A prevenção na Odontologia
Estudos apontam que problemas bucais, como cáries, gengivite e periodontite, não afetam apenas os dentes e as gengivas, podendo ser a causa para outras complicações
A saúde bucal, muitas vezes subestimada, desempenha um papel fundamental na qualidade de vida das pessoas. Não se trata apenas de manter os dentes mais brancos e um sorriso bonito, mas sim de garantir o bem-estar geral do organismo por meio de práticas preventivas.
De acordo com o Dr. Gustavo Belligoli, odontólogo especialista em Implantodontia, ortodontia e Harmonização Orofacial, a boca é uma janela para a saúde geral do corpo. “Estudos apontam que problemas bucais, como cáries, gengivite e periodontite, não afetam apenas os dentes e as gengivas, podendo ser a causa para outras complicações”, alerta.
PREVENÇÃO E TRATAMENTO CORRETIVO
Existe, muitas vezes, a ênfase no tratamento corretivo, lidando com problemas bucais somente quando eles se manifestam. No entanto, a verdadeira chave para a saúde bucal eficaz está na prevenção. “Escovação regular, uso de fio dental e visitas periódicas ao dentista não devem ser vistas apenas como medidas corretivas, mas sim como práticas essenciais de autocuidado, que evitam problemas antes mesmo de surgirem”, revela.
Ainda assim, o especialista acredita que a saúde preventiva na odontologia vai além desses passos. “Inclui a conscientização sobre hábitos alimentares saudáveis, a importância do controle do estresse e a redução do consumo de substâncias nocivas aos dentes. Adotar uma abordagem completa para a saúde bucal é fundamental para garantir que as práticas preventivas se estendam para além das escovas de dentes”, pontua.
Para Belligoli, manter a saúde bucal não é apenas uma questão de evitar dores de dente ou desconforto físico. “Dentes saudáveis estão diretamente ligados à qualidade de vida de uma pessoa, contribuindo para a saúde de modo geral. Além disso, um sorriso confiante pode aumentar a autoestima e influenciar positivamente as interações sociais”, declara.
EDUCAÇÃO COMO FERRAMENTA DE MUDANÇAS
Segundo o odontólogo, a disseminação de informações sobre a importância da prevenção na saúde bucal é crucial. Programas educacionais nas escolas, campanhas de conscientização na comunidade e a promoção de hábitos saudáveis desde a infância são investimentos que podem render benefícios a longo prazo. “Quanto mais cedo as pessoas entenderem a importância da prevenção, mais propensas estarão a adotar práticas saudáveis”, relata.
O especialista acredita que a prevenção na saúde bucal é um investimento valioso para o bem-estar geral das pessoas. “Além de evitar problemas dentários, desempenha um papel significativo na prevenção de doenças e na promoção de uma qualidade de vida mais elevada. Por isso, a mudança de paradigma de tratamento corretivo para práticas preventivas é fundamental para alcançar uma sociedade mais saudável e sorridente”, finaliza.
Publicado na Revista APCD Ribeirão
Edição março de 2024
Publicado em 22/03/2024.
Mau hálito: livro traz orientações técnicas do especialista
São abordados desde quadros leves que podem ser solucionados em casa, até situações que requerem atenção profissional especializada
Qualidade do sono: 3 dicas para dormir melhor
Isabel Braga é médica, doutora pela Fiocruz, referência em transtornos do sono e autora do livro Noites de Renovação
Oncologia e Saúde Bucal
Os cuidados necessários em pacientes em tratamento oncológico
(16) 3630-0711