Do primeiro Kit Acadêmico a gente nunca esquece

Do primeiro Kit Acadêmico a gente nunca esquece

Na profissão de um odontólogo, o kit acadêmico - utilizado desde o primeiro semestre no Laboratório Multidisciplinar - é sua primeira experiência com equipamentos odontológicos, a primeira ferramenta para tratamento da saúde oral de seus pacientes.

O mais interessante é que, independentemente da especialidade, o dentista utilizará peças de mão até o último dia de sua profissão, por isso o kit acadêmico tem valor simbólico. É muito comum ouvir de profissionais experientes "eu tenho meu kit até hoje, novinho e em perfeito funcionamento."

É o kit acadêmico que introduz o profissional na profissão e seguem juntos anos a fio, daí fazer todo o sentido investir em produto de alta qualidade e vida útil longa.

O kit acadêmico é uma ferramenta que agrega muita tecnologia. Os componentes de suas peças de mão são micro usinados em tornos digitais de tecnologia embarcada avançada, com alta precisão, utilizando matéria-prima testada e aprovada por rigoroso controle de qualidade.

Os insumos seguem o mesmo controle de qualidade antes de sua aplicação por mão de obra especializada, treinada e capacitada para operar com instrumentos de precisão micrométrica.

Esses componentes e insumos são calibrados e balanceados em dispositivos eletrônicos de precisão para eliminar vibração, ruído e excentricidade nos instrumentos, propiciando condições ideais de trabalho para o dentista e aumento na vida útil dos instrumentos rotativos.

O projeto e o desenho das peças são pensados nos mínimos detalhes, tais como leveza, robustez, ergonomia, facilidade de manipulação, facilidade de limpeza e desinfecção, resistência a seguidas esterilizações em autoclaves, precisão nos movimentos, conforto durante o uso, pois a finalidade é utilizá-las em procedimentos na cavidade oral dos pacientes, alcançar a melhor reabilitação da função mastigatória, da estética e da saúde geral do paciente e evitar riscos de contaminação cruzada durante o uso.

Para que o kit acadêmico continue em estado de novo, alguns cuidados por parte do usuário são necessários: 1) antes de colocar em uso, ler até entender todas as instruções contidas no Manual do Produto para saber operar corretamente as peças de mão. 2) esclarecer dúvidas com o consultor técnico do fabricante ou com profissional técnico experiente no ramo. 3) limpar a caneta de alta rotação, micromotor, contra ângulo e peça reta corretamente por fora e por dentro para esterilizar, antes do uso, em autoclaves. 4) lubrificar seguindo as orientações do fabricante sempre antes do uso 5) em nenhuma hipótese, utilizar sem lubrificar, sob pena de danificar rolamentos, engrenagens e pinças, e perder a garantia do fabricante. 6) sempre lubrificar com óleo mineral original fornecido pelo fabricante. 7) depois do uso, limpar, lubrificar e guardar para uso no dia ou semana seguinte. 8) ao final do semestre ou ano letivo - ou mesmo antes de qualquer período inativo prolongado - fazer revisão preventiva por técnico autorizado da marca, para não perder a garantia. 9) se já estiver fora da garantia, a revisão poderá ser feita por profissional técnico experiente no ramo. 10) sempre utilizar componentes de reposição originais. 

Para saber como manter seu kit em estado de novo, acesse: https://www.blogwoson.com.br/artigo/procedimentos-para-limpeza-e-lubrificacao-de-pecas-de-mao-odontologicas.

Do primeiro kit acadêmico o dentista nunca esquece!


Fonte: Revista APCD Ribeirão 
Edição - fevereiro 2022


Publicado em 28/02/2022.

APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto

(16) 3630-0711

Rua Casemiro de Abreu, 660 - Ribeirão Preto (SP)
Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu formulário de inscrição foi encaminhado com sucesso.