A prevenção na Odontologia

Estudos apontam que problemas bucais, como cáries, gengivite e periodontite, não afetam apenas os dentes e as gengivas, podendo ser a causa para outras complicações

A prevenção na Odontologia

A saúde bucal, muitas vezes subestimada, desempenha um papel fundamental na qualidade de vida das pessoas. Não se trata apenas de manter os dentes mais brancos e um sorriso bonito, mas sim de garantir o bem-estar geral do organismo por meio de práticas preventivas.

De acordo com o Dr. Gustavo Belligoli, odontólogo especialista em Implantodontia, ortodontia e Harmonização Orofacial, a boca é uma janela para a saúde geral do corpo. “Estudos apontam que problemas bucais, como cáries, gengivite e periodontite, não afetam apenas os dentes e as gengivas, podendo ser a causa para outras complicações”, alerta.


PREVENÇÃO E TRATAMENTO CORRETIVO

Existe, muitas vezes, a ênfase no tratamento corretivo, lidando com problemas bucais somente quando eles se manifestam. No entanto, a verdadeira chave para a saúde bucal eficaz está na prevenção. “Escovação regular, uso de fio dental e visitas periódicas ao dentista não devem ser vistas apenas como medidas corretivas, mas sim como práticas essenciais de autocuidado, que evitam problemas antes mesmo de surgirem”, revela.

Ainda assim, o especialista acredita que a saúde preventiva na odontologia vai além desses passos. “Inclui a conscientização sobre hábitos alimentares saudáveis, a importância do controle do estresse e a redução do consumo de substâncias nocivas aos dentes. Adotar uma abordagem completa para a saúde bucal é fundamental para garantir que as práticas preventivas se estendam para além das escovas de dentes”, pontua.

Para Belligoli, manter a saúde bucal não é apenas uma questão de evitar dores de dente ou desconforto físico. “Dentes saudáveis estão diretamente ligados à qualidade de vida de uma pessoa, contribuindo para a saúde de modo geral. Além disso, um sorriso confiante pode aumentar a autoestima e influenciar positivamente as interações sociais”, declara.
 
EDUCAÇÃO COMO FERRAMENTA DE MUDANÇAS

Segundo o odontólogo, a disseminação de informações sobre a importância da prevenção na saúde bucal é crucial. Programas educacionais nas escolas, campanhas de conscientização na comunidade e a promoção de hábitos saudáveis desde a infância são investimentos que podem render benefícios a longo prazo. “Quanto mais cedo as pessoas entenderem a importância da prevenção, mais propensas estarão a adotar práticas saudáveis”, relata.

O especialista acredita que a prevenção na saúde bucal é um investimento valioso para o bem-estar geral das pessoas. “Além de evitar problemas dentários, desempenha um papel significativo na prevenção de doenças e na promoção de uma qualidade de vida mais elevada. Por isso, a mudança de paradigma de tratamento corretivo para práticas preventivas é fundamental para alcançar uma sociedade mais saudável e sorridente”, finaliza.
 

Publicado na Revista APCD Ribeirão 
Edição março de 2024


Publicado em 22/03/2024.

APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto

(16) 3630-0711

Rua Casemiro de Abreu, 660 - Ribeirão Preto (SP)
Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu formulário de inscrição foi encaminhado com sucesso.