Recordar é viver! APCD Ribeirão passo a passo

Recordar é viver! APCD Ribeirão passo a passo

“As pessoas são solitárias porque constroem paredes ao invés de pontes” “Joseph Newton” A jornalista da APCR-RP, (Dalva é seu nome), que me perdoe pela ousadia e informalidade, ambas influências do meu signo astrológico, afinal sou aquariana. Portanto, rebelde (sem causa) que sou , ponho-me a desobedecê-la: em vez de responder às perguntas feitas sobre minha gestão como presidente da APCD-RP, e como contadora de historias ( que não sou) ponho-me a contar a história vivida por todos que se dispuseram a construir a ponte entre a Odontologia e a sociedade, em RIBEIRÃO PRETO.
Antes de elencar as principais ações da nossa gestão, gostaria de citar os motivos que impulsionaram estas ações. Quando assumimos a presidência da entidade em maio de 1993, a sede era na Rua visconde do Rio Branco, bem localizada mas pequena e acanhada para abrigar tantos planos e sonhos grandiosos.
Por isso, uma das primeiras ações foi procurar um local maior e adequado não só para as instalações administrativas, bem como para a implantação da EAP,o sonho mais audacioso de todos. Existem quatro princípios básicos a serem seguidos para a concretização dos sonhos, ou para a criação: DESEJO, PAIXÃO, ALEGRIA E SIMPLICIDADE. Tínhamos os 4 de sobra, além de muita VIBRAÇÃO ( vibra- ação),ou seja nossa ação vibrava Universo afora e, como para toda ação tem uma reação correspondente: BINGO!!!! Passando pela Via do Café , a caminho da USP, A Cristina Borsatto (um dos esteios da diretoria), viu uma placa: aluga-se, na altura do nº 1080. Ligou-me imediatamente ,entusiasmada,(Entusiasmo= Deus em Ti) , porque já previa ser ali nosso novo endereço.Fomos ver o imóvel, vai daqui , vai dali, pronto!Casa nova ,espaçosa (2 imensos salões, acreditem , se puderem,era tudo o que precisávamos naquele momento). Reformas, adaptações, estatutos , sócios , parcerias , ritmo intenso, cabeças a mil...
Nesse momento, faço um break para um agradecimento especial a 2 irmãos : um de sangueengenheiro Kroll, outro do coração- Dr. Eduardo Mendes Gotardo, que se desdobraram na adequação do prédio para abrigar a EAP. E após intenso trabalho, noites sem dormir, chegou o dia, o GRANDE DIA, em que trocamos nossas camisas suadas, nossas preocupações, pelo traje de gala e pelo orgulho de ver, em Novembro de 1993, a inauguração da nossa EAP. Vieram visitas ilustres, também pudera, a noite era de festa .ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL, Dr. RAFAEL BALDACCI F º.
Veio nosso homenageado , Dr. Baldacci presidente da APCD, Dr. Waldemar Romano, presidente do CORE ( Conselho de regionais ), presidentes de várias regionais, família, sócios, amigos, imprensa, enfim uma super festa.
“Day after” , nossa regional ganhou nova dimensão, com a divulgação pela mídia dos cursos oferecidos,triagem de pacientes, afinal a escola estava funcionado,abrindo um amplo horizonte porque passou a atuar , além do âmbito educacional e associativo como entidade assistencial, uma vez que prestava atendimento especializado aos pacientes com menor poder aquisitivo. E a EAP iniciou suas atividades com os maiores expoentes da Odontologia , hábito que mantém até hoje,uma vez que em seus quadros sempre figuram grandes nomes.
A estas alturas, o ritmo era frenético porque também tínhamos que preparar a 3ª Jornada odontológica, (15 a 18 de março de 1995), e tempo “rugia” e “mordia” nossos calcanhares .Felizmente, o time era de campeões. Gostaria de citar cada um dos integrantes da diretoria e voluntários que trabalharam com afinco,mas receio que, após 17 anos, minha memória desgastada pelo uso já não seja tão confiável e esquecer de nomear alguém seria não só imperdoável, como absolutamente imperdoável... Como diz o homem do campo, sábio conhecedor das leis da natureza, “uma andorinha só não faz verão” . Foram muitas as noites em que as “andorinhas” etiquetaram mala direta comendo pizza (essas andorinhas são de outra espécie... ). Trago-as todas no ninho da gratidão e do amor no meu coração.
Nesse meio tempo uma outra ação importante: contratamos nossa querida Magda, mulher de bem com a vida , de sorriso largo e eficiência administrativa.
Trabalhamos muito mas nos divertimos muito também, sempre sob a batuta do pessoal que cuidava com esmero dos eventos sociais, festa junina, jantar de gala dia do dentista, jantar de aniversário, coquetel de lançamento da jornada...
E ,por falar em jornada, 15 a 18 /03/1995 aconteceu a 3ª Jornada APCD-RP, Presidida pelo nosso querido Dionisio Vinha, mais um evento marcante na história da família APCD- RP. Foram workshops sobre Implantes e Clareamento, cursos de odontopediatria, prótese, homeopatia, hipnose ortodontia, periodontia, endodontia, fonoaudiologia e cursos para protéticos. Uma grade diversificada e abrangente para agradar a todos os gostos e a todas as necessidades. Como resultado, mais um fruto, mais conquistas...
Como “recordar é viver” , estou um pouco mais viva nesse s dias em que relembrei essa fase APCD-RP( 1993 a1996) da minha vida. Asseguro que, mais que lembranças,brotam emoções muitas, a maioria muito boas, algumas não tão boas, mas toda catalisadoras e alavancas de crescimento e ama durecimento pessoal e profissional.
De tudo de tudo, o que mais vale a pena relembrar? A Amizade, a cumplicidade e a união.
“AMIZADE É O AMOR QUE NUNCA MORRE.” Mário Quintana.
E assim ,por ora, fecho o livro onde está escrita essa nossa história, uma história com final feliz e adormeço certa do novo alvorecer, certa de que muitas outras historias virão, cada uma com suas particularidades, aprendizagem plantio e colheita para todos nós ,caminhantes que somos pelas sendas do Universo.”

Cidinha Kroll Morato

APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto

(16) 3630-0711

Rua Casemiro de Abreu, 660 - Ribeirão Preto (SP)
Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu formulário de inscrição foi encaminhado com sucesso.