Ergonomia e Biossegurança

Planejar ambientes de tratamento da saúde (PARTE I)

Ergonomia e Biossegurança

Um consultório é um local onde o profissional passa grande parte de sua vida e o  paciente busca saúde e bem-estar. O seu planejamento deve, então, colocar no centro das atenções as pessoas e suas necessidades.

Planejar um ambiente de tratamento da saúde requer cuidados específicos e especializados. De mãos dadas, a ergonomia e a biossegurança se completam para tornar o ambiente de trabalho e tratamento agradável, produtivo, rentável e biosseguro para profissionais e pacientes.

Ergonomia ”é o estudo científico das relações entre o homem e a máquina, visando a uma segurança e eficiência ideais no modo como um e outra interagem.” Otimiza “as condições de trabalho humano, por meio de métodos da tecnologia e do desenho industrial.” (Dicionário Houaiss). A biossegurança, segundo a ANVISA, é a “condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e o meio ambiente.”

Exatamente aquelas “relações entre o homem e a máquina” e este “conjunto de ações” são os objetos de uma série* de reflexões promovidas pela Woson, cuja finalidade é apontar um caminho de excelência para aquele profissional da Saúde que se propõe a dedicar sua vida ao bem-estar de pessoas, com respeito ao meio-ambiente e propondo dar sustentabilidade às suas práticas profissionais.

 
Conforto, Segurança e Produtividade

Deduz-se naturalmente que Ergonomia e Biossegurança buscam a interatividade do homem com aquilo que o circunda e desperta seus sentidos. Por isso, utilizam-se de recursos tecnológicos com apelos sobretudo visuais, sonoros e tácteis. E, em situações especiais, com o ambiente de tratamento já em operação, as tecnologias lançam mão até mesmo de apelos olfativos e de paladar.

Em se tratando de ambientes de tratamento com foco na prática odontológica, depois de consideradas as variáveis do espaço disponibilizado e suas possibilidades – e impossibilidades – para instalação, o projeto e os equipamentos devem contemplar os atributos acima, além do prazer estético, fundamental por decorrer das corretas combinações e harmonização entre cores, texturas e iluminação, de estreita relação com o bem-estar das pessoas.

Os melhores dicionários dão-nos conta que ‘planejar é “desenvolver a planificação de; criar a planta de; elaborar a planificação ou a descrição pormenorizada de; demonstrar um propósito para realizar alguma coisa; ter uma intenção ou objetivo.”

Levando em conta tais conceitos, a Woson apresenta sugestões de planta baixa com elementos indispensáveis ao atendimento e tratamento do paciente, associados a um fluxo correto de circulação do material (des)contaminado que favorece rotinas de controle da infecção. Porque biossegurança é um pilar central em ambientes de tratamento da saúde.

A Woson tem interesse direto em fazer, das práticas clínicas, exercício prazeroso. O que é bom para o cliente é bom para a Woson. E deve ser bom para o paciente! Por isso, ela se coloca à disposição para apresentar sugestões adequadas à situação específica de cada profissional.

Nesta série*, a Woson apresentará textos ilustrados para o profissional planejar seu consultório ou clínica de acordo com o que há de mais atual em conceitos e normas, sem descuidar das leis brasileiras, pautados na realidade cotidiana e circunstância de cada caso.Prestar serviços de excelência que façam a diferença na vida dos profissionais e pacientes é visto como missão pela Woson.

*A série abordará pontos passíveis de planejamento de um ambiente de tratamento da saúde, sustentados no binômio ergonomia e biossegurança, que, esperamos, sejam úteis a profissionais, equipes de apoio e pacientes.

 

Fonte: Waldomiro Peixoto – consultor técnico da Woson 
Revista APCD-Ribeirão Preto – Edição de Junho


Publicado em 05/07/2022.

APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto

(16) 3630-0711

Rua Casemiro de Abreu, 660 - Ribeirão Preto (SP)
Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu formulário de inscrição foi encaminhado com sucesso.