"A missão do professor é multiplicar o saber e o atendimento", diz o Prof. Dr. Jorge Liporaci
Segundo ele, atualmente o professor não é mais um mero transmissor de conhecimento, mas sim um mediador do aprendizado do aluno
Ser professor e graduado em Odontologia, compartilhando os conhecimentos, é ser dentista duas vezes, fazendo parte do tratamento dos próprios pacientes e dos pacientes daqueles que são ou foram alunos. A afirmação é do Prof. Dr. Jorge Liporaci - professor e coordenador do Curso de Especialização em Implantodontia e aperfeiçoamento em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, a propósito das comemorações do Dia Cirurgião-Dentista e Professor, que acontecem dia 25 e 15 de outubro, respectivamente.
"A missão de educação na Odontologia, para mim particularmente, tem uma importância muito grande pois consigo multiplicar os atendimentos através do ensino. Me realizo transmitindo meus conhecimentos e desenvolvendo habilidades dos alunos. Além da realização profissional em atender os meus pacientes, a extensão do ensino à comunidade através dos alunos multiplica nosso potencial de ajudar mais pessoas, me proporcionando uma realização completa.", diz Liporaci.
Segundo o Professor de Implantodontia, na educação em Odontologia teoria e a prática caminham juntas, casos mais complexos e desafiadores acabam sendo solucionados por meio de planejamentos flexíveis e com pesquisa junto aos alunos. “Atualmente, o professor não é mais um mero transmissor de conhecimento, mas sim um mediador do aprendizado do aluno. Por meio de metodologias ativas, como discussão de casos, seminários pelos alunos, ensino baseado em problemas, projetos de trabalho de conclusão de curso (TCC) conseguimos acessar diferentes formas de ensino para melhorar a aprendizagem individualizada”
"O impacto de um professor vai além do âmbito acadêmico. Seu papel é também formar profissionais conscientes, que entendem a importância da ética, da empatia e do cuidado com o próximo. A Odontologia, como ciência da saúde, envolve aspectos delicados e íntimos da vida das pessoas, o que exige um maior preparo psicológico para lidar com os medos e receios do paciente, o que torna o professor responsável não apenas pela formação técnica, mas também pelo desenvolvimento humano de seus alunos. A combinação de habilidade clínica com empatia e ética é o que realmente faz a diferença no atendimento e na confiança do paciente", ressalta Liporaci, acrescentando que em seus cursos os alunos são preparados para isso.
Publicado em 22/10/2024.
Aqui na APCD Ribeirão é tempo de fazer uma reflexão sobre as conquistas de 2024
Eis que chega dezembro, tempo de comemorar, desejamos a todos um santo natal e boas festas
Mau hálito: livro traz orientações técnicas do especialista
São abordados desde quadros leves que podem ser solucionados em casa, até situações que requerem atenção profissional especializada
Qualidade do sono: 3 dicas para dormir melhor
Isabel Braga é médica, doutora pela Fiocruz, referência em transtornos do sono e autora do livro Noites de Renovação
(16) 3630-0711