A Woson e ano do dragão. Artigo de Waldomiro Peixoto

Quem nasceu no início de 2024, a partir de 10 de fevereiro, quando se iniciou o Ano do Dragão, já traz em seu âmago as características do animal mítico

A Woson e ano do dragão. Artigo de Waldomiro Peixoto

Os chineses e outras nações que adotam seu Calendário e Horóscopo creem que nós guardamos na essência de nosso coração as características do animal que rege o ano em que nascemos. Quem nasceu no início de 2024, a partir de 10 de fevereiro, quando se iniciou o Ano do Dragão, já traz em seu âmago as características do animal mítico.

O Dragão é símbolo de poder, força, empreendedorismo e imaginação. Expressa ousadia, coragem e criatividade. E não é um animal real como são os outros onze; é um animal mítico, com um amplo significado. Como disse Fernando Pessoa, “o mito é o nada que é tudo”.

No Calendário Chinês há 12 animais, um para cada ano, que se repetem de 12 em 12 anos. E a cada 5 repetições – que totalizam 60 anos – completa-se e muda-se o ciclo. São eles: Rato, Boi, Tigre, Gato (substituído pelo Coelho pelo próprio Buda, de acordo com a lenda), Dragão, Serpente, Cavalo, Carneiro, Macaco, Galo, Cão e Porco.

A lenda diz que o Rato era sempre muito próximo de Buda e quem lhe levava alimentos. Isso gerou ciúme no Gato que comeu o Rato. Para punir o Gato, Buda o substituiu pelo Coelho e manteve o Rato tal e qual era.

Os chineses e outras nações que adotam seu Calendário e Horóscopo creem que nós guardamos na essência de nosso coração as características do animal que rege o ano em que nascemos. Quem nasceu no início de 2024, a partir de 10 de fevereiro, quando se iniciou o Ano do Dragão, já traz em seu âmago as características do animal mítico, conforme acima.

O início do Calendário Chinês é considerado a partir de 2.637 a. C., que, ao ser somado ao ano 2.024 d. C., resulta em 4.661 anos do Calendário Gregoriano (365 dias por ano, ou 366 a cada 4 anos, com base nos movimentos da Terra em torno do Sol) adotado pela cultura ocidental e parte de alguns países asiáticos. Estamos em 2.024, considerado o ano 4.772 do Calendário Chinês. Por que a diferença? Porque, diferentemente do gregoriano, o chinês segue o ano lunissolar, que conta os 12 ciclos da Lua ao redor do Sol e totalizam 354 dias, motivo por que, a cada 3 anos, um ano chinês tem 13 meses. Ao longo de todos estes séculos, a diferença acumulada já é de 111 anos e seguirá aumentando.

Então, conforme o Calendário Chinês, 2024 é um período propício à prosperidade e eventos auspiciosos indicativos de muito sucesso em termos gerais. Que bom! Um ano bastante positivo, de muitas mudanças para melhor, condizentes com poder, força, empreendedorismo e imaginação típicos do Dragão.

Os asiáticos, em grande parte, levam muito a sério, desde a antiguidade até os dias atuais impregnados de tanta tecnologia, o seu Calendário, Horóscopo e Astrologia. Os principais países que também se norteiam pelo Calendário Chinês, obviamente adequados às suas especificidades culturais locais, são Japão, Coreias, Taiwan, Vietnam, Tailândia e, claro, os demais países asiáticos em seu entorno. Lembramos, conforme já dito acima, que há alguns países asiáticos que adotam o Calendário Gregoriano.
 

Os principais países asiáticos se norteiam pelo Calendário Chinês

Nós, ocidentais, estamos acostumados ao calendário gregoriano com seu respectivo horóscopo e astrologia que, em comparação com o calendário chinês e respectivo horóscopo e astrologia, é muito mais simples. Segundo especialistas, as previsões chinesas são muito mais completas e mais assertivas por cruzarem dados mais complexos e dotados de uma rica sabedoria milenar, desde as origens aplicada com muito esmero. Por exemplo, cruza as energias Yin e Yang com as dos 5 elementos naturais mais as energias dos movimentos cíclicos lunissolares (da Lua em torno do Sol).

O princípio Yin e Yang é o da dualidade, dos opostos, da polaridade, estes três últimos bastante familiares aos estudiosos ocidentais. O Yin é introspectivo, associado à contenção, passividade, repouso e manutenção. O Yang é expansivo e extrovertido, associado à vibração, atividade, agitação e criação. Ambos não se manifestam de forma pura e exclusiva no indivíduo e nem na coletividade. Pode haver predomínio ora de um, ora de outro, mas ambos sempre estão presentes. Não se separam e nem se excluem, antes interagem e se complementam, completam-se.

Os cinco elementos naturais são: madeira, fogo, terra, metal e água, cada um com sua energia própria, que expressam os arquétipos ancestrais em cada um de nós. O arquétipo é um modelo, um padrão ou um paradigma a seguir. Por exemplo, quem nasceu em 1950, a partir de fevereiro, é Tigre de Metal; em 1962, é Tigre de Água; em 1974, é Tigre de Madeira e assim sucessivamente, combinando animais, elementos naturais e predomínio de uma da energias opostas. Cinco elementos multiplicados pelos 12 animais resultam no ciclo de 60 anos, ora yin ora yang. Como se pode notar, há um padrão a seguir.

Para você saber qual é o seu elemento, procure nos sites especializados a Tabela dos 05 Elementos do Horóscopo ou Calendário Chinês e localize o ano e o período em que você nasceu.

Por conta disso tudo, esse Calendário está bastante presente na vida e na cultura do povo chinês com forte influência em suas atividades pessoais e profissionais, da agricultura à indústria, afetando por inteiro toda a sociedade chinesa. “A virada de ano na China é um dos eventos mais tradicionais do país. Oficialmente, o feriado possui três dias, mas costuma se estender por sete dias e as festividades acabam durando até 15 dias.” (https://mundoeducacao.uol.com.br/china/ano-novo-chines.htm). Assim como o Carnaval no Brasil, as festas de virada de ano na China são essencialmente culturais, são parte da alma e do jeito de ser chinês.

A Woson, fundada em 1.985 na China, e que iniciou suas atividades aqui no Brasil, em 2017, obviamente segue o calendário, cultura e costumes brasileiros, mas está profundamente conectada com a cultura chinesa por respeitar suas origens, onde tudo começou. Há uma consciência de que a mistura de tudo isso contribui para a união, o progresso e o desenvolvimento entre os homens. O Brasil é um país profundamente miscigenado que abraça e acolhe, como, desde o início, aconteceu com a Odontologia brasileira, uma das mais importantes do mundo, que abraçou, acolheu e reconheceu os valores de qualidade e bom atendimento da Woson, sempre voltados para a saúde e bem-estar das pessoas.

Compreender a cultura de outros povos ajuda a estreitar os laços do mundo globalizado de hoje. Que tenhamos prosperidade e sucesso, resultado do poder do empreendedorismo e da força transformadora do trabalho, na crença de que um mundo melhor para todos é possível a partir da ação conjunta de homens, raças e culturas diferentes. Feliz Ano do Dragão para todos!


Woson - Liderando inovação.
Artigo de Waldomiro Peixoto – consultor técnico da Woson.


Publicado na Revista APCD Ribeirão 
Edição março de 2024


Publicado em 27/03/2024.

APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto

(16) 3630-0711

Rua Casemiro de Abreu, 660 - Ribeirão Preto (SP)
Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu formulário de inscrição foi encaminhado com sucesso.