Evitar disperdício aumenta lucro?

Grande parte do custo dos serviços prestados está atrelado aos materiais utilizados no atendimento nas clínicas e hospitais

Evitar disperdício aumenta lucro?

“Realizar os atendimentos de forma otimizada, evitando solicitar materiais que não utilizará ou em quantidades desnecessárias é muito importante, assim como ter um olhar para o controle e direcionamento adequado dos recursos financeiros”

O desperdício de produtos e instrumentos em clínicas de saúde deve ser observado como um ponto de atenção para que não acarrete prejuízos. Nesse caso, cabe ao gestor identificar e criar mecanismos para reduzir ou até eliminar os excessos, adotando um olhar criterioso sobre os materiais utilizados.

De acordo com Éber Feltrim, especialista e consultor de negócios na área da saúde e CEO da SIS Consultoria, o ideal é que seja estabelecido uma padronização nos atendimentos e produtos para que haja mais eficiência, evitando desperdícios e minimizando a perda de recursos de forma indevida.

“Grande parte do custo dos serviços prestados está atrelado aos materiais utilizados no atendimento e se implementarmos um protocolo para evitar o desperdício é possível ampliar a margem de lucro do negócio”, destaca.

Para Feltrim, é importante que todos os envolvidos nos atendimentos entendam a importância de evitar o desperdício e o impacto que causa.

“Realizar os atendimentos de forma otimizada, evitando solicitar materiais que não utilizará ou em quantidades desnecessárias é muito importante, assim como ter um olhar para o controle e direcionamento adequado dos recursos financeiros”, avalia.

Além disso, de acordo com o especialista, o colaborador responsável pelo controle de estoque deve ter conhecimento do material adquirido para que possa auxiliar em relação à quantidade média a ser utilizada, facilitando a gestão de compra.

Em alguns casos, inclusive, é possível comprar e estocar produtos sem perder a qualidade ou deixar de aproveitar promoções e oportunidades. “Normalmente, indica-se a aquisição de produtos de grande utilização na clínica ou consultório e que não possuam prazo de validade reduzido, porque podem permanecer estocados por um período maior sem o risco de desperdício”, aponta Feltrim.

O fundador da SIS também reforça que, mesmo com promoções e oportunidades vantajosas para a compra, deve-se analisar o fluxo de caixa para não comprometer a saúde financeira da empresa posteriormente.

Fonte: Dr. Éber Feltrim - Especialista em gestão de negócios para a área da saúde, começou a sua carreira em Assis (SP).  fundador da SIS Consultoria, especializada em desenvolvimento e gestão de clínicas. Com grande know-how e eficácia técnica na área de saúde, busca oferecer estratégias de qualidade para as empresas.

https://www.sisconsultoria.net/ ou instagram @sis.consultoria.


Publicada na Revista APCD Ribeirão
Edição: fevereiro 2023


Publicado em 08/03/2023.

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