Outubro é o mês do Dentista

Outubro é o mês do Dentista

Muitas pessoas pensam no mês de outubro como o mês das crianças e o dia de Nossa Senhora Aparecida, mas, além dessas datas importantes para o calendário brasileiro, outubro é também o mês do Cirurgião-Dentista.

Primeiro porque o dia mundial do dentista é comemorado em 03 de outubro e o dia nacional do Cirurgião Dentista é comemorado em 25 de outubro, graças aos primeiros cursos de odontologia do Brasil que surgiram no Rio de Janeiro e na Bahia, determinados pelo decreto nº 9.311, em 25 de outubro de 1884. Já a primeira escola dentária, para formar dentistas, surgiu em 1840, em Baltimore, nos Estados Unidos.

Os dentistas são profissionais capacitados para tratar das gengivas, da boca, dos ossos da face e dos dentes, estruturas duras que utilizamos para mastigar os alimentos. É importante visitar esses profissionais de seis em seis meses, a fim de cuidar da integridade e higiene dos dentes, fazendo limpeza e profilaxia.

Antigamente os dentistas eram chamados de dentistas práticos, sem formação ou com pouco conhecimento, que não tratavam os dentes, mas faziam apenas a extração daqueles que estavam muito estragados. Normalmente eram barbeiros ou ambulantes, que trabalhavam em locais precários e sem a higiene necessária.

Hoje em dia a consciência sobre os tratamentos dentários mudou muito. Sabe-se da importância dos trabalhos preventivos, motivo pelo qual a saúde bucal deve começar ainda no recém-nascido, com o uso de cotonetes molhados em água limpa.

E a Associação Paulista dos Cirurgiões-dentistas de Ribeirão Preto, APCD, e a Escola de Aperfeiçoamento Profissional, EAP, desejam a todos os Cirurgiões-Dentistas Parabéns pelo dia Nacional e Internacional do Dentista.
APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto

(16) 3630-0711

Rua Casemiro de Abreu, 660 - Ribeirão Preto (SP)
Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu formulário de inscrição foi encaminhado com sucesso.