Dia Internacional do Riso

Confira as orientações para manter os dentes e o sorriso saudáveis

Dia Internacional do Riso

Muitas pessoas já ouviram a frase “rir é o melhor remédio”. E não deixa de ser verdade. O riso pode ser considerado uma verdadeira terapia e, quando é saudável, o efeito é ainda melhor. Para isso, o cuidado com a saúde bucal é fundamental. Para celebrar o Dia Internacional do Riso (18 de janeiro), o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) reforça os cuidados com a higiene oral e a importância das consultas regulares ao cirurgião-dentista.

A Odontologia trabalha constantemente para a estética do sorriso, e esse ato, claro, alegra, aproxima, quebra barreiras e irradia saúde e beleza. O cirurgião-dentista e membro da Câmara Técnica de Dentística do CROSP, Dr. Camilo Anauate Netto, lembra que a promoção de saúde, os cuidados com a prevenção das doenças orais e o tratamento odontológico reabilitador e estético estão o tempo todo no planejamento e na abordagem de saúde do cirurgião-dentista. “Sempre digo que as orientações de prevenção e de profilaxia oral treinadas individualmente serão cada vez mais o principal ofício do cirurgião-dentista”.

De forma geral, Dr. Camilo orienta que a escovação dental técnica (aquela que dura em torno de 6 minutos e é orientada pelo cirurgião-dentista) deve ser realizada três vezes ao dia após as refeições, dedicando adequado cuidado e tempo para melhor remoção do biofilme oral (película pegajosa que reveste os dentes e contém bactérias) e manutenção da saúde.

Segundo ele, cabe ao profissional ensinar a escovar um hemiarco (os quatro lados da boca) de cada vez, escovar dente a dente, a posição e angulação correta da escova, o tipo e a quantidade de movimentos que precisam ser feitos em cada dente.

“Está provado que não existe necessidade da escovação imediata dos dentes após as refeições. A escovação pode ser feita até 30 minutos após, sem problemas”, explica Dr. Camilo.

Já a escovação social, aquela que a maioria das pessoas faz (escovação sem técnica, simplesmente passando a escova de forma automática nos dentes), deve ser complementada com a utilização diária do fio ou fita dental ou escovas interdentais calibradas de acordo com as dimensões dos espaços entre os dentes, polindo os contatos das superfícies dentais e removendo a placa bacteriana que a escovação convencional não consegue remover.

Outra orientação importante que Dr. Camilo deixa refere-se à troca da escova dental a cada três meses. “Uma dica interessante é comprar, a cada ano, quatro escovas com cores diferentes. Quando mudar a estação (primavera, verão, outono e inverno), você troca de escova e assim nunca vai esquecer”.

Dr. Camilo explica ainda que esses cuidados são fundamentais para a manutenção da saúde e beleza dos dentes naturais e das restaurações. Segundo ele, um aspecto ainda pouco difundido é a necessidade diária da escovação da língua com escovas e dispositivos especiais para a remoção da saburra lingual, que pode provocar mau hálito.

 

CONSULTA SEMESTRAL

Dr. Camilo destaca também que a consulta semestral ao cirurgião-dentista é importante e fortemente recomendada, pois a consulta preventiva garantirá cárie e doença periodontal zero e sorriso nota 10. “Aprenda a higienizar sua boca, dentes e língua corretamente. Durante a consulta, peça orientação para o seu cirurgião-dentista”
 

Publicação da Revista APCD Ribeirão 
Edição: fevereiro 2024


Publicado em 07/03/2024.

APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto

(16) 3630-0711

Rua Casemiro de Abreu, 660 - Ribeirão Preto (SP)
Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu formulário de inscrição foi encaminhado com sucesso.