Jornada Odontológica da USP-RP

Jornada Odontológica da USP-RP

Mais 800 congressistas participaram, de 22 a 25 de outubro passado, da 30ª Jornada Odontológica de Ribeirão Preto – FORP/USP. Na programação científica uma grade científica de alto nível com cursos e conferências com enfoque principalmente nos aspectos clínicos da odontologia, no mercado de trabalho e, ainda, nas últimas novidades na área de odontologia estética e de implantes. A Jornada, promovida pelo Centro Acadêmico “Carneiro Leão”, da Faculdade de Odontologia (FORP) e contou  com a participação de especialistas e pesquisadores renomados de universidades nacionais e internacionais. Também houve  apresentação de trabalhos científicos e foram realizadas atividades gratuitas de prevenção ao câncer bucal, e promoção da saúde bucal das crianças.
De acordo com Tiago Gilioli Varise, Presidente da 30ª Jornada Odontológica de Ribeirão Preto, o evento superou as expectativas dos organizadores e o sucesso obtido se deve a várias ações simultâneas, porém o maior atrativo tanto para profissionais, como acadêmicos, foi  a grade  científica.
“O alto nível dos cursos foi o nosso diferencial”, comenta Thiago Varise, salientando ter a comissão organizadora, composta por acadêmicos de Odontologia, trabalhado para fazer um evento de qualidade, para honrar o nome da FORP-USP.
Segundo ele, o prestígio da Universidade e a credibilidade junto a acadêmicos, profissionais e empresários do setor odontológico, resultou num evento bem estruturado e na ampliação na Feira Comercial, que contou com 27 empresas.
“O evento agradou, tanto os congressistas como os expositores” frisa Thiago Varise, acrescentando ter sido os cursos de Estética e Implantologia, os mais procurados. 
“ Esse deverá ser sempre o diferencial da Jornada Odontológica da USP Ribeirão:   priorizar cursos que interessem para a vida clínica”, destacou ele.
“Agradecemos  a todos que acreditaram em nossa proposta,  a comissão organizadora e ao  Profº  Fernando Mandarino, aos empresários, enfim a todos que de alguma forma estiveram envolvidos neste evento”, salientou Tiago Varise.

Projeto Câncer Bucal
A população pôde fazer exames preventivos para a detecção de câncer bucal. Um mal que, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), atingirá só este ano mais de 14 mil pessoas no Brasil. Os objetivos dos exames foram de reconhecer, diagnosticar e tratar as lesões bucais, principalmente as que possam evoluir ou transformar-se em câncer, orientar quanto aos fatores de risco para o desenvolvimento da doença, sobre a higienização bucal e de aparelhos protéticos e, ainda, estimular o auto-exame da cavidade bucal. Os casos suspeitos foram encaminhados para biópsia e analisados. Os pacientes receberam desde informações básicas para o tratamento dos casos suspeitos ou de lesões malignas confirmadas.  Todos os exames gratuitos. Mais informações sobre Câncer Bucal com o professor Amadeu Rodrigues da Silva Junior, da FORP, um dos coordenadores do projeto, telefones 3623.1349.

Projeto Criança
Foram  atendidas mais de 600 crianças, de 3 a 7 anos, durante os dias do evento, de escolas municipais de Ribeirão Preto e região. A higienização e cárie foram  abordadas de forma lúdica, com apresentações teatrais, informações educativas, músicas e brincadeiras, além da escovação supervisionada. Tudo com a ajuda do Robô Dente, um robozinho dentuço que faz a alegria da criançada ao falar sobre a necessidade de uma boa escovação.

APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto

(16) 3630-0711

Rua Casemiro de Abreu, 660 - Ribeirão Preto (SP)
Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu formulário de inscrição foi encaminhado com sucesso.