APCD RP atende cerca de 80 pacientes na campanha de Câncer Bucal

APCD RP atende cerca de 80 pacientes na campanha de Câncer Bucal

O público que compareceu estava consciente da importância da avaliação adequada. Cerca de 10% foram agendados para procedimento de biópsia.

A Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas de Ribeirão Preto, APCD RP, realizou na última quarta-feira, 14/04, um mutirão de atendimento para detecção de Câncer Bucal. O evento atendeu 78 pacientes, desses, oito foram agendados para realização de biópsia. Um paciente apresentou lesão de pele na face fortemente sugestiva de malignidade, sendo encaminhado para atendimento de médico especializado.

O evento realizado na sede da Associação, localizado na Avenida do Café 1080, recebeu pacientes com lesão há mais de dois anos, como o aposentado Aldo Lassali. “Estou com esse machucado há mais de dois anos e por nada se cura”, explica. Aldo foi um dos casos encaminhados para biopsia.

De acordo com um dos coordenadores do mutirão, o Cirurgião Buco-Maxilo-Facial Dr. Jorge Liporaci, o evento atendeu todas as expectativas. “O público que compareceu estava consciente da importância da avaliação adequada, sendo que todos foram orientados e aqueles que necessitam de biópsia já foram agendados para o procedimento no curso de cirurgia Buco-Maxilo-Facial da APCD RP”.

Outro exemplo é do marmorista Márcio Miranda da Silva, que possui uma “bolinha” na boca há mais de dois meses. “Esse atendimento é muito bom, pois com a correria do dia-a-dia, acabamos sempre deixando para amanhã e muitas vezes não temos tempo, com esse mutirão, o processo é rápido e em pouco tempo saímos com o diagnostico” exalta.

No atendimento, foram diagnosticados outros problemas relacionados a lesões dentais, totalizando 17 pacientes, sendo 9 que apresentavam lesões relacionadas ao aparecimento dos dentes do Ciso, e já foram encaminhadas para tratamento cirúrgico na própria entidade e 8 pessoas com necessidades de endodontia (tratamento de canal, que também foram agendadas e encaminhadas).

De acordo com o presidente da APCD RP, Artur Martini, dentre estas lesões encontradas, uma tem característica de malignidade e deverá ser tratada imediatamente. “Eu mesmo farei o acompanhamento desse paciente, as demais serão operadas. Senão fossem detectadas, estas lesões poderiam evoluir para a malignidade e trazer transtornos ao paciente”, explica.

Outros 45 pacientes sem lesões apresentaram diversos problemas odontológicos sendo 26 com problemas de periodontia grave e avançada com necessidade de raspagem periodontal, 15 com problemas de necessidade de troca de restaurações e quatro com necessidade de exodontias (extrações dentais). Todos foram encaminhados e agendados para correção dos problemas

“O Papel Social da APCD RP foi cumprido, e estamos muito felizes por ter ao menos diagnosticado os problemas a tempo. O que me preocupa, é que estas pessoas deveriam receber um cuidado melhor, no entanto só foram atendidos por causa da boa vontade de um grupo específico de pessoas que demonstram boa vontade de ajudar o próximo, como é o caso dos colaboradores da APCD RP”, finaliza Artur Martini.

O evento contou com a voluntariedade de sete professores e mestres em diagnóstico, cirurgia e odontologia, são eles: Dr. Jorge Liporaci, Dr. Pablo Samueli, Dr. Artur Martini, Dr. Paulo Fracon, Dra. Mara Roberta Soares, Dra. Natália, Dr. José Antonio, 20 cirurgiões dentistas voluntários e alunos de pós-graduação em endodontia.
 
Caso o paciente que apresente feridas na boca que não saram há mais de 21 dias, e não puderam comparecer, basta procurar telefonar e agendar triagem na APCD RP, Avenida do Café, 1080,  às segundas-feiras às 18 horas no curso de Cirurgia para avaliação. Maiores informações: (16) 3630-0033.

APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto

(16) 3630-0711

Rua Casemiro de Abreu, 660 - Ribeirão Preto (SP)
Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu formulário de inscrição foi encaminhado com sucesso.