Emil Razuk é Exemplo de Vida

Na 8ª Jornada da APCD-Ribeirão, Dr. Emil Razuk recebeu o título de cidadão ribeirão-pretano

Emil Razuk é Exemplo de Vida

Faleceu na terça-feira dia 1/8 o Cirurgião-Dentista e ex-presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, aos 87 anos o Dr. Emil Adib Razuk. O sepultamento ocorreu, às 12h no Cemitério Morumby. A diretoria da APCD-Ribeirão Preto consternada, manifesta seu pesar e reitera que Dr. Razuk sempre participou e se fez presente em momentos marcantes da APCD-Ribeirão Preto, dando seu respaldo às iniciativas, incentivando as ações para e engrandecer a classe, a Odontologia e para a promoção da saúde da população. Dr. Emil Razuk deixa um legado para a Odontologia Nacional.

“O Dr. Emil Razuk foi um companheiro incansável na nossa busca de melhorias para a classe, sempre esteve ao nosso lado, nos apoiando em nossas ações voltadas para a promoção da saúde  e para o valorização da odontologia. Uma perda irreparável não só para nós, mas para a Odontologia de nosso país”, frisa Regis Peporini- presidente da APCD Ribeirão Preto.

“Mais que um parceiro nesta luta pela classe, pela Odontologia e, sobretudo, para a promoção da saúde bucal da população, Dr. Emil se tornou um amigo de minha família, acolheu a todos nós, de forma carinhosa e respeitosa, nos deixa seu exemplo de vida e, sem dúvidas, muita saudade”, revela Artur Martini-tesoureiro da APCD-RP e coordenador da Divisão Odontológica da Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto.


MANIFESTAÇÕES DE PESAR

Nas redes sociais manifestações de pesar. No portal do CROSP, o comunicado de seu falecimento, destaca: A Odontologia está de luto, além de trazer um pouco de sua trajetória, a qual reproduzimos aqui.

Natural de Pederneiras (SP), ele esteve à frente do CROSP de 1988 a 1996 e de 2001 a 2013. Filho de imigrantes libaneses, constituiu uma linda família e lutou por um país com mais justiça e fraternidade em todos os segmentos em que atuou, dos consultórios odontológicos à presidência do CROSP e também na trajetória política como deputado estadual. Formado pela Unesp, campus Araraquara, colou grau em 20/12/1957. Ao longo da carreira, especializou-se em Odontopediatria e Ortopedia Funcional dos Maxilares.


TRAJETÓRIA

Em uma época em que a União Estadual dos Estudantes (UEE) e a União Nacional dos Estudantes (UNE) galgavam espaço e representatividade no cenário sociopolítico regional e nacional, o Cirurgião-Dentista Dr. Razuk iniciou sua trajetória política e de prospecção de projetos que há décadas continuam em vigor e contribuem para a melhoria das condições de saúde da população.

De 1975 a 1979, foi deputado estadual de São Paulo. Entre as atividades parlamentares, apresentou o projeto de resolução para a criação do Serviço Odontológico da Secretaria da Assembleia Legislativa; indicou a criação do Instituto Estadual de Defesa do Consumidor; apresentou o projeto de lei sobre a fluoretação das águas de abastecimento público, transformado no Decreto nº 10.330/1977.

Nas gestões como presidente do CROSP, transformou administrativamente a Autarquia, garantindo inúmeros programas voltados à saúde geral, com o apoio institucional de entidades globais como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).


EMIL RAZUK DEIXA LEGADO PARA A ODONTOLOGIA.

Em novembro de 2022, Emil Razuk foi homenageado com a biografia “Sorriso que transforma vidas”, que coroou suas memórias e conquistas a partir de um olhar humano e social, promovendo o reconhecimento da Odontologia no cenário político nacional e a perpetuação dos valores defendidos por ele. Escrita pelo jornalista José Donizetti Morbidelli, a obra com 448 páginas conta toda trajetória desse grande ícone da Odontologia.

Sorriso que Transforma Vidas”, biografia do Cirurgião-Dentista e ex-presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), Dr. Emil Adib Razuk, foi lançado dia 25 de janeiro, no estande do CROSP, durante o CIOSP. A Obra, aborda passagens da infância, da agitada vida acadêmica e das lutas por representatividade no cenário sociopolítico regional e nacional; experiências que traduziram -se em batalhas, vitórias e muito aprendizado.

" De todo coração, espero que sirva de inspiração; pois, valorizando o passado, repensamos o presente e temos condições de construir um futuro melhor às novas gerações. Esse livro é a renovação de energia, para que possamos seguir trabalhando, cada um à sua maneira, e transformar nossos sonhos em realidade!”, na época, afirmou Razuk.

Com uma história de vida compartilhada com o Dr. Emil nos últimos 18 anos, como Conselheira do CROSP em suas gestões (2005 a 2013) e como a primeira secretária-geral do CROSP mulher, a Cirurgiã-Dentista Maria Lucia Zarvos Varellis, foi convidada para escrever o prefácio do livro.

“O Dr. Emil sempre foi um homem de vanguarda, com o olhar voltado para o futuro. Ele concedeu a mim o privilégio de ser a primeira Secretária Geral do CROSP, e ao inserir na Diretoria uma mulher, na minha visão, Dr. Emil homenageou a todas as Cirurgiãs Dentistas do país. Muito do que está no livro nós vivemos juntos, por isso, fui convidada para escrever o prefácio”, destacou  Maria Lúcia acrescentando: “Foi uma honra muito grande, prefaciar o livro de um homem tão importante para a Odontologia paulista, brasileira e internacional. Nele, me refiro àquele menino com a pastinha sob o braço, que  foi em direção ao seu sonho, sem saber que o destino já o esperava de braços abertos, para cumprir seu propósito de vida – a Odontologia”.


Dr. Emil Razuk recebeu o título de cidadão ribeirãopretano

Muito bem relacionado com a classe e com as lideranças da classe em Ribeirão Preto, Dr. Emil Razuk, em 25 de março de 2011, na 8ª Jornada da APCD, então como Presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, CROSP, Dr. Emil Razuk, recebeu da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, o título de Cidadão ribeirão-pretano, das mãos do vereador Evaldo Mendonça, Jiló, na presença de várias autoridades odontológica e política e um número expressivo de integrantes da classe. Dr. Emil ficou honrado em receber o título de Cidadão ribeirão-pretano. “Esse titulo não é só pra mim, é para toda diretoria e todos Conselheiros da Regional. Todos os Cirurgiões Dentistas do Estado estão recebendo essa homenagem, não sou só eu”, disse ele.

Dr. Artur Martini, naquele período como delegado seccional do CROSP em Ribeirão Preto e presidente da APCD, na ocasião exaltou a homenagem, reiterando   “Dr. Emil é uma pessoa excepcional, ele luta com unhas e dentes pela classe odontológica e fez e faz muito pela cidade e região, pensando sempre em melhorar, essa homenagem faz jus ao Dr. Emil Razuk”.


Publicado em 09/08/2023.

APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto

(16) 3630-0711

Rua Casemiro de Abreu, 660 - Ribeirão Preto (SP)
Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu formulário de inscrição foi encaminhado com sucesso.