APCD-RP monta Departamento de Odontologia Legal

Coordenado pela especialista e mestre Dra. Isamara Geandra Cavalcanti Caputo, o DOL promoverá palestras e Grupo de Estudos para discutir temas diversos da área.
Com a proposta de orientar o profissional para inserir em seu consultório procedimentos em concordância com as normas legais, desde a elaboração dos documentos, às normas de biossegurança à saúde e aos aspectos éticos e legais da profissão, além de mostrar os demais campos de atuação, na área civil e criminal e a perspectiva de mercado crescentes da Odontologia Legal, a APCD Ribeirão Preto criou, recentemente, o Departamento de Odontologia Legal.
Coordenado pela Dra. Isamara Geandra Cavalcanti Caputo, especialista e mestre em Odontologia Legal pela Unicamp, doutoranda pela Faculdade de Medicina da USP Ribeirão Preto.
“Queremos também desmistificar a área da Odontologia Legal mostrando ser uma área acessível e em franca expansão. Para isso estaremos promovendo e divulgando palestras e montando grupos de estudos, com reuniões periódicas, para discussão de casos e orientação aos profissionais.”, explica a diretora.
De acordo com Dra. Isamara Caputo – graduada há 14 anos pela Unaerp, desde a Faculdade, sempre primou por diversificar as atividades,período em que surgiu seu interesse pela Odontologia Legal. Destaca ser esse um mercado de trabalho em expansão, existindo várias frentes de atuação: área Civil, como os casos com intervenção do Ministério Público, para estimativa de idade,para casos de aposentadoria e crianças de orfanatos; e área Criminal, para concursados, intervenção para casos de agressão ou identificação pós-morte, no IML.
Segundo ela, a Deontologia é uma área da Odontologia Legal que estuda os direitos e deveres do profissional dentro dela o profissional odontolegista presta consultoria para os profissionais de Odontologia com orientações quanto ao dia-a-dia dos consultórios e clínicas multidisciplinares, como por exemplo a organização e adequação quanto as determinações legais, em todos os aspectos do desenvolvimento profissional, desde a confecção da documentação até acompanhamento de processos judiciais.
“ Esse é um mercado crescente, visto estar aumentando muito o número de processos civis, com pacientes entrando com reclamações que envolvem desde procedimentos ditos incorretos até perdas de dentes, próteses ou implantes”, comenta Dra. Isamara Caputo, acrescentando que se o profissional não souber se documentar e atuar dentro das normas legais estará sujeito, nestes casos, a não ter uma defesa falha.
“Nossa iniciativa é pioneira e esperamos, realmente, que o Departamento de Odontologia Legal venha a ajudar os profissionais de Ribeirão Preto e região”.
Contatos podem ser feitos pelo fone (16) 3630 0033. Correspondências: Para DOL – Departamento de Odontologia Legal – Av. do Café, 1080 – Vila Amélia – Ribeirão Preto – SP.

APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto

(16) 3630-0711

Rua Casemiro de Abreu, 660 - Ribeirão Preto (SP)
Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu formulário de inscrição foi encaminhado com sucesso.