Bichectomia

As indicações da Odontologia e os resultados estéticos

Bichectomia

As bochechas proeminentes são frequentes nas crianças, acabam auxiliando o bebê na sucção, durante a amamentação, depois com o passar dos anos acabam diminuindo. Porém, muitos adultos não perdem esse volume na face, podendo causar mordidas involuntárias na parte interna das bochechas, provocando aftas constantes machucados e até sangramentos.

Para esses casos é indicado fazer a Bichectomia, procedimento cirúrgico estético-funcional, cujo principal objetivo é reduzir o tamanho das bochechas. Retira-se as bolas de Bichat, tecido gorduroso localizado abaixo das maçãs do rosto.

“A maioria das pessoas acredita que a bichectomia tem apenas finalidade estética. Contudo, sua principal indicação é funcional para eliminar trauma crônico em pacientes com mordedura de bochechas frequentes e linha Alba, que aumenta o corredor bucal. Quanto a 

Segundo a especialista, as gorduras da Bola de Bichat são as últimas a serem consumidas pelo organismo, só diminui se o próprio indivíduo já queimou praticamente todas as outras, o que é muito difícil acontecer.

Destaca ainda, alguns estudos apontam que a bola de bichat pouco se altera com a idade, mas sempre é preciso ter o cuidado para não tirar em excesso na cirurgia.

Os cirurgiões-dentistas que realizam a Bichectomia são: bucomaxilofacial ou especialista em harmonização orofacial e a cirurgia ocorre em consultório, com anestesia local.

“Independentemente da especialidade do cirurgião, é fundamental escolher profissional qualificado para isso, visto que a cirurgia envolve riscos, apesar de ser simples”, orienta a profa. Nicole Bettiol.

 

Cuidando de si mesma:
Nicole Bettiol fez Bichectomia

 

Periodicamente a EAP da APCD Ribeirão Preto promove cursos de Imersão de Bichectomia. Foi no final de um deles que a prof. Nicole Bettiol, fez a cirurgia de Bichectomia, com o mestre em endodontia Artur Rocha Martini, um dos participantes do curso. “Minha motivação foi por estética mesmo, o pós operatório foi tranquilo, adorei o resultado, realmente fez a diferença, suavizou a minha expressão facial”, revelou Bettiol, acrescentando, “Hoje a posologia medicamentosa mudou e os inchaços mais controlados”.

Segundo Artur Martini o curso é excelente, mostra a técnica com clareza, demonstrando os cuidados necessários para evitar complicações. “É uma cirurgia simples, entretanto, deve ser feita por profissional qualificado”, alerta Martini.

A Bichectomia faz parte de um dos módulos do programa desenvolvido no curso de Especialização em Harmonização Oro Facial da  EAP Dr. Raphael Baldacci da APCD-RP.
 

Fonte: Revista APCD Ribeirão
Edição: agosto 2022


Publicado em 10/08/2022.

APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto

(16) 3630-0711

Rua Casemiro de Abreu, 660 - Ribeirão Preto (SP)
Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu formulário de inscrição foi encaminhado com sucesso.