APCD RP realiza mutirão de prevenção contra câncer de boca

APCD RP realiza mutirão de prevenção contra câncer de boca

O INCA estima que em 2010 sejam registrados 14.120 novos casos de câncer de boca no Brasil, sendo 10.330 em homens e 3.790 em mulheres.

07/04/2010 – A Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas de Ribeirão Preto, APCD-RP, realiza no próximo dia 14 de abril, das 18h às 22h, na Avenida do Café, 1080, mais uma edição da Campanha de Prevenção de Câncer Bucal, que é aberta a toda população.

A equipe de profissionais da Associação vai estar presente na triagem dos pacientes com lesões bucais e agendamento de biópsias na clínica da entidade. Os casos positivos serão encaminhados para tratamento médico apropriado. “Em Ribeirão Preto já houve inúmeras campanhas e a APCD cumprindo seu papel social, não poderia ficar de fora”, comenta o presidente da APCD-RP, Dr. Artur Martini.

A campanha é voltada principalmente para as pessoas que apresentam feridas na boca que não saram há mais de 21 dias. Quem se enquadrar pode comparecer ao local. “O evento é de grande importância, pois se diagnosticado precocemente e tratado, o Câncer de Boca tem cura”, comenta a cirurgião dentista e uma das coordenadoras do projeto, Mara Roberta Soares.

Dentro da boca devem ser observados gengivas, mucosa jugal (bochechas) palato duro (céu da boca), língua (principalmente as bordas), assoalho (região embaixo da língua) e amídalas. O câncer do lábio é mais comum em pessoas brancas e ocorre mais freqüentemente no lábio inferior. Essa doença ataca principalmente homens entre 35 e 50, que façam ou não, uso de próteses, especialmente aqueles que fumam e usam álcool com freqüência.

“As pessoas não devem ter medo do diagnóstico, pois infelizmente algumas delas evitam a procura dos profissionais com medo de saber que possuem um tumor maligno. Entretanto, a maioria das lesões bucais é benigna e de simples resolução cirúrgica em ambulatório. Os casos de tumor maligno quando diagnosticado precocemente permite ao paciente buscar o tratamento imediato, e melhorando seu prognóstico”, intera o Dr. Jorge Liporaci, Cirurgião Buco-Maxilo-Facial e professor da APCD, também coordenador desta campanha.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, INCA, em 2008 o número de mortos em decorrência dessa doença foi de 6.214 casos, sendo 4.898 homens e 1.316 mulheres. A estimativa de novos casos para 2010 é de 14.120 ocorrências, sendo 10.330 em homens e 3.790 em mulheres.

Os pacientes podem comparecer, e os Cirurgiões-Dentistas podem encaminhar pacientes no dia 14 de abril. Maiores informações: (16) 3630-0033.

APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto

(16) 3630-0711

Rua Casemiro de Abreu, 660 - Ribeirão Preto (SP)
Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu formulário de inscrição foi encaminhado com sucesso.