontológico, depois de 1 ano e meio de formada tive a oportunidade de trabalhar em uma clínica particular ao qual trabalho até hoje em Ribeirão Preto e há 4 meses consegui montar meu próprio consultório em Juruaia, minha terra natal.  Para mim a Odontologia é uma realização pessoal de um sonho e amor que começou na infância. Hoje tenho o privilégio de fazer a diferença na vida de uma pessoa tanto na saúde como  na estética do Sorriso.

Quais as especialidades que a atrai? 
Das especialidades que mais me atraem com certeza é a Dentística, e escolhi me aprimorar na Ortodontia porque é uma especialidade base que te guia em todas as áreas da Odontologia incluindo a estética ideal e funcional.  Muitos casos de estética dental têm como base a boa Ortodontia inicial.  

Alguém da Odontologia que tem te inspirado?
Vários profissionais me inspiram na Odontologia, sempre busco me aprimorar através deles. Mas um profissional em específico que tenho como referência é o Dr. André Junqueira especialista em Ortodontia e um grande empresário que me fez enxergar a Odontologia de maneira diferente. Sou grata a ele pelos ensinamentos e dedicação em me guiar para um caminho de excelência na Odontologia que inclui não só ser uma boa Cirurgiã Dentista no mocho mas também ser uma boa administradora, porque além do mocho existe uma empresa e um funcionário que é o dentista. E pode parecer engraçado, mas saímos da faculdade e não sabemos que o “ser” dentista é também o “ser” empreendedor e empresário, me via somente como dentista e hoje me vejo uma dentista e empreendedora do Consultório Dra. Meire Silva. 

Por que é associada APCD-RP? 
Ser associada a APCD abre vários leques de como estar sempre atualizada na profissão, com conteúdo online e cursos diversos.APCD é uma instituição que cumpre o seu papel em ensinar e nos manter informados das atualidades na Odontologia. 
Ênfase para o Curso de Ortodontia ministrado pelos professores Dr. Borin, Dr. Raul e Dr. Mário. Curso muito enriquecido pelo conteúdo didático, clínico e se torna um curso diferenciado com as apresentações das vivências clínicas extraordinárias vividas pelos professores.

Projetos como profissional, como mulher, como cidadã? 
Como profissional pretendo sempre me aperfeiçoar, me dedicar cada vez mais a essa profissão linda que transforma vidas, e tenho como sonho me tornar referência na Odontologia estética!“Pretendo também fazer parte de projetos sociais e levar novos sorrisos a quem precisa!--Como mulher quero ver o empreendedorismo feminino cada vez mais valorizado, porque nós mulheres somos fortes e podemos conquistar muito mais do que sonhamos!.


 


Dra. Marina Simone Fabiani Ciccilini, 25 anos. Formada pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), em 2019.
Áreas de atuação em Ribeirão Preto: Implantodontia, Cirurgia Oral Menor, Dentística e atendimento de Pacientes Especiais.


Por que da escolha da Odontologia? 
Marina Ciccilini: Quando estava no ensino médio me identifiquei com a Odontologia, pois queria um curso voltado para a saúde, que eu tivesse a possibilidade de proporcionar qualidade e saúde para as pessoas. A odontologia possui uma carência muito grande de informações por parte dos pacientes e eu busco fazer a diferença para gerar qualidade de vida.

E quanto as especialidades, quais as que a atrai? 
Eu já estou terminando minha especialização em Implantodontia, é uma área que eu gosto e pretendo atuar ainda por muitos anos. Através dela proporcionar ao paciente melhora na alimentação, habilitar funcionalmente o paciente e consequentemente, na estética.

Alguém tem te inspirado na Odontologia? 
Com certeza os meus professores da faculdade me inspiravam e ainda hoje continuo me espelhando na Prof. Dra. Andrea Marcaccini e Prof. Dr. José Antônio Brufato, profissionais pelos quais tenho imensa admiração e respeito.

Por que ser associada APCD? 
A APCD é um lugar em que nós profissionais de Odontologia temos a possibilidade de crescer, aprender e evoluir como profissional e até mesmo como pessoa. Sinto que aqui todos se empenham ao máximo para transmitirem os seus conhecimentos de forma responsável, humana e atualizada.
 
Quais os projetos como profissional, como mulher e cidadã? 
Como profissional quero continuar estudando, me aprimorando e sempre buscar minha melhor versão, a fim de oferecer um atendimento de excelência. A odontologia está em constante mudança, por isso não pretendo parar de me atualizar! Como mulher e cidadã, sonho em levar a odontologia ao alcance de mais pessoas, assim como disseminar ao máximo informações de saúde ao maior número delas, através do envolvimento com projetos sociais.

 


Dra. Tamyres Salomão, 27 anos
Graduada pela Unaerp, no 10 semestre de 2021. 
Atualmente é especializanda em Harmonização Orofacial na APCD Ribeirão Preto e está construindo seu futuro consultório. Fez curso de Aperfeiçoamento em Endodontia, do qual hoje é monitora. 

Por que da escolha da Odontologia? 
Tamyres Salomão: A escolha da profissão é um assunto muito delicado, escolher algo para toda a vida não é fácil, a área da saúde sempre me encantou, a odontologia me mostrou que é muito gratificante cuidar de pessoas, poder aliviar suas dores e até mesmo transformar seus sorrisos. O conceito que possuía antes mesmo de ingressar na faculdade se mantém o mesmo, só fiquei surpresa o quão emocionante é fazer parte disso.

Quais as especialidades mais a atrai?         
A Endodontia sempre foi minha paixão, em um congresso conheci a harmonização orofacial, fiquei encantada e hoje já estou no meu 6º módulo da especialização, como se trata de uma especialidade nova para odontologia, sempre busco aprimorar com novos cursos e atualizações.

Alguém da Odontologia que tem te inspirado na Odontologia?   
O Dr. Artur Martini sempre foi uma inspiração, desde pequena não perdia uma consulta ao dentista, inclusive acompanhava meus pais e irmãos, me lembro que chegava no consultório do Dr. Artur Martini, ele já me entregava o espelho clínico e nunca saia de lá sem um par de luvas. Isso me gerou grande amor e admiração tanto pelo Dr. Artur quanto pela odontologia. 

Ser associada APCD faz a diferença? 
Com certeza, é de extrema importância, tanto para os dentistas quanto para os pacientes que são atendidos com todo o respaldo de profissionais capacitados, antes mesmo de terminar a graduação, me associei a APCD, com ela obtive vários benefícios como congressos, eventos científicos e descontos em cursos, e vários outros serviços que a APCD oferece. Escolhi a APCD pela luta e valorização da profissão.

Quais seus sonhos ou projetos como profissional, como mulher e cidadã? 
Estou realizando uns dos meus maiores sonhos, que é a construção do meu consultório, busco a realização profissional, e sempre a oportunidade de aprender e evoluir, dando o exemplo para todas as mulheres acreditarem em si. Como mulher e cidadã fico extremamente feliz por estarmos, cada vez mais, ocupando grandes lugares, rompendo barreiras e diminuindo as diferenças, ainda há uma série de desafios a serem superados, continuemos acreditando em nossos sonhos, potencial e desistir jamais.


Publicado em 08/02/2022.

APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto

(16) 3630-0711

Rua Casemiro de Abreu, 660 - Ribeirão Preto (SP)
Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu formulário de inscrição foi encaminhado com sucesso.