EAP Cursos: APERFEIÇOAMENTO EM PRÓTESE SOBRE IMPLANTES
EAP Cursos: ESPECIALIZAÇÃO EM ENDODONTIA - CREDENCIADO PELO CFO
APCD Ribeirão Preto

Coordenador de Saúde Bucal anunciou ampliação do Programa Brasil Sorridente em Ribeirão Preto

Coordenador de Saúde Bucal anunciou ampliação do Programa Brasil Sorridente em Ribeirão Preto

O anuncio foi feito em seminário promovido pela Coordenação Nacional de Saúde Bucal (CNSB) e Conselho Regional de Odontologia (CROSP).

Foi realizado no último dia 25 de novembro o Seminário Regional de Saúde Bucal, promovido pela Coordenação Nacional de Saúde Bucal (CNSB) e Conselho Regional de Odontologia (CROSP) em parceria com associações de classe da cidade.  Sediado pela Associação de odontologia de Ribeirão Preto, o seminário contou com a presença do Coordenador Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Dr. Gilberto Alfredo Pucca Junior que anunciou as metas para a ampliação do programa Brasil Sorridente – Política de Saúde Bucal do Governo Federal.
Participaram do evento:   prefeitos, secretários da saúde, cirurgiões dentistas, membros de entidades e sindicatos e coordenadores de saúde bucal de 25 cidades de toda a região de Ribeirão Preto. Entre os presentes, a prefeita de Ribeirão Preto Dárcy Vera, a secretária da saúde Dra. Carla Palhares, o coordenador da Divisão Odontológica – Dr. Pedro José Bistane,  o presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, Dr. Emil Adib Razuk, o delegado da Seccional do CROSP e presidente da APCD Ribeirão Preto, Dr. Artur Rocha Martini, Dr. Ernani Bezerra – presidente do SINDIORP; todos sendo recepcionados pelo presidente da AORP,  Dr. Walter Martins e membros da diretoria.
O Programa, que nasceu em 2004, vinculado aos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), surgiu para promover ações de prevenção a doenças, como a cárie e também à recuperação da saúde bucal da população, além de políticas para a viabilização da adição de flúor a estações de tratamento de águas de abastecimento público, reorganização da Atenção Básica (especialmente por meio da Estratégia Saúde da Família) e da Atenção Especializada (através, principalmente, da implantação de Centros de Especialidades Odontológicas e Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias).

Segundo Pucca, o Ministério vai financiar o aumento de 100% do fornecimento de próteses dentárias e também das montagens das equipes de saúde bucal. ‘Desde outubro, o Ministério passou a fornecer um consultório odontológico completo para toda a equipe de saúde bucal implantada nos municípios brasileiros, além de R$ 7.000,00 para compra de equipamentos’, afirma.

Dr. Emil Razuk – presidente do CROSP, ressaltou ser a saúde bucal um direito do cidadão e um dever do Estado, ressaltando a importância do Brasil Sorridente neste sentido. Destacou ter Ribeirão Preto condições de realizar um expressivo trabalho por ser um expressivo centro de excelência em Odontologia, reunindo duas  associações, universidades, além de ser um grande pólo industrial odontológico.


De acordo com a prefeita Darcy Vera, Ribeirão Preto possui duas unidades de Centros de Especialidades Odontológicas (CEO´s) vinculados ao Programa, sendo uma na Faculdade de Odontologia, FORP-USP, e outra na UBDS Central, registrando, ambas, o atendimento de mais de 1000 pacientes por mês em diversas especialidades como: endodontia, prótese, cirurgia, entre outras.
A cidade está pleiteando um aumento de financiamento para poder ampliar seu atendimento. ‘O programa está se expandindo de forma muito sólida em Ribeirão Preto. Em uma cidade de 600 mil habitantes, possuir dois CEO´s é um número significativo’, diz Pucca. Em cinco anos de implantação do Brasil Sorridente, foram introduzidas 750 CEO´s em todo o país.

Para Dr. Artur Martini – presidente da APCD-RP e delegado do CROSP da Seccional Ribeirão Preto, “ ações como estas em prol de avanços na Odontologia e da promoção da saúde bucal da população merecem o apoio irrestrito das entidades de classe”.

(16) 3630-0711

Avenida do Café, 1080 - Ribeirão Preto (SP)
Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu formulário de inscrição foi encaminhado com sucesso.