Especialização em Saúde Coletiva

Especialização em Saúde Coletiva

   
Oportunidade de ampliar seu campo de atuação

“No Programa de Saúde da Família, a assistência à saúde não está somente centrada no indivíduo, mas sim em ações que contemplam o seu núcleo familiar, no meio onde ele vive e suas relações com a sociedade”, afirma a profª Dra Delsa Deise Marchetti Kanaan, coordenadora e professora do Curso de Especialização de Saúde Coletiva e da Família, doutora em Odontopediatria e especialista em Saúde Coletiva. Segundo ela, até 2014 será investido mais de R$ 1 bilhão para custear a implantação e manutenção de novas equipes, sendo esse um mercado em expansão para muitos interessados em entrar no serviço público.

“Os profissionais na área de saúde deverão estar preparados técnica e cientificamente para exercer estas atividades”, ressalta ela. Abaixo na íntegra as colocações da profª Delsa Deise.


  APCD-RP: O que motivou o lançamento do Curso de Especialização em Saúde Coletiva e da Família?

Dra. Delsa Deise: A estratégia do Programa de Saúde da Família (PSF) foi implantada no Brasil no ano de 1994, e atualmente já existem mais de 15 mil equipes instaladas no país. No programa, a assistência à saúde não está somente centrada no indivíduo, mas sim em ações que contemplam o seu núcleo familiar, o meio onde ele vive e suas relações com a sociedade.  Até 2014 será investido mais de R$ 1 bilhão para custear a implantação e manutenção de novas equipes. Portanto, os profissionais na área de saúde deverão estar preparados técnica e cientificamente para exercer estas atividades.


  APCD-RP: Qual o diferencial do Curso de Especialização de Saúde Coletiva e da Família?

Dra. Delsa Deise: O Especialista em Saúde Coletiva e da Família dirige, planeja, administra e supervisiona as políticas sociais de saúde de órgãos públicos ou privados. Também pesquisa e propõe ações para controlar os malefícios causados por fatores ambientais, como a água imprópria ao uso e a poluição do ar. Faz auditorias, pesquisas e avalia as práticas realizadas nos serviços e unidades de saúde. Pode atuar ainda em educação em saúde, vigilância sanitária e no terceiro setor.


  APCD-RP: Em termos de mercado, se especializar em Saúde Coletiva e da Família abre o leque?

Dra. Delsa Deise:
Sim. É importante salientar que ao especializar-se em Saúde Coletiva e da Família, o profissional estará pronto pra trabalhar nas Equipes de Estratégias da Saúde da família, que é a política atual do ministério da saúde em busca da promoção da saúde coletiva e individual, bem como, prestar os concursos que selecionam os profissionais para estas áreas.
Por existirem muito poucos profissionais formados no mercado nesta área, as perspectivas existentes atualmente são bastante boas. O principal empregador é o setor público, e o especialista vai atuar na formulação de políticas sociais e na gestão das unidades de saúde, além de trabalhar com ações de controle e elaboração de campanhas. Com as epidemias cada vez mais globalizadas, outro campo possível é a vigilância sanitária e epidemiológica. Há necessidade de um profissional como o de Saúde Coletiva, que está apto a analisar a conjuntura dessas doenças, elaborar estratégias e propor políticas de combate. O sistema suplementar, que engloba empresas de seguro-saúde e organizações médicas, também absorve esse profissional. Os mercados mais atraentes estão nas capitais do Sudeste e do Sul, embora todo o país tenha necessidade desse profissional. Nosso desafio hoje é divulgar os cursos para que as prefeituras e secretarias de Saúde de outras regiões do Brasil direcionem as vagas de concurso para esse egresso.


  APCD-RP: O conteúdo Prepara para os concursos?

Dra Delsa Deise: Sim, este curso prepara os profissionais da área de saúde, além do que dá uma pontuação excepcional ao currículo do candidato.


  APCD-RP: Para os clínicos que atuam em consultórios o que acrescenta?

Dra Delsa Deise: Uma visão diferente da Promoção de saúde, buscando, além do atendimento individual, passar informações educativas aos seus clientes, que com certeza, levarão ao seio familiar métodos preventivos que auxiliarão em uma melhor promoção de saúde da comunidade.


  APCD-RP: E para os profissionais que já atuam no serviço público é um diferencial a mais?

Dra Delsa Deise: Sim, são técnicas e conhecimentos usados para intervir nos problemas e situações relacionados à saúde da população em geral ou de determinado grupo, com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas, bem como, terem uma visão mais coletiva buscando estratégias que melhor atendem as necessidades da comunidade.
APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto

(16) 3630-0711

Rua Casemiro de Abreu, 660 - Ribeirão Preto (SP)
Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu formulário de inscrição foi encaminhado com sucesso.