COA – CONSELHOACADÊMICO DA APCD

Empossados na presidência do COA da APCD Ribeirão: Martina Martini como presidente e Leonardo Lombardi como vice-presidente

Leonardo e Martina com Jucelino Kojima e Wilson Chediek da APCD Central
Leonardo e Martina com Jucelino Kojima e Wilson Chediek da APCD Central

omaram posse no Conselho Acadêmico da APCD Central, como presidente pela APCD Ribeirão Preto, a acadêmica Martina Martini, e como vice-presidente Leonardo Lombardi. A diplomação foi realizada em solenidade em São Paulo, no recinto do CIOSP, no dia 25 de janeiro, durante a reunião  da APCD Central.

O Conselho Acadêmico da APCD (COA) é o órgão que coordena e supervisiona as atividades dos acadêmicos filiados à APCD e constituído pelo presidente e vice presidente do COA da APCD; presidentes dos COAs das Regionais, além de diretores acadêmicos das Regionais que não possuírem COA.

De acordo com Martina Martini, acadêmica do Curso de Odontologia da UNAERP, ela tem participado e gosta muito de se envolver com a organização de eventos acadêmicos e a indicação para a presidência do COA da APCD Ribeirão Preto foi bem-vinda.

"É uma honra poder atuar representando a associação, buscar trazer os colegas para o convívio associativo e poder promover ações para estimular  o aprendizado para os acadêmicos, além de experiências que contribuam para o sucesso futuro no mercado", salienta Martina.

Segundo ela, já estão sendo amadurecidas ideias e propostas, para em breve serem expostas e discutidas com os representantes regionais no CONEGE e, num  futuro próximo, com COAs das outras regionais, para serem desenvolvidas algumas ações em comum. "A principio, pretendemos organizar palestras e hands on,  sempre com temas atuais de interesse do acadêmico e profissional recém formado, para consequentemente trazê-los para o convívio associativo.  Enfim estamos entusiasmados com a Odontologia e com a APCD, que nos acolhe e prepara para entrar no mercado. Para isso, é grande a disposição para organizar ações e eventos que aproximem os acadêmicos da associação", frisa Martina.

Leonardo Lombardi, acadêmico do 4º ano Curso de Odontologia da UNAERP, durante esses anos, sempre participou das atividades acadêmicas, interagindo muito com os alunos de todas as etapas do Curso.

"Fiquei honrado e muito feliz com a indicação, sei quais implicações e responsabilidades e  como é importante para a associação e os acadêmicos. Pretendemos fazer um planejamento, organizar e realizar diversas ações ", pontua Leonardo, acrescentando que participando da reunião no CIOSP pode ver de perto a sua capacidade de organização e de promover a união da classe na APCD.

"A associação está de braços abertos para os profissionais e para nós, os acadêmicos, senti que faço parte de uma nova família, onde encontro amigos com os quais poderei me aconselhar, trocar experiências para superar as dificuldades em comum. Embora possamos ser concorrentes no mercado, somos solidários na busca de promover avanços da Odontologia, uma ciência sempre em evolução científica e tecnológica. Por tudo isso estou motivado para desempenhar meu papel como vice-presidente do COA da APCD-Ribeirão."

 


 
Artur Martini e Regis Peporini com Leonardo Lombardi, Martina Martini, exibindo diplomação.

 



Ao centro, exibindo a diplomação, Martina Martini com seus familiares  Cátia, Pietra e Artur Martini (E)  Leonardo Lombardi com seus pais - Carla Lombardi  e Marco Souza (D).  


O QUE COMPETE AO CONSELHO ACADÊMICO DA APCD

Segundo dados divulgados pelo portal da APCD, o COA foi criado no dia 19 de julho de 1994, em reunião realizada na APCD Central. O Conselho Acadêmico da APCD (COA) promove a interação entre os acadêmicos das diferentes universidades ampliando este intercâmbio junto à APCD. Assim, fica responsável pela representação acadêmica das universidades, posicionando os interesses dos mesmos perante a classe odontológica, suas responsabilidades sociais e políticas.

Além disso o COA favorece o progresso de atividades científicas em congressos e cursos, ainda ações de cunho social, cultural e esportivo. Proporciona oportunidades de aprimoramento técnico-pessoal, inserção à realidade profissional e trabalhos em equipe, possibilitando que o acadêmico coloque em prática seus conhecimentos adquiridos.

 

CUMPRE AO COA DA APCD, ALÉM DO ESTABELECIDO EM SEU ESTATUTO:
• Intermediar gestões entre o alunato e a APCD, Macrorregiões e Regionais;
• Elaborar plano e supervisionar atividades sociais, culturais, científicas, de lazer e esportivas destinadas a acadêmicos;
• Designar dentre os associados acadêmicos um representante junto aos diversos órgãos da APCD que tenham tal previsão em seus regimentos;
• Estabelecer relações com entidades nacionais e internacionais de acadêmicos de Odontologia ou afins, com a aquiescência da Diretoria da APCD, ad referendum do CDEL.
 

Publicação da Revista APCD Ribeirão 
Edição: fevereiro 2024


Publicado em 22/02/2024.

APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto

(16) 3630-0711

Rua Casemiro de Abreu, 660 - Ribeirão Preto (SP)
Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu formulário de inscrição foi encaminhado com sucesso.