Dia Mundial de Saúde Bucal estimula ações e reflexões sobre os avanços e os desafios para preservação da saúde
Apesar das conquistas, o desafio de ampliar o atendimento e promover a conscientização da população sobre a importância da prevenção continua

O Dia Mundial da Saúde Bucal, celebrado em 20 de março, é uma data que convida a sociedade a refletir sobre a importância da saúde da boca e sua influência direta na qualidade de vida da população. O cuidado com a saúde bucal vai muito além da estética, pois impacta na alimentação, na fala, na autoestima e na prevenção de diversas doenças.
A importância dessa reflexão se dá especialmente diante dos desafios enfrentados pela saúde pública. No Brasil, por exemplo, ainda há um alto índice de cáries, doenças periodontais e perda dentária, principalmente entre as populações mais vulneráveis. O acesso a serviços odontológicos de qualidade nem sempre é garantido para todos, seja por falta de profissionais, estrutura inadequada ou dificuldades socioeconômicas.
De acordo com Regis Peporini – presidente da APCD Ribeirão e coordenador odontológico da UPA da treze de maio, apesar das conquistas feitas nos últimos anos, o desafio de ampliar o atendimento e promover a conscientização da população sobre a importância da prevenção continua.
“Medidas como campanhas educativas, incentivo à escovação correta e ao uso do fio dental, além da distribuição de kits de higiene bucal, são essenciais para reduzir os índices de problemas odontológicos. A APCD tem p as discussões para aumentar esse alcance social, inclusive no CIOSP. Aqui na APCD-FAOA Ribeirão estimulamos os profissionais, alunos de nossos cursos, a atuarem efetivamente junto a seus pacientes para adotarem ações preventivas”, ressalta Peporini.
Artur Rocha Martini – endodontista e ex-coordenador de saúde bucal de Ribeirão Preto, destaca, que embora ainda haja muito a fazer para ampliar o alcance do atendimento à população no país, ao longo dos anos, pode acompanhar diversas conquistas que vêm sendo alcançadas no campo da saúde bucal pública. O fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a criação da Política Nacional de Saúde Bucal trouxeram avanços significativos, como a ampliação das equipes de saúde bucal na Estratégia Saúde da Família e a implantação de Centros de Especialidades Odontológicas.
“Esses avanços permitem que um maior número de brasileiros tenha acesso a tratamentos odontológicos preventivos e curativos. Além disto, entidades de classe, como a nossa APCD, têm atuado de forma efetiva para democratizar o acesso à Odontologia”, pontua Martini.
O Dia Mundial da Saúde Bucal é, portanto, uma oportunidade de reforçar a necessidade de políticas públicas eficazes e de promover ações que garantam sorrisos saudáveis para todos. Cuidar da saúde bucal é cuidar da saúde geral, e essa conscientização deve ser constante e acessível a toda a população.
Publicado em 07/03/2025.

Noites mal dormidas podem trazer riscos á saúde mental
Uso de suplementos para melhorar a qualidade do sono cresce no Brasil; registrado o aumento de 25% nas vendas da melatonina. Falta de sono reduz emoções positivas, aumenta a ansiedade

Porque dentistas também devem adotar práticas de sustentabilidade
Por Ana Falcão Gierlich, advogada e especialista em Direito Médico e Odontológico. Segundo ela, hoje a ideia de adotar práticas sustentáveis cresce em ritmo acelerado

Dentflex lança DForce 1000 na 42ª CIOSP em São Paulo
Além de apresentar toda a sua linha de produtos,esteve demonstrando seus lançamentos, entre elas o DForce 1000 que possui um novo design ainda mais moderno e compacto
(16) 3630-0711