Conexão com Pacientes

Cirurgiões-dentistas devem ter empatia para aumentar a conexão com os pacientes

Conexão com Pacientes

Transformar uma consulta em uma experiência em que as pessoas se sintam confortáveis e confiantes é uma estratégia fundamental para atrair e fidelizar


Cada vez mais, o encantamento de clientes é um conceito que mostra uma força extraordinária no mundo dos negócios. A metodologia busca proporcionar experiências memoráveis para que os consumidores sejam fidelizados e divulguem a marca ou empresa para outras pessoas, como amigos, colegas ou familiares.

Encantar clientes se tornou um grande diferencial para se destacar e conquistar o público desejado, principalmente para o segmento odontológico. Por isso, transformar uma consulta em uma experiência em que as pessoas se sintam confortáveis e confiantes é uma estratégia importante para atrair e fidelizar novos pacientes.

De acordo com Ricardo Novack, sócio-diretor da Sucess Odonto, maior grupo de gestão e marketing na área de odontologia da América Latina, a apresentação é essencial para causar um impacto positivo. “A vestimenta e os cuidados com a aparência influenciam os resultados. De nada adianta um profissional contar com boas técnicas de venda, se ele deixa esse cuidado de lado. Portanto, é preciso usar um jaleco moderno e bonito, unhas e cabelos sempre devem estar bem feitos”, pontua.

Novack aconselha ser importante receber os pacientes na recepção, porque isso faz diferença e transmite mais segurança aos clientes. “Além disso, é válido disponibilizar um formulário para que eles preencham com informações a respeito de assuntos triviais, como tipo de música favorita, time de futebol e outros dados. Assim é possível, por exemplo, colocar uma lista de reprodução personalizada durante o atendimento ou enquanto aguarda ser chamado”, relata.

O processo de venda se resume a confiança e empatia, e uma estrutura organizada facilita ainda mais o encantamento. “Ofereça um tour e apresente os espaços. Mostre e explique como funciona a sala de esterilização, transmitindo a preocupação da clínica com a segurança dele. Serão apenas dois minutos teoricamente perdidos, mas que irão aumentar significativamente a empatia e a conexão com o paciente”, aconselha o especialista.

A tecnologia também é fundamental neste nicho de mercado. “Esses profissionais precisam entender que a odontologia evoluiu muito nos últimos anos e, por isso, se desejam manter seus consultórios ativos, é preciso se adaptar e utilizar as facilidades que estão disponíveis atualmente”, pontua.

Ricardo Novack aponta que a comunicação será um dos alicerces na busca pelo encantamento de clientes. “Seja didático. Afinal, 99% dos pacientes não entendem os termos técnicos ou como funcionam determinados procedimentos. Abuse de exemplos e faça com que eles realmente entendam a importância do tratamento e as consequências, caso não seja realizado”, alerta

Mostrar trabalhos bem sucedidos também pode ser uma estratégia interessante. “O dentista deve utilizar macromodelos, principalmente para implantes e lentes de contato e apresentar o antes e depois de casos clínicos semelhantes ao do paciente que está sendo avaliado; isso pode causar grande impacto em casos mais complexos como reabilitação e estética. Um portfólio pode ser a melhor escolha, com imagens e informações de procedimentos sendo mostradas de forma simples e organizada”, finaliza.
 

Fonte: Ricardo Novack
Ricardo Novack é formado em administração de empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Hoje, é sócio-diretor do maior grupo de gestão e marketing na área de Odontologia da América Latina, composto por sete empresas


Publicado em 26/05/2023.

APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto

(16) 3630-0711

Rua Casemiro de Abreu, 660 - Ribeirão Preto (SP)
Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu formulário de inscrição foi encaminhado com sucesso.