Avenida do Café, 1080 - CEP: 14050-220 - Ribeirão Preto (SP)
(16) 3630-0711
Acompanhe:

Enquete: Os avanços da Estética

“A odontologia e os materiais odontológicos, como em outras áreas de conhecimento evolui rapidamente, assim sendo fica difícil para o clínico acompanhar essa rapidez de evolução. Antigamente a preocupação era muito mais com o tratamento de lesões de cárie e doença periodontal do que com tratamentos considerados cosméticos que eram pouco realizados. Com a compreensão correta e entendimento da doença cárie, das técnicas de prevenção e higiene dental correta executada pelos pacientes, nos deparamos hoje com uma maior probabilidade de executarmos a tão comentada odontologia cosmética, voltada para tratamentos estéticos minimamente invasivos preservando assim maior quantidade de tecido dental. A afirmação é do prof. Paulo Sérgio Quagliatto, Professor Associado Doutor da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia, ministrador do Curso de Estética da EAP da APCD-Ribeirão Preto-SP, Abaixo as colocações do prof. Qualgiatto sobre avanços da estética e cosmética na Odontologia, além do curso da APCD-RP.” 

 

J. APCD-RP: Qual a tendência desta Odontologia Cosmética?

Dr. Paulo Quagliatto: Essa odontologia cosmética está voltada para pacientes com insatisfação da cor, da forma e dos espaços presentes entre os seus dentes que podem ocorrer por várias maneiras como dentes conóides, diastemas e ainda má formação de esmalte dental. Entretanto, é importante para execução de tratamentos cosméticos como clareamento dental, facetas laminadas em cerâmicas ou laminas de cerâmica, facetas em resina composta e transformações da forma dental que os pacientes tenham estabilidade oclusa , higiene adequada e controle pós operatório dos tratamentos executados.

 

J. APCD-RP: A durabilidade e a evolução dos materiais tem sido diretamente proporcionais?

Dr. Paulo Quagliatto: Tem sido reportado pela literatura a maior longevidade dos materiais restauradores estéticos principalmente das resinas compostas quando comparadas aos materiais que eram utilizados por exemplo a dez anos atrás, comprovando sem dúvida a evolução dos mesmos e maior segurança na execução dos tratamentos cosméticos e estéticos.

 

J. APCD-RP: Estética está sempre em alta? A procura é grande?

Dr. Paulo Quagliatto: A procura por tratamentos que alterem a cor e a forma está em alta, principalmente em pacientes que sentem a necessidade em recuperar a auto estima através de procedimentos que iluminem os sorrisos e devolvam a harmonia estética e oclusal. Assim tratamentos clareadores, restaurações diretas em resina composta e indiretas em cerâmica são os tratamentos atualmente mais procurados pelos pacientes e mais executados pelos profissionais que militam na área da odontologia restauradora estética.

 

J. APCD-RP: Há quanto anos ministra curso na EAP da APCD-RP e como tem sido a receptividade? Turmas de qualidade?

Dr. Paulo Quagliatto: Sem dúvida as turmas que fazem o nosso curso de restaurações estéticas na APCD-Ribeirão Preto coordenado pelo amigo Auro TomioNisiyamaé composta por profissionais competentes e capacitados que procuram nosso curso a doze anos para aprimorar e atualizar seus conhecimentos.

 

J. APCD-RP: Neste ano quais as novidades que estão sendo incorporadas ao curso?

Dr. Paulo Quagliatto: As novidades estão mais voltadas as tratamentos minimamente invasivos , a execução
de restaurações indiretas pelo sistema CAD/CAM e maior quantidade de Hand’sOn em manequins executando tanto técnicas diretas como indiretas , fazendo com que o profissional que freqüenta nosso curso adquira e pratique técnicas com novos materiais e novas tecnologias.

 

J. APCD-RP: Algum professor convidado a destacar?

Dr. Paulo Quagliatto: Sim, sempre convidamos professores renomados e com ótima experiência clínica como o Prof. Rafael Calixto, Prof. Marcelo Alves e Prof. Fernando Tavares, que através de modernos recursos didáticos transmitem as mais novas tecnologias para os procedimentos restauradores estéticos.

 

Prof. Dr. Paulo Quagliatto

Mais Enquetes?

© 2008-2019. Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas de Ribeirão Preto. Todos os direitos reservados.