Dia do Dentista - Celebrar avanços sim! Acomodar jamais!
Deixando de lado os otimistas e pessimistas, mas centrando nos realistas e não discursivos oportunistas, sem sombra de dúvidas, o cirurgião dentista tem muito a celebrar no Dia do Dentista, comemorado duplamente no mês de outubro: mundialmente no dia 3 e no Brasil no dia 25. Se consideramos como marco da Odontologia como ciência, 1728, com o fundador da Odontologia Moderna, Pierre Fauchart, na França e com o surgimento da primeira escola dentária criada em 1840, em Baltimore, nos EUA e no Brasil em 1884, diriamos ter os avanços ocorridos a passos largos, tendo hoje, um arsenal de avanços tecnológicos e diversidade de produtos capazes de preservar e construir sorrisos harmônicos, adequados as mais variadas faces.
A classe, embora clame por uma maior valorização do profissional, neste período conquistou grande avanços, científica e tecnológicamente, e desfruta de grande prestígio junto na sociedade. Com a globalização e a utilização de recursos tecnológicos e da informática, esses avanços são compartilhados mundialmente, através da interação dos pesquisadores e profissionais, inclusive com as conferências via satélite. A evolução conduziu os profissionais as especializações, hoje inclusive com o reconhecimento das especialidades de Reabilitação Oral, Odontopediatria, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Endodontia e Periodontia. No Brasil as entidades de classe, muitas delas com mais de meio século de fundação, amadurecem e desenvolvem um trabalho de extrema importância e qualidade, estimulando a troca de conhecimentos, a promoção de saúde bucal e a valorização da classe, além de unir a classe e desenvolver ações políticas.
O cirurgião dentista, hoje, interage com outras áreas da saúde, sendo reconhecido como fundamental, não só para a promoção de saúde, não só no aspecto corretivo, mas para preservá-la, por haver um consenso nas mais variadas especialidades, que a saúde começa pela boca. Em conseqüência de todo esse trabalho, até como um feed back, a população, cada vez mais, valoriza o sorriso e a nova geração perde o "medo" do dentista, para considerá-lo um parceiro na busca de um rosto bonito e, harmonioso. Nas clínicas atuais e futuristas, o barulho do motorzinho dá lugar ao som ambiente com músicas que vão desde as clássicas, as populares brasileiras ou TVs, em salas climatizadas, com paredes em tons pastéis, brinquedos educativos para as crianças, livros e revistas para leitura e o espaço para a cafezinho, muitas vezes utilizado para estimular o "social".
Tudo parece pouco para quem encontra tudo pronto: a evolução concretizada. Mas para quem vivenciou a realizadade de algumas décadas atrás, sabe ser muito. Muito além até do que se imaginava... Numa classe acostumada a evolução constante, isso não a impede de querer sempre mais e mais...E a Odontologia continua a evoluir a passos largos.
Aqui na APCD Ribeirão é tempo de fazer uma reflexão sobre as conquistas de 2024
Eis que chega dezembro, tempo de comemorar, desejamos a todos um santo natal e boas festas
Mau hálito: livro traz orientações técnicas do especialista
São abordados desde quadros leves que podem ser solucionados em casa, até situações que requerem atenção profissional especializada
Qualidade do sono: 3 dicas para dormir melhor
Isabel Braga é médica, doutora pela Fiocruz, referência em transtornos do sono e autora do livro Noites de Renovação
(16) 3630-0711