Outubro é o mês do Dentista

Muitas pessoas pensam no mês de outubro como o mês das crianças e o dia de Nossa Senhora Aparecida, mas, além dessas datas importantes para o calendário brasileiro, outubro é também o mês do Cirurgião-Dentista.
Primeiro porque o dia mundial do dentista é comemorado em 03 de outubro e o dia nacional do Cirurgião Dentista é comemorado em 25 de outubro, graças aos primeiros cursos de odontologia do Brasil que surgiram no Rio de Janeiro e na Bahia, determinados pelo decreto nº 9.311, em 25 de outubro de 1884. Já a primeira escola dentária, para formar dentistas, surgiu em 1840, em Baltimore, nos Estados Unidos.
Os dentistas são profissionais capacitados para tratar das gengivas, da boca, dos ossos da face e dos dentes, estruturas duras que utilizamos para mastigar os alimentos. É importante visitar esses profissionais de seis em seis meses, a fim de cuidar da integridade e higiene dos dentes, fazendo limpeza e profilaxia.
Antigamente os dentistas eram chamados de dentistas práticos, sem formação ou com pouco conhecimento, que não tratavam os dentes, mas faziam apenas a extração daqueles que estavam muito estragados. Normalmente eram barbeiros ou ambulantes, que trabalhavam em locais precários e sem a higiene necessária.
Hoje em dia a consciência sobre os tratamentos dentários mudou muito. Sabe-se da importância dos trabalhos preventivos, motivo pelo qual a saúde bucal deve começar ainda no recém-nascido, com o uso de cotonetes molhados em água limpa.
E a Associação Paulista dos Cirurgiões-dentistas de Ribeirão Preto, APCD, e a Escola de Aperfeiçoamento Profissional, EAP, desejam a todos os Cirurgiões-Dentistas Parabéns pelo dia Nacional e Internacional do Dentista.
Aproveite para ler também:

Por que ter um seguro de vida, alerta Michele Del Pilar, especialista em seguros
Proteção e tranquilidade para você e sua família. Saiba as principais coberturas, as razões e dicas para saber escolher o melhor seguro, de acordo com seu perfil

Especialização em Ortodontia: Cirurgiões-Dentistas fundamentam Teses e apresentam TCC
Alunos do Curso, coordenado e ministrado pelo Prof. Borin Neto e equipe, apresentaram trabalho de pesquisa, o TCC de conclusão do curso em 2025

Nota de Pesar: Dr. Luiz de Jesus Nunes
(16) 3630-0711