7 de Abril: Dia Mundial da Saúde Bucal

O empenho de todos para a promoção da saúde bucal da população: FDI, associação, universidade, serviço público e privado

7 de Abril: Dia Mundial da Saúde Bucal

Ano passado em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Bucal de 2022 convidou a todos para se manifestarem o "orgulho de suas bocas".  Esse ano  (2022) a Federação Dentária Internacional (FDI) convidou a todos a participarem do desafio #MouthProudChallenge e a assumir o compromisso pessoal de priorizar a saúde bucal, registrando o momento com a ferramenta on-line de cartaz personalizado #MouthProud ou com os filtros das redes sociais do Mouth Proud (nstagram e Facebook).

Em 202O e 2021 os eventos de Odontologia foram realizados a distância, graças a internet e às novas tecnologias e plataformas digitais pode haver muita troca de informações, comprovando efetivamente, que quem quer dá um jeito de continuar aprendendo sempre e se comunicando sempre. on-line de cartaz personalizado #MouthProud ou com os filtros das redes sociais do Mouth Proud (nstagram e Facebook)

 


APCD RP - CUMPRINDO SEU PAPEL

A EAP Dr. Raphael Baldacci é o coração da APCD-RP, através dela a associação cumpre o seu papel de disseminar conhecimentos, multiplicar ações e lá na ponta nos consultórios dos profissionais de Odontologia promover a saúde bucal da população. A afirmação é de Regis Peporini - presidente da APCD-RP.

"Os cirurgiões-dentistas buscam se aperfeiçoar, atualizar ou especializar na nossa EAP. Aqui em todos os cursos são estimulados para que no dia a dia dos consultórios orientem seus pacientes a valorizarem a saúde bucal". frisa Peporini.

Isso implica em inserir no contexto do tratamento orientações precisas quanto a escovação, a alimentação adequada, a preservação tratamento e, o que muito importante, a necessidade da visita regular ao cirurgião-dentista para avaliação periódica. "É preciso incentivar os pacientes para adotarem ações para preservar o sorriso e autoestima do paciente, além de promover a saúde bucal, estaremos promovendo a valorização da nossa Odontologia", pontua Peporini.  

"Os cirurgiões-dentistas buscam se aperfeiçoar, atualizar ou especializar na nossa EAP. Aqui em todos os cursos são estimulados para que, no dia a dia dos consultórios, orientem seus pacientes a valorizarem a saúde bucal"
REGIS PEPORINI


DIA MUNDIAL DE SAÚDE BUCAL - CAMPANHA DA FDI
"TENHA ORGULHO DE SUA BOCA"

O tema proposto pela Federação Dentária Internacional (FDI) para os anos de 2020 a 2023  é sobre "Tenha Orgulho de sua boca".

A saúde bucal insatisfatória afeta quase 3,5 bilhões de pessoas no mundo, o que gera profundas consequências, mas as pessoas não percebem como uma boca não saudável pode ter um impacto grave em suas vidas, causando dor e sofrimento significativos, o que prejudica sua qualidade de vida. Sob o tema de sua campanha de três anos, "Tenha orgulho de sua boca", a FDI espera motivar as pessoas a valorizar e cuidar de sua boca e entender que, ao fazer isso, também ajudam a proteger sua felicidade e bem-estar.

"Vamos nos unir em nível global para aumentar a conscientização, melhorar a educação e estimular ações pessoais e coletivas sobre a importância da saúde bucal para todos." disse a presidente da FDI, Professora Ihsane Ben Yahya.

APOIO - A FDI anunciou dois novos parceiros da campanha Tenha orgulho de sua boca – para sua felicidade e bem-estar: a Align Technology e a Dentsply Sirona, que se uniram à parceira de longa data da FDI, a Unilever, no apoio à campanha. Além disso, a Listerine® ingressa no programa Wrigley Oral Healthcare como novo apoiador global.


Ações da FORP USP para valorizar a saúde bucal

 

O objetivo principal da FORP USP é "formar cirurgiões-dentistas de excelência, produzir conhecimentos decorrentes de investigação científica, qualificar recursos humanos em Odontologia e prestar serviços à comunidade visando atender os desafios apresentados pela sociedade". A afirmação é da Dra. Maria Cristina Borsatto, docente do Curso de Odontopediatria da FORP/USP, que acrescentou que entre  os  desafios está a valorização da saúde bucal.

"Nós profissionais, muitas vezes, temos mais orgulho da boca dos nossos pacientes do que eles mesmos. Quando o tratamento é finalizado, pode-se perceber a satisfação dos mesmos. No entanto, um trabalho árduo deve ser implementado no sentido de incentivar o autocuidado e a manutenção do que foi realizado pelo profissional.  Para isto, nossos alunos são muito motivados, desde o início ao final do curso, em relação aos métodos preventivos e da necessidade da educação e motivação dos seus pacientes. Existem disciplinas onde são feitos teatros, grupos de estudos, com várias atividades em escolas, em hospitais e unidades básicas de saúde. Alunos de graduação e pós graduação que fazem atividades nas salas de espera com o objetivo de estimular a escovação, uso de fio dental, dentre outras medidas preventivas em relação à prevenção de cárie e de doença periodontal", frisa a professora.

Segundo ela, este ano, durante a "Semana de Recepção aos Calouros da FORP/USP", a "Unidade Móvel Saúde e Ciência" da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP esteve presente, no  dia 15 de março, na Praça XV de novembro, onde docentes e alunos da FORP/USP desenvolveram ações educativas, preventivas e sociais, fornecendo orientações de saúde bucal e realizando aferição de pressão arterial, testes de glicemia e orientações sobre prevenção da COVID-19 e vacinação.

Segundo Cristina Borsatto, a valorização da saúde bucal, as orientações e ações preventivas adotadas há alguns anos devem refletir na saúde bucal da população e no futuro, provavelmente, deverá haver muito mais pessoas com "orgulho de suas bocas", assim como muito menos desdentados.

"Nós profissionais, muitas vezes, temos mais orgulho da boca dos nossos pacientes do que eles mesmos"
"Um trabalho árduo deve ser implementado no sentido de incentivar o autocuidado, a manutenção do que foi realizado pelo profissional "
Cristina Borsatto


Publicado em 07/04/2022.

APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto
APCD Ribeirão Preto

(16) 3630-0711

Rua Casemiro de Abreu, 660 - Ribeirão Preto (SP)
Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu formulário de inscrição foi encaminhado com sucesso.