Com a palavra a Professora Dra. Maria Cristina Borsatto
Respondendo aos questionamentos sobre Cirurgia em Odontopediatria e sobre a especialidade, após palestra na 1ª Jornada Acadêmica da APCD-RP
A cirurgia em Odontopediatria exige cuidados especiais devido às particularidades do paciente infantil, como o desenvolvimento em fase de crescimento, a cooperação limitada e a necessidade de minimizar o trauma emocional e físico. Considerando esses desafios, é importante refletir sobre técnicas, abordagens comportamentais e manejo do dor, garantindo segurança e conforto.
Doutora em Ciências Odontológicas, Dra. Maria Cristina Borsatto é atualmente professora Titular da Disciplina de Odontopediatria do Departamento de Clínica Infantil da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto - USP.
A Professora Cristina Borsatto responde aos questionamentos da Jornalista Dalva Maria sobre o tema de palestra CIRURGIA EM ODONTOPEDIATRIA proferida na 1ª Jornada da APCD-RP.
O que apresentou na palestra cirurgia em Odontopediatria?
Cristina Borsatto: Ao abordar o tema Cirurgia em Odontopediatria, apresentamos desde procedimentos mais simples, casos frequentes na clínica odontopediátrica, até casos mais complexos como cirurgias de dentes supranumerários, dentes anquilosados, odontomas, cistos. Procedimentos estes que o Odontopediatra deve saber realizar. Para elucidar, foram apresentados alguns casos mais raros e diferentes, alguns que devem ser realizados a nível hospitalar.
Quais os casos mais desafiadores?
Os dentes supranumerários em crianças são muito difíceis de serem extraídos pois são cirurgias complexas principalmente em crianças, assim como a remoção de odontomas. Atualmente, tem sido observado um número crescente e muito frequente nos consultórios de frenectomias. Estas podem ser realizadas de maneira convencional ou com laser de alta intensidade, que apresenta algumas vantagens como menor sangramento, e por não necessitar de sutura. Desta forma, nestes casos se torna importante lançar mão das novas tecnologias existentes no comércio.
Odontopediatria, ainda hoje uma especialidade fundamental para a saúde bucal?
A Odontopediatria sempre foi, é e será de fundamental importância para a saúde bucal da criança e do futuro adulto. A criança com uma saúde bucal preservada será provavelmente um adulto também saudável. No entanto, com o surgimento das novas especialidades, as opções de escolha são maiores e a Odontopediatria, que durante alguns anos foi muita procurada acabou tendo uma redução no interesse por parte dos dentistas em relação à esta Especialidade. Atualmente, felizmente, está aumentando novamente o interesse pela especialidade e temos tido turmas completas nos cursos de Especialização. Isso é muito bom pois é fundamental focar na infância e nos métodos preventivos para, no futuro, termos adultos saudáveis.
Qual o maior desafio do Odontopediatra?
A maioria dos tratamentos em criança deve ser feita por Odontopediatras, em função do comportamento destes pacientes infantis, o que geralmente, não é nada fácil. Só mesmo Odontopediatra que conhece as diferentes técnicas de controle do comportamento é capaz de realizar um tratamento de excelência, não causando nenhum tipo de trauma nas crianças frente ao tratamento odontológico. Existem vários métodos diferentes para isso, além de saber dialogar com a criança, pode-se lançar mão das novas tecnologias para a distração das crianças durante a sessão enquanto realizamos o procedimento.
O que diria para interessados na Odontopediatria?
Eu sou uma entusiasta da Odontologia, principalmente da Odontopediatria. Embora bem precocemente os alunos já demonstrem uma preferência pela estética na Odontologia, o que é muito importante também, a Odontologia é muito mais ampla. Precisamos dar ênfase e ensinar sobre a importância da prevenção das principais doenças que acometem a cavidade bucal que são a cárie e a doença periodontal. Nossos alunos precisam saber atuar em todas as áreas, Endodontia, Cirurgia, Prótese, Odontopediatria, Periodontia, Dentística, dentre outras. Esse é o caminho! Hoje a Harmonização Orofacial é uma Especialidade muito procurada, e nós cirurgiões dentistas temos capacidade para fazer os procedimentos, conhecemos muito bem a anatomia, histologia e fisiologia, entretanto, as outras especialidades sempre foram e sempre serão importantes. Assim, a Odontopediatria é fundamental para que as crianças de hoje sejam adultos saudáveis amanhã.
.
Hoje, o CROSP conta com mais de 175 mil profissionais inscritos. Além dos cirurgiões-dentistas, o CROSP detém competência também para fiscalizar o exercício
Publicado em 30/10/2024.
Aqui na APCD Ribeirão é tempo de fazer uma reflexão sobre as conquistas de 2024
Eis que chega dezembro, tempo de comemorar, desejamos a todos um santo natal e boas festas
Mau hálito: livro traz orientações técnicas do especialista
São abordados desde quadros leves que podem ser solucionados em casa, até situações que requerem atenção profissional especializada
Qualidade do sono: 3 dicas para dormir melhor
Isabel Braga é médica, doutora pela Fiocruz, referência em transtornos do sono e autora do livro Noites de Renovação
(16) 3630-0711