Mutirão de odontologia: mais de 11 mil crianças serão atendidas

Mutirão de odontologia: mais de 11 mil crianças serão atendidas

Os profissionais da Divisão Odontológica da Secretaria Municipal da Saúde vão atuar no II Mutirão de Saúde do Escolar ao lado dos profissionais do Programa da Saúde da Criança e do Adolescente, prosseguindo até o final de março com a ação da Odontologia e exames de acuidade visual e auditiva.
O início se deu no dia 04/02, na EMEI Maria Aparecida Borges de Oliveira Bonini, no Jardim Progresso; Estiveram presentes abrindo o evento a Secretária da Educação, Profª Débora Vendramini, e a Secretária da Saúde, Dra. Carla Palhares, além do Dr. Pedro José Bistane - Coordenador da Divisão Odontológica, representando APCD-Ribeirão Preto e o CROSP, Dr. Artur Rocha Martini e Dr. Henrique Salles.
No primeiro dia foram realizados 350 atendimentos, o Mutirão pretende resolver os problemas de cárie dental, utilizando a Técnica Restauradora Atraumática, preconizada em Saúde Pública, as necessidades identificadas, porém não contempladas pela técnica, como canal de dentes decíduos e extrações de raízes residuais serão encaminhadas às UBSs, Centro de Odontopediatria (COP), Faculdade de Odontologia da USP, Unaerp e às Clínicas de Especialização em Odontopediatria da AORP e APCD.
“Está é, sem dúvida, uma ação preventiva de grande alcance. A repercussão veremos nas gerações futuras, com adultos com dentição e gengivas saudáveis”, destacou Artur Martini, parabenizando as autoridades de Ribeirão Preto empenhadas em preservar e promover a saúde da população.
De acordo com Dr. Pedro Bistane, o Mutirão atua fortemente na promoção da educação e prevenção em saúde dos escolares, entretanto, desenvolve simultaneamente ações curativas, efetuando a adequação bucal através da restauração de dentes com agravo de cárie, e selamento das estruturas hígidas, susceptíveis a cárie.
Destaca ser essa uma ação integrada das Secretarias da Educação e Saúde que traz o cunho da importância da saúde no aproveitamento escolar e no desenvolvimento humano.
“Essas ações são de suma importância, devolvem a condição de saúde do individuo evitando o desgaste e a falta de concentração do aluno ocasionado pela dor, e acima de tudo, com esta experiência percebem o valor dos cuidados com a higiene e preservação da saúde, conhecem o Robodente e tem o primeiro contato com as técnicas corretas de escovação”, ressalta Bistane, acrescentando ser esse trabalho realizado por uma equipe da Secretaria da Saúde, composta por 48 profissionais de Odontologia e 3 coordenadores.
“O resultado do primeiro Mutirão foi muito bom em todos os sentidos: evidencia a importância da saúde oral, promove a mudança de hábitos, além de ter apresentado um número significativo de tratamentos concluidos. Neste segundo Mutirão de Odontologia, a experiência anterior e o planejamento nos proporcionou a oportunidade de intervenções no sentido de melhorar a dinâmica e corrigir pequenas falhas no processo. Para tanto investimos no treinamento da equipe, na aquisição de materiais e também na negociação de vagas para os encaminhamentos na atenção secundária. Hoje podemos contar com a disponibilidade de vagas em Centros de Especialização nas Associações e Universida descompletando o ciclo do atendimento”,explica Bistane.
Salientou ainda “Estamos trabalhando em um projeto de atenção ao escolar, onde a Secretaria Municipal da Saúde com o apoio da iniciativa privada, criará condições de atender com resolutividade e eficiência, todos os alunos das unidades escolares visitadas da cidade, obedecendo a uma classificação de necessidade e carência”, informou Pedro Bistane, Coordenador da Divisão Odontológica “Aproveito a oportunidade para agradecer a toda equipe, a professora Delsa, as Dras. Josiane Aparecida F. C. Montans, Teresa Cristina L.B. Donha, Nelson Sebastião Fávero, ao prof. Pedro Bignelli, as empresas 3 M, SS Withe e Interdental, as Associações e Universidades, pelo apoio à iniciativa”, salienta Dr. Pedro Bistane.

APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto

(16) 3630-0711

Rua Casemiro de Abreu, 660 - Ribeirão Preto (SP)
Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu formulário de inscrição foi encaminhado com sucesso.