Cirurgia Guiada promovida pela O3D atrai mais de 100 CDs

Mais de 100 profissionais de Odontologia participaram do evento ‘UM DIA DE CIRURGIA GUIADA” promovido pela O3D, revelando o interesse da classe por essa área, em franca evolução.
A O3D – Odontologia Diagnóstica- Tomografia Computadorizada promoveu, dia 26 de junho, em parceria com a BIOPARTS, “Um dia de Cirurgia”. O evento, gratuito para cirurgiões dentistas em geral, foi realizado no Edifício Office Tower, Ribeirão Shopping, com o objetivo de demonstrar ao cirurgião-dentista as vantagens e benefícios da técnica de Cirurgia Guiada, na qual possibilita a realização de cirurgia sem retalho no consultório. Participaram da Cirurgia, fazendo a demonstração: Dr. César Oleskovicz e Dr. Fabrício David Jorge (Cirurgião Buco-Maxilo-Facial/ Responsáveis pela Bioparts Prototipagem Biomédica), Dr. Luis Fernando Jardim (Especialista em Radiologia e Imagenologia Odontológica, Professor do Curso de Especialização da UNAERP, Professor de Radiologia da APCD de Ribeirão Preto e Diretor da O3D Odontologia Diagnóstica) e Dr.Alexandre Molinari (Pós-Graduação em Prótese sobre implantes/ Periodontia).
De acordo com Dr. Danilo A.de Oliveira, da O3D, a cirurgia guiada otimiza o procedimento cirúrgico na Implantodontia, proporcionando ao cirurgião dentista e ao paciente maior conforto durante os procedimentos cirúrgico e pós cirúrgico.
A técnica da cirurgia guiada é uma realidade e sucesso comprovado no mundo inteiro, pelos grandes benefícios trazidos ao paciente, como a redução de tempo cirúrgico, ausência de incisões e suturas e obviamente um pós operatório muito melhor. A afirmação é de Dr. Luís Fernando Jardim, Cirurgião Dentista especialista em Radiologia e Imaginologia Odontológica , Diretor Clinico do Grupo O3D Odontologia Diagnostica , Diretor Clinico da Radiologia Odontológica Jardim , Diretor do Departamento de Radiologia da APCD Ribeirão Preto.
Abaixo na íntegra as colocações de Dr. Luís Fernando Jardim sobre a Cirurgia Guiada.

Jornal APCD-RP: O que representa esse avanço para a Implantodontia?
Dr. Jardim:A técnica da cirurgia guiada é uma realidade e sucesso comprovado no mundo inteiro, pelos grandes benefícios trazidos ao paciente, como a redução de tempo cirúrgico, ausência de incisões e suturas e obviamente um pós operatório muito melhor , conseqüentemente mais segurança e precisão no ato cirúrgico ao profissional.

Quais os recursos utilizados? Os exames complementares são importantes?
Esta técnica só é possível através da tomografia computadorizada Cone Beam prévia do paciente com uma cópia da sua prótese, e posteriormente confecção de uma guia prototipada.

São meios eficazes tanto no diagnóstico quanto no planejamento?
A tomografia computadorizada Cone Beam vem se tornando fundamental para fechamento de diagnostico e planejamento preciso em quase todas as especialidades da odontologia , como: detecção de fraturas radiculares na endodontia , disfunções da ATM, dentes não irrompidos na ortodontia , planejamentos cirúrgicos em patologias e ortognática, enxertos e implantes,dentre outros.

Os procedimentos técnico-cirúrgicos, com esse planejamento, se tornam simples e precisos?
É unânime a busca da precisão , segurança e simplificação das técnicas cirúrgicas em nível de saúde mundial e a técnica guiada trás todas estas vantagens .

Implica em atingir 100% do resultado proposto ou há riscos?
Posso dizer que a meta é esta , com toda certeza através da tomografia computadorizada , com planejamento virtual e posteriormente cirurgia guiada estamos muito mais próximos dos 100%.

No caso da cirurgia guiada, é indicado a carga imediata ou a colocação mais tarde da prótese?
A carga imediata é um dos objetivos , mas é muito importante a questão da qualidade óssea do paciente comprovada no ato cirúrgico.

Quanto ao cirurgião, como pode se preparar para realizar uma cirurgia guiada?
É imprescindível que o profissional esteja devidamente habilitado para realização de implantes. Aqui na APCD temos 02 excelentes cursos.

A Implantodontia é considerada uma especialidade voltada para classes A e B?
De forma alguma , hoje temos no Brasil excelentes fabricantes de implantes e exames complementares com valores bastante acessíveis, poderia dizer até que a maior faixa de clientes está nas classes C e D.

Para o paciente, o que representa em termos de recuperação e pós operatório?
Tudo, rotina quase normal logo após a cirurgia, pós operatório excelente sem dor e desconforto.

Quais as perspectivas de avanços na área a curto e longo prazo?
Em curto prazo cada vez mais aprimoramento da técnica para atingirmos a excelência , e a médio e longo prazo o sucesso da prótese instalada logo após a cirurgia.

APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto

(16) 3630-0711

Rua Casemiro de Abreu, 660 - Ribeirão Preto (SP)
Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu formulário de inscrição foi encaminhado com sucesso.