EAP Cursos: APERFEIÇOAMENTO EM PRÓTESE SOBRE IMPLANTES
APCD Ribeirão Preto
EAP Cursos: ESPECIALIZAÇÃO EM ENDODONTIA - CREDENCIADO PELO CFO

Cirurgia Guiada promovida pela O3D atrai mais de 100 CDs

Mais de 100 profissionais de Odontologia participaram do evento ‘UM DIA DE CIRURGIA GUIADA” promovido pela O3D, revelando o interesse da classe por essa área, em franca evolução.
A O3D – Odontologia Diagnóstica- Tomografia Computadorizada promoveu, dia 26 de junho, em parceria com a BIOPARTS, “Um dia de Cirurgia”. O evento, gratuito para cirurgiões dentistas em geral, foi realizado no Edifício Office Tower, Ribeirão Shopping, com o objetivo de demonstrar ao cirurgião-dentista as vantagens e benefícios da técnica de Cirurgia Guiada, na qual possibilita a realização de cirurgia sem retalho no consultório. Participaram da Cirurgia, fazendo a demonstração: Dr. César Oleskovicz e Dr. Fabrício David Jorge (Cirurgião Buco-Maxilo-Facial/ Responsáveis pela Bioparts Prototipagem Biomédica), Dr. Luis Fernando Jardim (Especialista em Radiologia e Imagenologia Odontológica, Professor do Curso de Especialização da UNAERP, Professor de Radiologia da APCD de Ribeirão Preto e Diretor da O3D Odontologia Diagnóstica) e Dr.Alexandre Molinari (Pós-Graduação em Prótese sobre implantes/ Periodontia).
De acordo com Dr. Danilo A.de Oliveira, da O3D, a cirurgia guiada otimiza o procedimento cirúrgico na Implantodontia, proporcionando ao cirurgião dentista e ao paciente maior conforto durante os procedimentos cirúrgico e pós cirúrgico.
A técnica da cirurgia guiada é uma realidade e sucesso comprovado no mundo inteiro, pelos grandes benefícios trazidos ao paciente, como a redução de tempo cirúrgico, ausência de incisões e suturas e obviamente um pós operatório muito melhor. A afirmação é de Dr. Luís Fernando Jardim, Cirurgião Dentista especialista em Radiologia e Imaginologia Odontológica , Diretor Clinico do Grupo O3D Odontologia Diagnostica , Diretor Clinico da Radiologia Odontológica Jardim , Diretor do Departamento de Radiologia da APCD Ribeirão Preto.
Abaixo na íntegra as colocações de Dr. Luís Fernando Jardim sobre a Cirurgia Guiada.

Jornal APCD-RP: O que representa esse avanço para a Implantodontia?
Dr. Jardim:A técnica da cirurgia guiada é uma realidade e sucesso comprovado no mundo inteiro, pelos grandes benefícios trazidos ao paciente, como a redução de tempo cirúrgico, ausência de incisões e suturas e obviamente um pós operatório muito melhor , conseqüentemente mais segurança e precisão no ato cirúrgico ao profissional.

Quais os recursos utilizados? Os exames complementares são importantes?
Esta técnica só é possível através da tomografia computadorizada Cone Beam prévia do paciente com uma cópia da sua prótese, e posteriormente confecção de uma guia prototipada.

São meios eficazes tanto no diagnóstico quanto no planejamento?
A tomografia computadorizada Cone Beam vem se tornando fundamental para fechamento de diagnostico e planejamento preciso em quase todas as especialidades da odontologia , como: detecção de fraturas radiculares na endodontia , disfunções da ATM, dentes não irrompidos na ortodontia , planejamentos cirúrgicos em patologias e ortognática, enxertos e implantes,dentre outros.

Os procedimentos técnico-cirúrgicos, com esse planejamento, se tornam simples e precisos?
É unânime a busca da precisão , segurança e simplificação das técnicas cirúrgicas em nível de saúde mundial e a técnica guiada trás todas estas vantagens .

Implica em atingir 100% do resultado proposto ou há riscos?
Posso dizer que a meta é esta , com toda certeza através da tomografia computadorizada , com planejamento virtual e posteriormente cirurgia guiada estamos muito mais próximos dos 100%.

No caso da cirurgia guiada, é indicado a carga imediata ou a colocação mais tarde da prótese?
A carga imediata é um dos objetivos , mas é muito importante a questão da qualidade óssea do paciente comprovada no ato cirúrgico.

Quanto ao cirurgião, como pode se preparar para realizar uma cirurgia guiada?
É imprescindível que o profissional esteja devidamente habilitado para realização de implantes. Aqui na APCD temos 02 excelentes cursos.

A Implantodontia é considerada uma especialidade voltada para classes A e B?
De forma alguma , hoje temos no Brasil excelentes fabricantes de implantes e exames complementares com valores bastante acessíveis, poderia dizer até que a maior faixa de clientes está nas classes C e D.

Para o paciente, o que representa em termos de recuperação e pós operatório?
Tudo, rotina quase normal logo após a cirurgia, pós operatório excelente sem dor e desconforto.

Quais as perspectivas de avanços na área a curto e longo prazo?
Em curto prazo cada vez mais aprimoramento da técnica para atingirmos a excelência , e a médio e longo prazo o sucesso da prótese instalada logo após a cirurgia.

(16) 3630-0711

Avenida do Café, 1080 - Ribeirão Preto (SP)
Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu formulário de inscrição foi encaminhado com sucesso.