Extrações de Dentes: os cuidados e a importância da prevenção
“A prevenção é a melhor maneira de se evitar a extração”, pontua Dr. José Roberto Barone, presidente da Câmara Técnica de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial CROSP
De acordo com um dado divulgado pelo Ministério da Saúde em 2023, a extração dentária foi o procedimento cirúrgico mais realizado em 2022 no setor de saúde bucal do Sistema Único de Saúde (SUS). Foram 1,1 milhão de extrações de dentes. Considerando essas informações, vale ressaltar que os profissionais da Odontologia da atualidade reforçam que é importante tomar uma série de cuidados tanto para evitar a necessidade de extração do dente, como de possíveis complicações no pós-operatório caso seja feita a extração.
O cirurgião-dentista Dr. José Roberto Barone, presidente da Câmara Técnica de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), explicou que, mesmo com a melhor abrangência da saúde bucal no Brasil, boa parte da população ainda não tem acesso às condições de prevenção ou tratamentos odontológicos, seja por fator econômico ou fobia.
“A prevenção é a melhor maneira de se evitar a extração: revisões periódicas com o cirurgião-dentista, tratamentos dentários, restaurações, tratamento de canal, próteses, tratamento periodontal, etc.”, pontua o especialista.
Caso seja necessário realizar a extração dos dentes, é fundamental serem tomados alguns cuidados, tanto por parte do profissional quanto do paciente. Dr. Barone acredita que não existe cirurgia simples, visto que existe uma série de protocolos, avaliação do paciente e atenção em possíveis dentes infeccionados. Também são necessários exames de imagem, assepsia do consultório, e medicação pré e pós-operatória, conforme as necessidades de cada paciente.
A extração pode ser indicada em situações nas quais não é mais possível fazer restauração e o restabelecimento das funções na arcada dentária, ou o amolecimento por doenças periodontais. “Quem opta em não extrair um dente condenado pelo cirurgião-dentista corre o risco de ter infecções graves, pondo em risco o seu estado de saúde geral”, conclui o profissional.
Sobre o CROSP
O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) é uma autarquia federal dotada de personalidade jurídica e de direito público com a finalidade de fiscalizar e supervisionar a ética profissional em todo o Estado de São Paulo, cabendo-lhe zelar pelo perfeito desempenho ético da Odontologia e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente
Publicado em 04/11/2024.
Aqui na APCD Ribeirão é tempo de fazer uma reflexão sobre as conquistas de 2024
Eis que chega dezembro, tempo de comemorar, desejamos a todos um santo natal e boas festas
Mau hálito: livro traz orientações técnicas do especialista
São abordados desde quadros leves que podem ser solucionados em casa, até situações que requerem atenção profissional especializada
Qualidade do sono: 3 dicas para dormir melhor
Isabel Braga é médica, doutora pela Fiocruz, referência em transtornos do sono e autora do livro Noites de Renovação
(16) 3630-0711