Curso de Sedação com Óxido Nitroso e Oxigênio

Saiba mais sobre a técnica, o objetivo e diferenciais

Curso de Sedação com Óxido Nitroso e Oxigênio

A EAP da APCD Ribeirão Preto está lançando, neste mês de outubro, o Curso de Sedação com Óxido Nitroso e Oxigênio. O Objetivo é habilitar e capacitar o profissional para executar o método de sedação inalatória com a mistura de gases Oxigênio e Óxido Nitroso, segundo a Resolução 51/04 CFO.

Com duração de 4 meses e periodicidade mensal, o curso tem como público alvo graduados e pós-graduados em Odontologia. Será ministrado por professores especialistas na técnica e conta com o apoio e patrocínio da XDent.

Sobre a SEDAÇÃO COM ÓXIDO NITROSO E OXIGÊNIO a  equipe de ministradores destaca que a técnica de sedação com óxido nitroso e oxigênio está amplamente estabelecida na literatura científica - nas áreas médica e odontológica - como um método seguro, moderno e de fácil manejo que vem sendo empregada nos consultórios dos países de primeiro mundo como rotina e, no Brasil, como um expressivo diferencial coadjuvante no manejo clínico dos pacientes.

DIFERENCIAIS DO CURSO
- O Curso é reconhecido pelo Conselho Federal de Odontologia e está de acordo com a Resolução (CFO) - 51/2004 (12/05/2004);
- Carga horária específica e Conteúdo Programático com ênfase em atividades práticas;
- Noções de Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica Medicamentosa, além de conteúdo direcionado à atendimento a portadores de patologias sistêmicas crônicas e possíveis interações medicamentosas;
- Aulas práticas de Habilidades em Suporte Básico de Vida.

Os alunos terão à disposição toda a infraestrutura da Clínica da APCD para o aprendizado prático, contando com a interação nas diversas clínicas como endodontia, cirurgia e prótese, tornando possível a aplicação da técnica nas diversas especialidades da Odontologia.


“Método de Sedação consciente com óxido nitroso”
Equipe de professores especialistas do Curso de Sedação com Óxido Nitroso e Oxigênio da EAP da APCD Ribeirão Preto

As técnicas para o exercício da odontologia vêm evoluindo progressivamente bem com novos materiais, aparelhagens e abordagens mais humana, tornado a odontologia cada vez mais confortável e agradável aos pacientes. Todavia o medo ainda é muito presente entre os pacientes. Várias são as alternativas para controle do medo e da consequente ansiedade, desde o condicionamento prévio, passando pela administração de medicamentos como os benzodiazepínicos, evoluindo para o uso da sedação com óxido nitroso e oxigênio ou até o recurso da anestesia geral em hospital. Cada vez mais a técnica de sedação com óxido nitroso e oxigênio vem se mostrando uma ferramenta útil para o controle da dor leve e moderada e alívio da ansiedade, porém seu uso exige a habilitação e capacitação junto ao CFO.

O curso Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Oxigênio da APCD-RP proporcionará além do credenciamento para o uso da técnica, o conhecimento necessário para o manejo dos pacientes, dos equipamentos necessários, da bioquímica e do mecanismo de ação dos gases óxido nitroso e oxigênio, para que seja possível uma sedação segura e tranquila, tanto para o profissional quanto para o paciente.

O método baseia-se na inalação de uma mistura dos gases óxido nitroso e oxigênio pelo paciente durante um procedimento odontológico. Esta mistura garante a mínima diminuição da consciência, mantendo o paciente com seus reflexos vitais, com a respiração por seus próprios meios e com resposta adequada aos estímulos físicos e verbais. Desta forma, proporciona conforto e tranquilidade ao paciente, aumentando a segurança no atendimento, e causando uma sensação de bem-estar e relaxamento durante e após a consulta, com o beneficio de não tirar-lhe a consciência ou limitar suas atividades no pós atendimento.

Como conseguir uma  sedação consciente ideal?
Sedação inalatória com óxido nitroso e oxigênio não é um substituto da anestesia local. É sim um coadjuvante à técnica de anestesia sendo que esta combinação oferece uma excelente opção de manejo da dor e da ansiedade. O equipamento utilizado para esta técnica permite a titulação e o controle da mistura gasosa de óxido nitroso e oxigênio. Para a sedação, o profissional vai administrando no paciente (via máscara nasal) os gases em doses incrementais até se atingir a condição de relaxamento e conforto, considerada como sedação consciente ideal. Não existe uma proporção dos gases preestabelecida para se alcançar a sedação ideal, visto que cada paciente reage de forma diferente frente ao incremento da mistura de gases. O domínio da técnica de titulação e o monitoramento do paciente são fundamentais para o sucesso da sedação. Noventa e nove por cento do óxido nitroso é eliminado do organismo em até 10 minutos após o término do uso. A administração de 100% de oxigênio puro por 5 minutos ao termino do procedimento auxilia na completa recuperação deixando o paciente em condições de deixar o consultório completamente alerta e consciente.

Vantagens da técnica de sedação com óxido nitroso e oxigênio
· Garante a segurança e o bem-estar do paciente, rápido início de ação ao administrar. 
· Reduzir ou eliminar a ansiedade.
· Minimiza o desconforto físico e a dor ao alterar a percepção e reação a dor. 
· Melhorar a comunicação e a colaboração do paciente durante o atendimento. 
· Aumentar a tolerância a procedimentos mais extensos. 
· Minimizar contraindicações relativas ao uso. 
· Mantem a percepção do paciente sobre o ambiente que o cerca. 
· Aceitação da técnica bem documentada pela literatura. 
· Dispensa a necessidade de acompanhante pós administração para os pacientes adultos.


Fonte: Revista APCD Ribeirão


Publicado em 21/10/2020.

APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto

(16) 3630-0711

Rua Casemiro de Abreu, 660 - Ribeirão Preto (SP)
Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu formulário de inscrição foi encaminhado com sucesso.