7 dicas para seu consultório
Por que alguns consultórios odontológicos são muito procurados enquanto outros lutam para permanecer no mercado?
Embora a resposta tenha muito a ver com a excelência clínica, o segredo para uma prática verdadeiramente bem-sucedida é manter as operações funcionando como uma máquina bem lubrificada. “Sem uma gestão eficaz, mesmo os dentistas mais talentosos acabam por naufragar”, diz o Cirurgião Dentista Samuel Aguiar, Mestre em Implantodontia e Embaixador da S.I.N. Implant System. “A maneira como o profissional gerencia seu consultório irá fortalecer sua imagem perante seus pacientes e impactar positivamente em suas taxas de retenção. Por isso, é fundamental que o profissional seja organizado e esteja sempre por dentro das melhores práticas da área”, conclui.
Veja abaixo 7 dicas para a conquista de um consultório de sucesso:
1) Estabeleça o controle administrativo e financeiro. O consultório é uma empresa e precisa ter o controle do fluxo de caixa. Além dos cuidados com o regime tributário, o dentista deve estar atento às obrigações comerciais, trabalhistas e previdenciárias. “A ajuda de um contador é crucial para o bom andamento do negócio”, diz Aguiar. “Além disso, o dentista precisa avaliar de perto suas despesas, negociando as melhores condições com os fornecedores, controlando o estoque de insumos bem de perto e tentando reduzir ao máximo a perda de materiais”, completa.
2) Utilize softwares de gestão odontológica. Essa é uma dica de ouro para o dentista que pretende ter sucesso em seu negócio. “Com a ajuda da tecnologia, é possível manter tudo bem organizado, desde o cadastro dos pacientes até o fluxo de agendamentos e cancelamentos de consultas, além do controle financeiro”, observa o especialista. Outro ponto importante é que, ao otimizar processos, o software colabora para que os profissionais da clínica possam ter mais tempo para se comunicar com os pacientes, fortalecendo os vínculos de empatia e acolhimento com o público.
3) Promova o trabalho em equipe e o espírito de amizade. Levantamento feito pela Universidade de Warwick, no Reino Unido, revela que colaboradores felizes são 12% mais produtivos que os demais. Por isso, é importante que o dentista reconheça e recompense a equipe quando ela se esforça, apresenta um bom desempenho ou demonstra ter iniciativa para resolver os problemas que surgirem. Engajar os colaboradores inclui, ainda, criar uma lista de valores que define a cultura da empresa – como comunicação, integridade e trabalho em equipe – para que o time entenda o que é esperado dele. “Vale também agendar reuniões regulares de feedback, que sempre têm um efeito positivo sobre a performance de cada profissional”, diz o especialista. Por último, mas não menos importante, é preciso lembrar de cultivar a cortesia e o bom humor no relacionamento com o time; afinal, os colaboradores muitas vezes passam mais tempo com os colegas de trabalho do que com suas famílias, e é importante que o ambiente seja leve e agradável.
4) Mantenha um site interativo e tenha presença nas redes sociais. Cada vez mais, pacientes fazem pesquisas online antes de tomarem uma decisão e a primeira parada, geralmente, é o site ou os perfis dos consultórios nas redes sociais. É preciso, portanto, ter esses canais sempre atualizados. “Pensando no segmento de odontologia, produzir conteúdo para as redes sociais vai incentivar os pacientes a se lembrarem da clínica, além de fidelizá-los”, diz Aguiar. É importante também cadastrar o consultório no Google Meu Negócio, certificando-se de que telefone, site e endereço estejam sempre corretos.
5) Diferencie sua prática da concorrência. Os consultórios odontológicos geralmente oferecem os mesmos serviços. “É preciso, porém, pensar em coisas que tornem o consultório único”, diz o especialista. “O dentista pode, por exemplo, ter uma tela de TV no teto do consultório, passando clipes de música, por exemplo, ou mesmo oferecer fones de ouvido durante os tratamentos. Outra boa ideia é a clínica oferecer também serviços de saúde e beleza, que agreguem ao cuidado com os dentes”, completa.
6) Tenha flexibilidade de agendamentos e invista em uma boa comunicação. Opções de agendamento em horários flexíveis são interessantes e contribuem para que o dentista tenha mais pacientes. “Vale marcar consultas logo cedo, pela manhã, ou no início da noite e nos fins de semana”, diz Aguiar. “Também é importante manter uma boa comunicação com os pacientes, sendo o mais didático possível com relação aos procedimentos”, afirma o especialista.
7) Invista na odontologia digital. As ferramentas e equipamentos odontológicos estão em constante aprimoramento e são um importante diferencial competitivo do consultório. “O fluxo digital permite que os dentistas realizem diagnósticos precisos e ofereçam tratamentos eficazes, com menos dor e quase incisões e traumas”, explica o especialista. “Por tudo isso, os pacientes optam, cada vez mais, por consultórios que prezam pelas ferramentas da odontologia digital”, conclui.
Fonte: Cirurgião Dentista Samuel Aguiar, Mestre em Implantodontia e Embaixador da S.I.N. Implant System. .
Publicado em 27/11/2023.
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