Atendimento humanizado em ODONTOPEDIATRIA
Ver a forma humanizada dos professores atuarem, com todo cuidado e carinho com as crianças, foi tocante, diz a Dra. Marlei Seccani

Atualizar, conhecer novas técnicas e trocar experiências. Motivada por esses objetivos a especialista, mestre e doutora em Odontopediatria Marlei Seccani fez o Curso de Imersão de Cirurgia em Odontopediatria, promovido pela APCD Ribeirão Preto.
Segundo ela, com quase 40 anos atuando na especialidade, mesmo tendo feito especialização, mestrado e doutorado em Odontopediatria e tendo atuado como docente na cadeira de clínica infantil por mais de 20 anos, sempre há como agregar novos conhecimentos e técnicas, destacando ser o que ocorreu com a técnica apresentada pela Dra. Marcia Amar e os professores com a Cirurgia de Frenectomia com o uso do Laser.
“Agregou valor aos meus conhecimentos e técnicas. Cirurgia em tecido mole não é um procedimento feito por mim. Convenhamos, operar sem sangramento é bem menos traumático, a reparação e cicatrização dos tecidos ocorre num tempo muito menor”, pontua Seccani.
A odontopediatra salientou que nos dois dias de curso, houve muito aprendizado e troca de energia.
“Ver a forma humanizada dos professores atuarem, com todo cuidado e carinho com as crianças, foi tocante. Houve muita troca de energia e interação. Pudemos nos confraternizar almoçando juntas e o tempo todo era notório o entusiasmo das participantes do curso. Como eu, estavam todas encantadas”, revelou ela.
Questionada sobre a razão por persistir na Odontopediatria, Marlei Seccani foi enfática ao revelar que na especialidade está a sua realização.
“Sou apaixonada pela Odontopediatria, fiz especialização, mestrado e doutorado e atuei por anos na carreira acadêmica na Odontopediatria. Cada criança com a qual trabalho me dá a oportunidade de aprender com ela, graças a elas há um brilho maior em meus olhos, essas crianças alimentam meu espirito, abastecem meu coração. São praticamente 40 anos de Odontopediatria, me sinto abençoada e agradeço muito a Deus por isso! “, conclui.
ODONTOPEDIATRIA
A Odontopediatria é uma especialidade ímpar, na qual os procedimentos clínicos envolvem todas as outras Especialidades, porém aplicadas em pacientes infantis. A Odontopediatria teve o seu auge de procura por cursos há décadas atrás, retornando a ser procurada pelos profissionais atualmente. Hoje existem 9.049 odontopediatras no Brasil, segundo o site do Conselho Federal de Odontologia. É uma especialidade considerada difícil por muitos profissionais, pois atender crianças, muitas vezes chorando, requer muita paciência e destreza para um atendimento mais rápido. As estatísticas mostram que esta é uma especialidade mais atrativa para as mulheres, que totalizam 8120 odontopediatras, sendo que os demais 929, são do sexo masculino.
Dra. Maria Cristina Borsatto
Fonte: Revista APCD Ribeirão – edição 10/2022
Publicado em 04/11/2022.

Cirurgiões dentista têm no DNA o mesmo anseio: a disposição e gosto por aprender e se superar sempre
Neste mês de maio, quero cumprimentar as muitas mulheres cirurgiãs-dentistas mães, que se desdobram para cumprir bem o papel de mãe e de profissionais

Noites mal dormidas podem trazer riscos á saúde mental
Uso de suplementos para melhorar a qualidade do sono cresce no Brasil; registrado o aumento de 25% nas vendas da melatonina. Falta de sono reduz emoções positivas, aumenta a ansiedade

Porque dentistas também devem adotar práticas de sustentabilidade
Por Ana Falcão Gierlich, advogada e especialista em Direito Médico e Odontológico. Segundo ela, hoje a ideia de adotar práticas sustentáveis cresce em ritmo acelerado
(16) 3630-0711