Pré-natal odontológico? É isso mesmo!
É nessa fase que a gestante receberá todos os cuidados e informações para não desenvolver alguns dos problemas bucais que podem até antecipar o parto.
Que toda mulher grávida deve fazer o pré-natal com um médico de confiança para saber suas condições de saúde e, principalmente, as do bebê todo mundo já sabe. O raro é a gestante que tem consciência de que precisa também de um acompanhamento odontológico durante a gravidez.
O ideal é que a mulher passe pelo consultório do cirurgião-dentista pelo menos a cada dois meses, dependendo das condições de saúde oral de cada uma. “A gestante deve visitar o consultório periodicamente para aplicação de flúor e limpezas”, orienta a cirurgiã-dentista Fabiana Saraiva, especialista em odontopediatria.
De acordo com a Dra. Fabiana Saraiva (CRO-SP: 66.819), as mudanças hormonais decorrentes da gravidez podem acarretar gengivite, que é inflamação inicial da gengiva. “O problema é que muitas vezes essa gengivite avança para a periodontite [uma inflamação mais grave com perda óssea]”, explica. “A periodontite é uma doença que deixa sequelas e que pode antecipar o parto daquele bebê.”Essas consultas periódicas ao consultório também servirão para que o profissional oriente a futura mamãe sobre os cuidados que ela deve ter depois do parto com o bebê recém-nascido. “É uma fase muito boa para ensinar os cuidados que ela deve ter com a saúde oral do bebê. É um período em que a mulher está muito receptiva a aprender sobre como cuidar do do filho. É a hora certa para essa orientação”, alerta.
Ela saberá, por exemplo, que, enquanto o bebê mamar exclusivamente no peito, não é necessário fazer uma higienização completa da boca – só uma fraldinha limpa é necessário para tirar o leitinho que sobrar na cavidade oral. “O leite tem propriedades muito importantes para a boquinha dele, inclusive para criar anticorpos. Depois, quando qualquer outra alimentação é introduzida, a mãe deve limpar a boca do bebê com água filtrada e a fraldinha limpa. É preciso limpar a língua e já pode começar a massagear a região onde nascerão os dentinhos para fortalecer o local. E, quanto mais forte estiver essa gengiva, menos o bebê sofrerá com diarréias e febre.”Com todos esses cuidados as mamães e bebês terão uma vida muito mais saudável e com dentes forte.
A dra. Fabiana Saraiva (CRO-SP: 66.819) é formada em Odontologia há 9 anos e desde então estuda os cuidados com crianças e principalmente bebês. Sua especialização é exatamente nessa área. Fez pós-graduação em odontopediatria e se aperfeiçoou em odontologia da primeira infância.

Dentflex lança DForce 1000 na 42ª CIOSP em São Paulo
Além de apresentar toda a sua linha de produtos,esteve demonstrando seus lançamentos, entre elas o DForce 1000 que possui um novo design ainda mais moderno e compacto

Ranger dos Dentes : como o Bruxismo se tornou o novo mal do século?
Especialista alerta sobre o assunto e compartilha opções de tratamento para melhorar a qualidade de vida do transtorno bucal. 6 tratamentos indicados para bruxismo

Hands On sobre o fluxo digital e a Cirurgia Guiada em Implantodontia
Por Dr. Gustavo Vargas da Silva Salomão - Doutor em Ciências Odontológicas(FOUSP). Consultor científico da empresa Titanium Fix no Dose de Sabedoria da Radiologia Jardim
(16) 3630-0711