Especialização em Endodontia da APCD-Ribeirão Preto

Confira Artigo APCD-RP intitulado Endodontia Clínica, contextualizado na Clínica da EAP da APCD-RP

Especialização em Endodontia da APCD-Ribeirão Preto

ENDODONTIA CLÍNICA
Prof. Alexandre Bonini, Prof. Alexandre Latuf Najar, Prof. Artur Rocha Martini, Prof. Danilo Alessandro de Oliveira e Prof. Dr. José Antonio Brufato Ferraz (Equipe de Endodontia RP)

Os cursos de Endodontia da APCD, que em 2022 estão completando 30 anos de existência, primam por apresentar aos nossos alunos a associação da experiência clínica aos avanços técnico-científicos, bem como o conhecimento dos preceitos filosóficos desta  especialidade importante na clínica odontológica.
A evolução tecnológica que vivenciamos invade nossa rotina de maneira avassaladora. Na área da saúde, como não poderia ser diferente, sempre temos inovações que facilitam nossas rotinas clínicas no concernente às terapias, equipamentos, materiais e instrumentais. A Endodontia se insere plenamente neste panorama e, desde a revolução que foi a aplicação da liga de níquel-titânio na confecção de instrumentos, a busca de maneiras mais efetivas para preparos mecanizados dos sistemas de canais radiculares ganhou um aceleramento ímpar. Instrumentos manuais foram criados, evoluindo para sistemas rotatórios e a aplicação de uma mecânica de movimento de oscilação não regulares permitiu a criação de instrumentos específicos  para movimentos reciprocantes. Evidentemente a forma de acionamento destes sistemas também evoluiu, de sistemas manuais para sistemas movidos à motores, sendo estes pneumáticos ou elétricos e, com estas inovações hoje conseguimos realizar tratamentos endodônticos de maneira mais rápida e previsível.
Evidentemente, o que se tem como aceitável, clínica e radiograficamente, como um tratamento endodôntico satisfatório hoje difere do que se realizava há décadas atrás. Os retratamentos constituem uma rotina na atividade dos clínicos e especialistas (Figuras 1 e 2) tentando aumentar as possibilidades de preservação de elementos dentais na cavidade em quadros de saúde.


 
Figura 1: Retratamento em molar inferior realizado com sistemas rotatórios.

 

 

Figura 2: Retratamento realizado em Incisivo lateral superior com sistema reciprocante.

 

Mas apenas estas  evoluções mecânicas não contemplam todas as necessidades e os plenos objetivos da Endodontia moderna, onde os fatores microbiológicos e as variações anatômicas presentes em todos os sistemas de canais e em todos os dentes continuam sendo grandes obstáculos clínicos rotineiros (Figura 3).

 

 

Figura 3: Variação anatômica significativa presente em raiz palatina de Molar superior onde se observa canais recorrentes e secundário.

 

Infelizmente a terapia endodôntica nunca foi fácil, rápida e previsível. Muito embora estejamos hoje com tratamentos de prognósticos clínicos mais previsíveis, auxiliados por exames de imagens mais elucidativos como as tomadas radiográficas com sensores digitais e até as tomografias cone bean, estas que nos dão uma visualização tridimensional dos elementos dentais, nossas estruturas  de interesse; ainda existem outros pontos tão ou mais importantes a se analisar. Nunca podemos nos esquecer dos conceitos filosóficos que norteiam esta especialidade e que, associados aos conhecimentos técnicos e biológicos, é que fazem as perspectivas de êxito clínico terem sim, um grande incremento.

Venham compartilhar desse conhecimento conosco.
Equipe Endo APCD-RP


Fonte: Revista APCD Ribeirão
Edição agosto 2021

APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto

(16) 3630-0711

Rua Casemiro de Abreu, 660 - Ribeirão Preto (SP)
Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu formulário de inscrição foi encaminhado com sucesso.