Especialização em Harmonização Orofacial e os concentrados plaquetários

O PRP (plasma rico em plaquetas) e o PRF (fibrina rica em plaquetas), são utilizados na HOF para promover o rejuvenescimento da pele e melhorar a qualidade dos tecidos

Especialização em Harmonização Orofacial e os concentrados plaquetários

Os concentrados plaquetários, como o PRP (plasma rico em plaquetas) e o PRF (fibrina rica em plaquetas), são utilizados na harmonização orofacial para promover o rejuvenescimento da pele e melhorar a qualidade dos tecidos, funcionando como uma forma de preenchimento autógeno. Essa foi a abordagem com conteúdo teórico e prático feita pelo professor Roberto Puertaz, expert em concentrados plaquetários, que são obtidos a partir do sangue do próprio paciente, o que reduz o risco de infecção ou reações adversas, com resultados gradativos, naturais e duradouros.

De acordo com a profa Dra. Nicole Bettiol esse é o terceira turma que o professor Roberto Puertaz ministrou aulas  no curso de especialização em Harmonização Orofacial, sendo acompanhado sempre com muito interesse pelas alunas, que ao final recebem o certificado para atuar com concentrados plaquetários. 
 

 

Como Funcionam os Concentrados Plaquetários na Harmonização Orofacial

Tudo  começa com a coleta do sangue do paciente, que é sem seguida  processado em uma centrífuga para separar as plaquetas e outros componentes que estimulam a regeneração dos tecidos, formando o PRP ou PRF.  Depois haverá a aplicação: após a preparação, o PRP ou PRF é injetado na pele com agulhas finas nas áreas a serem tratadas. Normalmente, o tratamento é feito em regiões como: linhas de expressão, rugas, olheiras, sulcos nasogenianos e linhas de marionete e cicatrizes e marcas de acne.  Depois disso, haverá a estimulação de colágeno e regeneração. Para isso, será definido as sessões e a posterior manutenção.

Entre as vantagens do Uso de Concentrados Plaquetários na Harmonização Orofacial se obtém com naturalidade a melhor firmeza de qualidade da pele, destacou o professor Roberto Puertaz. Proporciona um volume natural e sutil e embora o PRP e o PRF não ofereçam o mesmo volume imediatamente que as superfícies sintéticas, eles promovem um leve aumento, devido à sua composição de plaquetas e fibrina que formam uma matriz de preenchimento natural. O PRF, em particular, é mais denso e, quando aplicado, oferece um efeito de preenchimento temporário e gradual.

Segundo o professor, diferente dos preenchimentos sintéticos, que fornecem um volume imediato, o efeito de preenchimento com PRP e PRF é gradativo. Os resultados começam a aparecer em algumas semanas e se intensificam ao longo dos meses, pois o corpo continua a regenerar o tecido com o estímulo. Os efeitos podem durar de seis meses a um ano.

Esse tipo de preenchimento é seguro e ideal para quem prefere um procedimento mais natural e que estimula o próprio corpo a regenerar e volumizar a pele. É uma técnica cada vez mais procurada na harmonização orofacial, especialmente para áreas sensíveis onde o objetivo é o rejuvenescimento sem exageros.

O uso de plaquetários concentrados (PRP e PRF) na harmonização orofacial é indicado para uma ampla faixa etária, mas varia conforme as necessidades e características de cada paciente, podendo ser usados em todas as idades, com resultados que variam de acordo com o tipo de pele e o estágio de envelhecimento.
 

Profa. Nicole Bettiol, Prof. Roberto Puertaz e especializandas recebem o que o certificado para atuar com concentrados plaquetários.


Publicado em 26/12/2024.

APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto

(16) 3630-0711

Rua Casemiro de Abreu, 660 - Ribeirão Preto (SP)
Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu formulário de inscrição foi encaminhado com sucesso.