APCD RP e CROSP participam da Campanha de Câncer Bucal da Prefeitura

APCD RP e CROSP participam da Campanha de Câncer Bucal da Prefeitura

A Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas de Ribeirão Preto - APCD RP,  a Prefeitura Municipal e o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, CROSP, realizaram de 08 a 21 de maio, a Campanha de Prevenção e Diagnóstico de Câncer Bucal em toda rede básica de Saúde e pelo primeiro ano, com equipes volantes, realizando a busca ativa em parte da população com dificuldade de locomoção.
 
Como aconteceu na Casa do Vovô, que recebeu nessa quarta-feira, 19 de maio, a visita dos Cirurgiões Dentistas, para a análise e prevenção do Câncer Bucal. Segundo Pedro Bistane, Coordenador Odontológico da Secretária Municipal da Saúde, esta é uma ação inusitada que promove a busca ativa, aumentando o alcance da campanha.
 
“Hoje, só nessa instituição, atendemos 143 idosos, com grande dificuldade de locomoção, e a prevenção do Câncer Bucal é importantíssima, pois se diagnosticada no inicio, a cura chega a 95% dos casos. Quanto mais tardio o diagnóstico, mais difícil o tratamento se torna,” alerta Bistane.
 
Maria das Graças, supervisora de saúde da Casa do Vovô, comemora a visita dos profissionais à entidade. “É muito importante essa visita, pois evita sofrimentos futuros, e a nossa dificuldade de locomoção impossibilitam de levá-los para atendimento, sem contar a preocupação com os idosos, pois muitas vezes eles são esquecidos”.
 
O presidente da APCD RP, Artur Martini, comenta que essas atitudes valorizam a classe. “Essa é uma iniciativa da prefeitura, e nós da ACPD RP e o CROSP, não poderíamos ficar de fora, pois os idosos são pessoas que necessitam de muita atenção e às vezes ocorre o inverso. É muito gratificante realizar essas visitas”, ressalta Artur Martini.
 
A expectativa da Campanha de Prevenção de Câncer Bucal, que começou no último dia 8 de maio, pretende atender entre 15 e 20 mil pessoas. Henrique Sales, da fiscalização do exercício profissional do CROSP, explica que a entidade está distribuindo folhetos para o auto-exame. “Essa iniciativa é muito importante para as pessoas que não tem como se locomoverem para realizar o exame, e também, estamos distribuindo panfletos de auto-exame, pois podem ser passado para um vizinho, amigo ou parente, para a prevenção”, finaliza.

APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto

(16) 3630-0711

Rua Casemiro de Abreu, 660 - Ribeirão Preto (SP)
Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu formulário de inscrição foi encaminhado com sucesso.