Com a palavra a professora Nicole Bettiol, ministradora da 1ª Jornada da APCD-RP
Respondendo aos questionamentos da jornalista Dalva Maria, com a palavra a professora Dra. NICOLE BETTIOL, Mestra e Doutora em Ciências pela FORP/ USP. Especialista em Harmonização Orofacial
PERFILOPLASTIA, O QUE É?
Dra. Nicole: “Diz respeito às estratégias utilizadas para melhorar o perfil estético. Abordamos desde os planos anatômicos, diferente do que se vê na graduação, entender sobre camadas , os coxinhos gordurosos, as profundidades que tem de adentrar para atingir o que se quer, além disto selecionar o produtos preenchedor para realizar os procedimentos, pois existe um portifólio muito grande para isso, então é fundamental definir o instrumental a ser usado, se agulha ou a cânula, sabendo que o planejamento tem uma ordem, embora não unanime, mas a maioria deve começar do plano do terço superior para o inferior, para conseguir promover o lifting de traz para a frente, da lateral para o centro da face e do fundo para cima ou seja do plano justa ósseo para o subcutâneo.”
ENTÃO EXISTE UMA FORMA DE FAZER HARMONIZAÇÃO?
Não tem receita do bolo para nada. O ideal é individualizar o tratamento para cada paciente, levando em conta o seu perfil, sendo jovem ou senil, se o objetivo é o lifting facial, um rejuvenescimento ou um planejamento para embelezamento. Tudo é personalizado.
O QUE O PACIENTE IDOSO PODE ESPERAR DA HARMONIZAÇÃO?
Para essa faixa de idade podemos trabalhar com os bioestimuladores de colágenos. Flacidez, qualidade de pele, rugas estáticas. Para tudo isso os bioestimuladores de forma suscinta vão depositar estímulos para o próprio organismo produzir o colágeno e com isso é conseguida a melhora da pele e a sustentação nas devidas proporções”.
SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL E FACIAL. ESSE É UM CASAMENTO PERFEITO?
“É um casamento perfeito essa saúde bucal e estética bucal com a facial, de forma harmoniosa. A gente fala que a harmonização facial é a cereja do bolo, entretanto, sem nunca negligenciar a função, cuidando do sorriso, e depois dando aquela pincelada geral para melhorar essa moldura facial. É perfeito desde que sempre priorizando a função.”
A MULHER DESTA ÉPOCA É PRIVILEGIADA?
“A mulher do nosso tempo é privilegiada. O que antes era feito apenas com cirurgia, hoje existem tratamentos minimamente invasivos, com pós procedimento muito mais tranquilo, e com resultados bem mais naturais e graduais, essa é uma tendência, realmente”.
O QUE A DIZER AOS ACADÊMICOS E NOVOS PROFISSIONAIS?
“Acadêmicos e recém formados se inspirem no meu exemplo, entrei na APCD como aluna, de aluna passei para estagiária, depois professora assistente e agora ministradora e coordenadora do Curso de Harmonização Orofacial. Então, essa é uma associação que podem contar, desde o acolhimento ao ensino, além do respaldo civil, isso desde a vida acadêmica e por toda a sua carreira profissional.”
Publicado em 10/09/2024.
Câncer de boca: sintomas, prevenção e tratamento
Especialista aponta atitudes simples que podem ajudar a prevenir a doença
Os distúrbios do sono e a apneia obstrutiva
Afetam significativamente a saúde e o bem-estar dos brasileiros. Perigosos para a saúde, sono ruim, ronco e apneia podem ser minimizados ou zerados pela ortodontia
Mau hálito tem mais de 50 origens e 90% delas estão na boca
A halitose é a terceira causa mais comum de encaminhamento ao dentista depois da cárie dentária e das doenças periodontais
(16) 3630-0711