Abordagem oriental e ocidental científica da Acupuntura na Odontologia no CIOSP
Vários relatos sobre trabalhos de pesquisa foram apresentados pela Profa. Dra. Cristina Borsatto, demonstrando a eficácia da Acupuntura na Odontologia. Apesar disso, a disciplina faz parte da grade curricular somente de 7 faculdades no país

A Acupuntura se tornou uma especialidade odontológica há 10 anos, em 2014, e até hoje muitos cirurgiões dentistas não tem conhecimento sobre este fato. Assim, nestes últimos dez anos tenho participado de inúmeros congressos, jornadas, simpósios para difundir um pouco destes conhecimentos sobre esta Especialidade tão importante, e que tem inúmeras indicações de tratamento na nossa área.
No 42o CIOSP, inicialmente foi abordado a origem, as bases da Medicina Tradicional Chinesa que são provenientes de conceitos filosóficos e religiosos como o Taoísmo, Budismo e Confucionismo, e por isto a Acupuntura foi desacreditada durante muito tempo no Ocidente.
Mesmo atualmente, podendo ser abordada a parte científica apenas, uma vez que existem 47.717 trabalhos publicados que podem ser encontrados numa busca no PUBMED a maior base de dados constando trabalhos da área da saúde, os conceitos orientais não podem ser esquecidos. Assim, foram abordados os conceitos de Yin e YANG, os Cinco Elementos ou Movimentos e o Relógio Orgânico, além evidentemente dos 12 Meridianos Principais, que são canais de energia que estão distribuídos em todo o nosso corpo e que se interconectam formando uma grande circulação, semelhante à corrente sanguínea.
O mecanismo de ação da Acupuntura está comprovado cientificamente tanto em relação aos problemas sistêmicos como aos emocionais. As agulhas penetram em pontos específicos do corpo e são denominados acupontos, que estão conectados aos meridianos, e reequilibram e harmonizam a energia ou Chi, que percorre estes meridianos.
Este conceito ainda não é bem aceito no Ocidente. No entanto, o que se comprovou cientificamente é que com a inserção das agulhas nestes acupontos ocorre a liberação de neurotransmissores como endorfinas, e hormônios que ajudam a reduzir a dor e promover bem-estar, pela liberação de serotonina e dopamina. Além disto, outros efeitos a nível de Sistema Nervoso Central e efeitos anti-inflamatórios também já foram comprovados. Foi apresentado um trabalho de TCC de uma aluna da graduação da FORP-USP no qual foi realizado um levantamento de quantas faculdades públicas e privadas apresentavam na grade curricular a disciplina de Acupuntura na Odontologia, e das 53 Faculdades Públicas apenas 4 Faculdades ministram este conteúdo, FORP-USP, FOP-UNICAMP, Universidade Federal da Paraíba e Universidades Federal do Paraná.
Das 554 Faculdades Particulares, 3 abordam o tema Acupuntura e 9 Práticas Integrativas e Complementares. Assim, concluiu-se que a oferta desta disciplina é muito escassa e que deveria ser implementada nas Faculdades, uma vez que quando o aluno entra em contato com este conteúdo na graduação, há um aumento do seu interesse pelo assunto e até pela realização desta especialidade.
Foram abordados outros trabalhos relacionados à auriculoterapia e acupuntura realizados pelo nosso grupo de pesquisa e que despertou grande interesse. Assim, uma tese de doutorado intitulada “Avaliação pela pulsologia eletrônica ryodoraku da aplicação de agulhas e do laser de baixa intensidade em pontos de acupuntura no controle do bruxismo: estudo clínico randomizado” um trabalho muito extenso e que ainda será publicado, concluiu que a acupuntura e a aplicação do LBI Laser de baixa Intensidade) nos acupontos utilizados nesta pesquisa promoveram efeitos benéficos no controle de todas as formas de manifestação do bruxismo. Além de diminuir a ansiedade e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Outros trabalhos foram relatados, assim como, os novos projetos que estão em andamento sob minha orientação, além de alguns casos clínicos bem interessantes. Assim, finalizamos nossa participação durante o 42° CIOSP.
Dra. Cristina Borsatto
Profa. titular da disciplina de odontopediatria da forp usp. Desenvolve e orienta pesquisas na área de odontologia e acupuntura aplicada á odontologia, com ênfase em odontopediatria.
Publicado em 11/03/2025.

Cursos de Imersão: Ortodontia - Planejamento Digital com a Dra. Lucila Akinaga Moreira
Domine o planejamento digital e transforme o tratamento ortodôntico com alinhadores fazendo o curso realizado nos dias 27, 28 e 29 de março. Confira também os Cursos de HOF e Dentística

APCD-FAOA Ribeirão Preto lança Curso de Capacitação em Perícia Judicial Odontológica
Com duração de 2 meses, o curso ministrado pela Dra. Isamara Cavalcanti e professores convidados. O curso acontece em abril e maio, já com datas definidas

Woson agradece a acolhida da classe odontológica no 42º Congresso Internacional de Odontologia – CIOSP
A Woson, em sua já tradicional Arena de Cursos, apresentou palestras gratuitas ministradas pelo time dos Feras da Odontologia
(16) 3630-0711