Anestesia em Odontologia
Cirurgiões-Dentistas podem continuar fazendo anestesia local normalmente, entretanto, para sedação profunda devem ter sala de recuperação e o acompanhamento de anestesista
Sociedade Brasileira de Anestesiologia entrou com ação contra o Conselho Federal de Odontologia alegando que os cirurgiões-Dentistas não possuem formação para a aplicação de anestesia. A Justiça decidiu mudar, parcialmente, as regras para uso de anestesia em consultórios odontológicos. Assim os procedimentos nos quais são utilizados a anestesia local, como uma obturação ou retirada de dente do siso, não há mudanças para a injeção anestésica na gengiva e para o uso do óxido nitroso que o paciente respira junto com o oxigênio, para relaxar.
A sociedade médica pediu à Justiça que fosse proibida a realização de procedimentos em pacientes com uso de fármacos de uso controlados, como opioides e sedativos, em consultórios dos cirurgiões-dentistas. No entanto, a decisão não proíbe os cirurgiões-dentistas de fazerem o procedimento, mas determina que agora eles têm que seguir as regras do Conselho Federal de Medicina. Entre elas, ter uma sala de recuperação pós-anestésica e é necessário um profissional anestesista responsável, exclusivamente, para fazer a anestesia. Uma pratica não usual pelo cirurgião-dentista, que quando há necessida de sedação profunda esse procedimento é feito em hospitais, que possui todo aparato necessário.
DRA ISAMARA CAVALCANTI - ESPECIALISTA EM ODONTOLOGIA LEGAL ESCLARECE QUE O CFO JÁ TEM RESOLUÇÃO PARA USO DE ANALGESIA POR ÓXIDO NITROSO E CITA AS RESOLUÇÕES.
- A Lei 5.081/66, que rege a Odontologia, libera os cirurgiões-dentistas para fazerem a anestesia local e troncular.
- A Resolução do CFO – 32, de 04 de outubro de 2002, regulamenta a utilização da anestesia geral na prática da Odontologia.
- A Resolução do CFO 51, de 30 de abril de 2004, habilita o cirurgião-dentista na aplicação da analgesia ou sedação consciente com óxido nitroso.
- A disciplina anestesia local faz parte do programa dos cursos de graduação e pós-graduação em Odontologia.
Segundo a especialista, o CFO deixou claro, através de manifestação do seu presidente, que somente o Conselho Federal de Odontologia pode fiscalizar os Cirurgiões-Dentistas e que as normativas para deixar mais claras as diretrizes para os CDs =estão sendo elaboradas.
Publicado em 22/04/2024.
Conselho Federal de Odontologia leva ampla programação de debates e serviços para 42ª edição do CIOSP
Durante os quatro dias de evento, a ARENA CFO abordará temas como sustentabilidade, segurança do paciente, humanização do atendimento odontológico, avanços nas diversas áreas da Odontologia, entre outros
As expectativas de concluintes do curso de Cirurgia Buco Maxilo Facial são superadas
Conheça o conteúdo pelo site: www.apcdrp.com.br . Interessados reservem vagas pelo fone (16) 3630 0711
Mais uma turma conclui curso de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial
Muitos casos clínicos solucionados e participantes saindo preparados para realizar cirurgias com segurança. Nova turma sendo montada para 2025
(16) 3630-0711