APCD-RP - Uma história de idealismo, trabalho e conquistas

Com o ideal de promover a Odontologia através do fortalecimento da classe e a evolução técnica-científica, há 19 anos foi fundada por um grupo de jovens cirurgiões dentistas, aAPCD Ribeirão Preto.
A APCD-RP foi fundada em 1.989, inicialmente a associação funcionou à rua Tibiriça, tempo depois na Visconde do Rio Branco, no centro da cidade. Seu primeiro presidente foi Dr. José Paulo Zanetti, reeleito em 91, foi quem juntamente com uma diretoria atuante estruturou a APCD - Ribeirão Preto.
Em 1993, na gestão de Maria Aparecida Kroll Moratto, houve nova mudança para o atual endereço, pois planeja-se criar a EAP, projeto concluído ainda em sua gestão. Para isso foi locado o prédio localizado a avenida do Café, 1080, onde foi instalada a nova sede e a EAP denominada Dr. Raphael Baldacci, anfiteatro, administração e sala de espera, destinada a pacientes, atendidos por alunos dos cursos promovidos pela entidade, devidamente supervisionados pelos professores. Ali são feitos uma média de 1 mil atendimentos/mês.
O quarto presidente da APCD-RP foi Pedro Bistane, que reeleito, acabou permanecendo 4 anos a frente da entidade. Muitas foram as realizações neste período, entre elas, a ampliação da EAP Raphael Baldacci e a concessão de área pela Prefeitura Municipal para construção de nova sede, com modernas instalações para a nova Clínica da EAP-APCD-RP, projeto que está em andamento.
Em junho de 2000, assume como presidente Dr. Paulo Alves de Oliveira Jr. e entre as conquistas, o reconhecimento da Entidade de classe pelo CRO, a modernização da administração. Reeleito Oliveira Jr. Permaneceu a frente da Associação por u m a no e meio, e por razões pessoais, Dr. Paulo afastou-se da presidencia passando o cargo seis meses antes do término de seu mandato para Tânia Eustáquia de Melo, sua vice que manteve os projetos em andamento passando o cargo, seis meses depois, em Junho de 2004, para Dra. Maria Cristina Borsatto, a quem coube entre outras realizações, a reforma das instalações da APCD e a revitalização da Clínica Clínica da EAP Raphael Baldacci, incorporando modernidade e funcionalidade.
Em 2006, é reconduzido a presidência da APCD-RP, Pedro Bistane, realizando uma administração democrática e participativa, buscou estimular os projetos em andamente, além de iniciar movimento para a construção da nova sede da entidade. Em 2008, é reeleito, entretanto, licencia-se do cargo para concorrer a uma vaga como vereador na Câmara Municipal de Ribeirão Preto. Assume seu vice, Artur Rocha Martini, que durante os últimos 5 meses tem buscado dinamizar ainda mais o cotidiano da entidade.
Clareamento Dental: a cor dos dentes é um dos aspectos que mais impactam a percepção de saúde e estética do sorriso
Com o passar do tempo, o esmalte sofra alterações de tonalidade provocadas por hábitos alimentares, envelhecimento e até pela estrutura dental
Artigo - seu consultório está preparado para a RDC Nº 1002/2025?
Nova norma sanitária já está em vigor e traz exigências importantes para o funcionamento dos serviços odontológicos. Orientação da Profa. Dra. Isamara Cavalcanti
Dr. Jorge Liporaci lança livro sobre Terapêutica Medicamentosa
Protocolo Definitivo de Terapêutica Medicamentosa em Odontologia: conteúdo rico e bem fundamentado, com embasamento científico
(16) 3630-0711



