Especialização em Ortodontia: Cirurgiões-Dentistas fundamentam Teses e apresentam TCC
Alunos do Curso, coordenado e ministrado pelo Prof. Borin Neto e equipe, apresentaram trabalho de pesquisa, o TCC de conclusão do curso em 2025

Depois de receber consistente conteúdo teórico e experienciar vários casos na clínica da APCD-Ribeirão Preto, no decorrer dos últimos três anos, cirurgiões-dentistas apresentam trabalho de conclusão do curso de Especialização em Ortodontia, coordenado e ministrado pelo prof. Antônio Borin Neto e equipe.
A cirurgiã-dentista Fernanda Grilo de Azevedo Fernandes, orientada pelo Prof. Ms. Antônio José Borin Neto, abordou o tema: Tratamento da má-oclusão de Classe II por meio de distalização com alinhadores ortodônticos.
SE
Professores com a dentista Fernanda Grilo Fernandes, após defesa da tese.
Segundo Fernanda Fernandes destaca,” a terapia com alinhadores transparentes tem se destacado pela estética e conforto. Inicialmente era recomendado no tratamento de casos leves a moderados, mas o aumento da demanda levou à evolução da técnica, que atualmente, trata casos complexos, como a má-oclusão de Classe II, que acomete de 35-45% da população brasileira. Por se tratar do problema mais comum nos consultórios de ortodontia, a correção da relação molar por meio da distalização se mostrou um assunto de interesse, uma vez que associa o que há de mais novo a um dos tratamentos mais tradicionais da Ortodontia. O objetivo foi de realizar uma revisão bibliográfica sobre a mecânica, previsibilidade e eficácia no tratamento de Classe II, por meio da distalização de molares superiores utilizando alinhadores”
“De acordo com os estudos, é possível concluir que: 1º - Na mecânica do tratamento ortodôntico com alinhadores, foi necessária a extração dos terceiros molares superiores para a distalização. O uso de attachments otimizados favoreceu a movimentação dentária, assim como o uso de elásticos e outros acessórios, que melhoraram o controle na inclinação dos molares durante a distalização. Em relação às trocas dos alinhadores, a maioria foi realizada a cada 14 dias, mas períodos menores também foram citados; no entanto, o tempo diário de uso foi praticamente o mesmo em todos os estudos. O tempo final do tratamento com alinhador apresentou grande variação, indo de 11 a 33 meses.
2º - A previsibilidade no tratamento de acordo com o software de simulação de movimento dentário foi bem variável, de 6,8% a 93,4%, dependendo da mecânica e acessórios utilizados.
3º - A maioria dos estudos mostrou que a distalização é eficaz com alinhadores, desde que a correção ântero-posterior seja de 2 a 3 mm.
Professores com a dentista Fernanda Gabrieli Miani, após defesa da tese.
A cirurgiã-dentista Gabrieli Miani focou no tema: tema intrusão de incisivos superiores para correção de mordida profunda com dispositivos temporários de ancoragem.
Segundo ela, por meio de uma revisão de literatura, enfatizou suas indicações, resultados e seus efeitos adversos comparando com outras terapias para esse tipo de má oclusão.
“Conclui-se com essa revisão de literatura que os dispositivos temporários de ancoragem, são ótimas opções de ancoragem para a realização de intrusões no segmento anterior superior, causando mínimos ou quase nenhum efeito indesejado como reabsorções ou movimentações dentarias comparado com outras técnicas que utilizam dentes como ancoragem, além disso os DATs não precisam da cooperação do paciente e promove uma intrusão verdadeira dos dentes anteriores. Com isso os mini-implantes se tornam uma das melhores opções para esse tipo de terapêutica, promovendo a melhora na exposição gengival ao sorrir e a correção da mordida profunda”, salienta Gabrieli Miani.
Publicado em 16/04/2025.

Noites mal dormidas podem trazer riscos á saúde mental
Uso de suplementos para melhorar a qualidade do sono cresce no Brasil; registrado o aumento de 25% nas vendas da melatonina. Falta de sono reduz emoções positivas, aumenta a ansiedade

Porque dentistas também devem adotar práticas de sustentabilidade
Por Ana Falcão Gierlich, advogada e especialista em Direito Médico e Odontológico. Segundo ela, hoje a ideia de adotar práticas sustentáveis cresce em ritmo acelerado

Dentflex lança DForce 1000 na 42ª CIOSP em São Paulo
Além de apresentar toda a sua linha de produtos,esteve demonstrando seus lançamentos, entre elas o DForce 1000 que possui um novo design ainda mais moderno e compacto
(16) 3630-0711