Como reduzir faltas e remarcações de consultas
De acordo com Éber Feltrim, algumas estratégias podem criar um ambiente mais eficiente, acolhedor e centrado no paciente
É cada vez mais evidente que a gestão eficiente de consultas é essencial para garantir o melhor atendimento aos pacientes. Por essa razão, explorar estratégias para reduzir faltas, otimizar agendas, melhorar a experiência do paciente, minimizar remarcações de última hora e aprimorar a eficiência operacional em clínicas e consultórios torna-se um movimento fundamental para os gestores dessas unidades de saúde.
De acordo com Éber Feltrim, especialista e consultor de negócios na área da saúde e CEO da SIS Consultoria, uma das principais preocupações para os prestadores de serviços de saúde é o elevado índice de faltas dos pacientes. A implementação de sistemas para confirmação automatizada, seja por meio de mensagens de texto, e-mails ou aplicativos, pode ser uma solução eficaz. "Essa abordagem reduz a probabilidade de esquecimentos e permite que os pacientes confirmem ou remarquem facilmente suas consultas, evitando o desperdício de tempo e recursos", revela.
Otimizando agendas e melhorando a experiência dos pacientes
A adoção de softwares de gerenciamento de consultas pode proporcionar uma visão panorâmica das agendas, facilitando o balanceamento de horários e a redução de períodos ociosos. "Essa abordagem não apenas maximiza a eficiência, mas também minimiza o tempo de espera dos pacientes", pontua.
Feltrim acredita que a experiência do paciente é um fator determinante para a fidelização e recomendação. "Investir em tecnologias que proporcionem agendamentos online, lembretes personalizados e um ambiente acolhedor na recepção são estratégias eficazes. Além disso, oferecer informações claras sobre os procedimentos, tempos de espera e possíveis custos contribui para uma experiência mais transparente e satisfatória", declara.
Embora seja uma prática comum, as remarcações de última hora podem gerar transtornos significativos na gestão de consultas. "A implementação de políticas de remarcação, combinadas com penalidades leves e flexibilidade, pode incentivar os pacientes a comunicarem suas indisponibilidades com antecedência. Isso não apenas reduz a frequência de remarcações, mas também permite ajustes na agenda sem prejudicar o fluxo de atendimentos", relata.
Aprimorando a eficiência operacional
Para o especialista, uma gestão eficiente não se resume apenas às interações com os pacientes, mas também aos processos internos. "Ferramentas de gestão de consultas, integradas a sistemas de prontuário eletrônico, por exemplo, podem otimizar a coleta de informações, reduzir o tempo de espera e aprimorar a comunicação entre os profissionais de saúde", ressalta.
A confirmação de consultas não se trata apenas de evitar faltas, mas de aprimorar toda a experiência do paciente e otimizar os processos internos das clínicas e consultórios. "Ao adotar abordagens inovadoras e tecnologias eficientes, além de beneficiar os profissionais da saúde, os prestadores de serviços de saúde podem criar um ambiente mais eficaz, acolhedor e centrado no paciente", finaliza.
Dr. Éber Feltrim- Especialista em gestão de negócios para a área da saúde, começou a sua carreira em Assis (SP). Após alguns anos, notou a abertura de um nicho em que as pessoas eram pouco conscientes a respeito, a consultoria de negócios e o marketing para a área da saúde. Com o interesse no assunto, abdicou do trabalho de dentista, sua formação inicial, e fundou a SIS Consultoria, especializada em desenvolvimento e gestão de clínicas.
Publicado na Revista APCD Ribeirão
Edição março de 2024
Publicado em 25/03/2024.
Com a palavra o professor Brufato Ferraz, ministrador da 1ª Jornada da APCD-RP
Respondendo aos questionamentos da jornalista Dalva Maria, com a palavra o professor Dr. BRUFATO FERRAZ. Mestre e Doutor em Endodontia pela FORP-USP
Com a palavra a professora Lívia Fiorin, ministradora da 1ª Jornada da APCD-RP
Respondendo aos questionamentos da jornalista Dalva Maria, com a palavra a professora DRA LIVIA FIORIN, Mestra, Doutora e especialista em Reabilitação oral
Com a palavra a professora Nicole Bettiol, ministradora da 1ª Jornada da APCD-RP
Respondendo aos questionamentos da jornalista Dalva Maria, com a palavra a professora Dra. NICOLE BETTIOL, Mestra e Doutora em Ciências pela FORP/ USP. Especialista em Harmonização Orofacial
(16) 3630-0711