Campanha de Arrecadação de Instrumental

Campanha de Arrecadação de Instrumental

A APCD-Ribeirão Preto e o Serviço Social da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto – FORP- USP, estimulados pela 31ª Jornada Odontológica da FORPUSP- RP, promovem de 1º/08 à 22/10, a Campanha de Arrecadação de instrumental. A parceria foi firmada em visita do Dr. Artur Martini ao Serviço Social da FORPUSP, à assistente social Renata Cristina Rosa.
A Campanha de Arrecadação de instrumental irá até 15/10, sendo entregues os instrumentos doados a FORP no dia 22/10, na 31ª Jornada da FORP-USP.
“ O importante é promover a inclusão social, eliminando os limites impostos pela condição econômica, dando oportunidade, a esses acadêmicos, profissionais de Odontologia no futuro. Estaremos, assim, resgatando a cidadania destes novos universitários” , ressalta
Artur Rocha Martini – pres. da APCD-RP, convocando os colegas a doarem instrumentos e equipamentos não utilizados, mas em bom estado de conservação, para uso desses alunos durante a graduação.

SAIBA MAIS SOBRE AS AÇÕES DO GAIDi
De acordo com Renata Rosa, o trabalho do GAIDi vai ao encontro à proposta da Reitoria da USP a qual, a partir de 2006 instituiu o INCLUSP (Programa de Inclusão Social da USP), com o objetivo de promover o acesso à Universidade Pública, especialmente para alunos advindos da escola pública, ampliando a participação destes, através de diversas iniciativas de apoio aos estudantes, como concessão de bolsas e ampliação de cursos noturnos. A primeira ação deste projeto foi a concessão de bônus de 3% na nota do vestibular a todos os candidatos que tinham cursado o Ensino Médio em escolas da rede pública.
Explica que neste contexto o GAIDi atende atualmente 32 discentes, os quais dependem da assistência e dos programas de permanência estudantil, proporcionados pela Universidade de São Paulo e pela Unidade, tais como: moradia ou auxílio moradia, auxílio alimentação, empréstimo de materiais (instrumentais odontológicos), livros, apostilas e instrumentais,dentre outros.
Segundo Renata Cristina Rosa - assistente social FORP – USP, dentre as ações do GAIDi tem-se a campanha junto aos profissionais para doação de instrumentos e produtos não mais utilizados em seus consultórios e em bom estado de conservação. Com a parceria a APCD Ribeirão Preto apóia a iniciativa e passa a ser um posto de coleta, assim como o já existente na FORP USP.

“O trabalho desenvolvido com os alunos do GAIDi extrapola a questão do empréstimo de materiais / instrumentais, envolvendo reforço acadêmico, inclusão social, fortalecimento de possibilidades e diminuição dos limites, provocados, muitas vezes, pela questão financeira”, frisa a assistente social, acrescentando que neste sentido procura parceiros para a divulgação do GAIDi e mais do que isto, parceiros para contribuírem com doação de materiais (instrumentais). Ressalta que durante a Semana de Recepção aos Calouros é realizado este trabalho e os resultados são positivos, importantes para a continuidade e ampliação do banco de materiais.

“Destacamos também o apoio dado pelo Centro Acadêmico Carneiro Leão, proporcionando inclusive descontos no valor pago para uso dos armários em que os alunos guardam seus instrumentos. A Comissão Organizadora da Jornada Odontológica (JORP 2009) também
colabora com o GAIDi proporcionando condições especiais para participar do evento. Para aqueles que desejarem saber mais sobre este trabalho ou mesmo conhecê-lo pessoalmente basta entrar em contato com o Serviço Social ou Seção de Graduação da FORP – USP”, destaca Renata Rosa, agradecendo o apoio e a participação de todos nesta campanha permanente, lembrando que os instrumentos doados farão parte do acervo de instrumentos do GAIDi, para empréstimo aos alunos que compõem o grupo durante o curso de graduação.

APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto

(16) 3630-0711

Rua Casemiro de Abreu, 660 - Ribeirão Preto (SP)
Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu formulário de inscrição foi encaminhado com sucesso.