Bichectomia
As indicações da Odontologia e os resultados estéticos

As bochechas proeminentes são frequentes nas crianças, acabam auxiliando o bebê na sucção, durante a amamentação, depois com o passar dos anos acabam diminuindo. Porém, muitos adultos não perdem esse volume na face, podendo causar mordidas involuntárias na parte interna das bochechas, provocando aftas constantes machucados e até sangramentos.
Para esses casos é indicado fazer a Bichectomia, procedimento cirúrgico estético-funcional, cujo principal objetivo é reduzir o tamanho das bochechas. Retira-se as bolas de Bichat, tecido gorduroso localizado abaixo das maçãs do rosto.
“A maioria das pessoas acredita que a bichectomia tem apenas finalidade estética. Contudo, sua principal indicação é funcional para eliminar trauma crônico em pacientes com mordedura de bochechas frequentes e linha Alba, que aumenta o corredor bucal. Quanto a
Segundo a especialista, as gorduras da Bola de Bichat são as últimas a serem consumidas pelo organismo, só diminui se o próprio indivíduo já queimou praticamente todas as outras, o que é muito difícil acontecer.
Destaca ainda, alguns estudos apontam que a bola de bichat pouco se altera com a idade, mas sempre é preciso ter o cuidado para não tirar em excesso na cirurgia.
Os cirurgiões-dentistas que realizam a Bichectomia são: bucomaxilofacial ou especialista em harmonização orofacial e a cirurgia ocorre em consultório, com anestesia local.
“Independentemente da especialidade do cirurgião, é fundamental escolher profissional qualificado para isso, visto que a cirurgia envolve riscos, apesar de ser simples”, orienta a profa. Nicole Bettiol.
Cuidando de si mesma:
Nicole Bettiol fez Bichectomia
Periodicamente a EAP da APCD Ribeirão Preto promove cursos de Imersão de Bichectomia. Foi no final de um deles que a prof. Nicole Bettiol, fez a cirurgia de Bichectomia, com o mestre em endodontia Artur Rocha Martini, um dos participantes do curso. “Minha motivação foi por estética mesmo, o pós operatório foi tranquilo, adorei o resultado, realmente fez a diferença, suavizou a minha expressão facial”, revelou Bettiol, acrescentando, “Hoje a posologia medicamentosa mudou e os inchaços mais controlados”.
Segundo Artur Martini o curso é excelente, mostra a técnica com clareza, demonstrando os cuidados necessários para evitar complicações. “É uma cirurgia simples, entretanto, deve ser feita por profissional qualificado”, alerta Martini.
A Bichectomia faz parte de um dos módulos do programa desenvolvido no curso de Especialização em Harmonização Oro Facial da EAP Dr. Raphael Baldacci da APCD-RP.
Fonte: Revista APCD Ribeirão
Edição: agosto 2022
Publicado em 10/08/2022.

Cirurgiões dentista têm no DNA o mesmo anseio: a disposição e gosto por aprender e se superar sempre
Neste mês de maio, quero cumprimentar as muitas mulheres cirurgiãs-dentistas mães, que se desdobram para cumprir bem o papel de mãe e de profissionais

Noites mal dormidas podem trazer riscos á saúde mental
Uso de suplementos para melhorar a qualidade do sono cresce no Brasil; registrado o aumento de 25% nas vendas da melatonina. Falta de sono reduz emoções positivas, aumenta a ansiedade

Porque dentistas também devem adotar práticas de sustentabilidade
Por Ana Falcão Gierlich, advogada e especialista em Direito Médico e Odontológico. Segundo ela, hoje a ideia de adotar práticas sustentáveis cresce em ritmo acelerado
(16) 3630-0711