Harmonização continua impactando o mercado da Odontologia
Cirurgiões-dentistas buscam se especializar para construir uma carreira segura e de sucesso nesta nova especialidade, para fazer frente a alta demanda
O MERCADO DA ODONTOLOG
Harmonização Orofacial tem sido uma especialidade promissora para os cirurgiões-dentistas desde que foi criada em 2019. No entanto, muitos cirurgiões-dentistas permanecem exercendo a Odontologia intraoral, enquanto fazem suas especializações, para depois atuarem com o devido conhecimento científico e clínico. Para isso, buscam cursos bem embasados e com professores com formações de excelência. A FAOA - APCD Ribeirão Preto para atender os anseios dos profissionais de Odontologia interessados em se aprofundar na especialidade promove o Curso de Especialização em Harmonização Orofacial. As inscrições estão abertas a 3ª turma, com início programado para início em maio. Últimas vagas.
Com duração de 18 meses, tempo suficiente para o aprendizado escalonado e gradual, o curso contempla além da filosofia de trabalho, diagnóstico, planejamento e abordagens clínicas, todas as áreas de concentração da Harmonização Orofacial definidas pelo Conselho Federal de Odontologia.
Como todos os cursos realizados na APCD-RP, são priorizadas e desenvolvidas atividades laboratoriais e clínicas, consideradas fundamentais para a formação do especialista em HOF. .
O curso é ministrado pelas Profas. Profa. MS Nicole Barbosa Bettiol (coordenadora), Graduada e Doutoranda em Ciências pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto na Universidade de São Paulo – FORP/ USP; Mestra em ciências pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto na Universidade de São Paulo – FORP/ USP e Especialista em harmonização orofacial pela Faculdade Sete Lagoas em Harmonização Orofacial, curso credenciado pelo MEC e CFO.
Carolina Faccini - Graduada em Odontologia pela FORP/USP - Ribeirão Preto. especialista em Periodontia pela Associação Odontológica de Ribeirão Preto. E especialista em Especialização Harmonização Orofacial – APCD RIB.PRETO Residência em Harmonização Orofacial pela Harvard Medical School - EUA.
E Profa. Paula Amaral Salgado Poliseli - Graduada em Odontologia pela Fundação Educacional de Barretos. Especialista em Atendimento Interdisciplinar na Primeira Infância- FOP/UNICAMP e especialista em Harmonização Orofacial APCD RIB. PRETO. Além disto, no decorrer do curso vários professores convidados.
O DENTISTA E A HARMONIZAÇÃO
O cirurgião-dentista é um profissional completo para realizar a harmonização orofacial, pois associa os procedimentos da Odontologia tradicional e os recursos da nova especialidade, integrando as práticas clínicas intra e extraorais, exercendo a Odontologia multidisciplinar.
“O importante é o profissional estar embasado em conhecimentos fundamentados em cientificamente, para realizar as técnicas de HOF, sem risco de intercorrências, complicações e efeitos adversos e até de questionamentos”, pontua a profa Nicole Bettiol, acrescentando ser recomendável depois de fazer alguns cursos de imersão e realmente se identificar com a especialidade, investir em uma formação profissional consistente e séria com a especialização.
“É necessário aprofundar-se no estudo da anatomia de todas as camadas da face, fazer o diagnóstico fundamentado em documentações e fazer o planejamento valorizando a saúde, função, estética e nível de sustentabilidade, focando no conceito de longevidade. Esclarecer o paciente sobre riscos e benefícios, e principalmente sobre a realidade dos resultados, nem sempre capaz de atender as suas expectativas. É muito importante estar preparado para atuar de forma rápida e consistente se intercorrências e efeitos adversos acontecerem. Ética, transparência, acolhimento, mas sobretudo responsabilidade profissional são essenciais no relacionamento paciente-profissional”, ressalta Bettiol.
Consultem o conteúdo programático: www.apcdrp.com.br
Publicado em 09/04/2024.
Câncer de boca: sintomas, prevenção e tratamento
Especialista aponta atitudes simples que podem ajudar a prevenir a doença
Os distúrbios do sono e a apneia obstrutiva
Afetam significativamente a saúde e o bem-estar dos brasileiros. Perigosos para a saúde, sono ruim, ronco e apneia podem ser minimizados ou zerados pela ortodontia
Mau hálito tem mais de 50 origens e 90% delas estão na boca
A halitose é a terceira causa mais comum de encaminhamento ao dentista depois da cárie dentária e das doenças periodontais
(16) 3630-0711