APCD Regional de Ribeirão Preto
Ribeirão Preto, 24 de novembro de 2014
ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE CIRURGIÕES-DENTISTAS
Curso de atualização para auxiliar de consultório dentário Compartilhe
 

Desempenhando um papel importantíssimo no cotidiano dos Consultórios, as ACDs - auxiliares de consultório dentário têm ocupado seu espaço no mercado de trabalho, sendo cada vez mais valorizadas pelo cirurgião dentista. Além de ser a porta de entrada de tudo o que acontece naquele ambiente, a sua função é  o resultado de um processo evolutivo da odontologia. Há pouco tempo, o Cirurgião Dentista fazia seus procedimentos solitário, hoje entretanto, a ACD tem  otimizado o tempo e os resultados.
"Foi aí que a ACD ganhou campo, quando o dentista percebeu que um par de mãos poderia aumentar o seu rendimento", frisa Luís César Garcia, coordenador do Curso de ACD da EAP da APCD de Ribeirão Preto.
Segundo Garcia, estudos mostram que o dentista assessorado por duas mãos pode aumentar em 33% sua produção e em 75% quando assessorado por quatro mãos. O trabalho a quatro mãos é reconhecido e aceito desde a década de 40, e vem se aprimorando de maneira intensa.
Trabalhando em equipe, o CD tem uma maior longevidade profissional, maior lucratividade, menos lesões por esforços repetitivos e melhor qualidade de vida.
Dr. César Garcia, ressalta ser necessário para isso, contar com uma auxiliar devidamente treinada, com conhecimentos dos procedimentos do profissional ou especialista de Odontologia, portanto, capaz de antecipar o preparo de instrumentais e manipulação criteriosa dos materiais que serão usados no procedimento clínico.  "Não será necessário ao cirurgião dentista solicitar tal conduta, pois está é uma das atribuições da ACD, quando devidamente preparada", frisa Garcia.
Compete a ACD manter a harmonia do ambiente e a ordem geral durante o atendimento. "Considero uma ótima ACD aquela que deixa a sala no final do atendimento tão organizada quanto estava antes do dentista começar a realizar seus procedimentos, pois dessa maneira estará preparando o ambiente para o atendimento seguinte", salienta o professor.
Quanto às relações pessoais com o cliente, devem ser vivenciadas  com muita ética, polidez e desenvoltura, levando em conta  o compromisso com a qualidade no atendimento, a etiqueta profissional, a aparência pessoal, as boas maneiras e o senso de responsabilidade. 
"É de extrema importância uma auxiliar  bem treinada, que exerça suas funções com a devida responsabilidade no desenvolvimento das suas tarefas clínicas, consciente da necessidade de evitar infecções cruzadas; capazes de entender os materiais e manipulá-los com precisão, entendendo o seu uso, sua aplicação. É importante primar pelo preenchimento correto de fichas clínicas convencionais ou em programas de computador. O maior diferencial do nosso curso consiste em prepará-las devidamente para tudo isso, mas acima de tudo para exercer com ética seu papel, especialmente no atendimento pessoal. Tudo isso as ACDs aprendem no Curso, de uma maneira descontraída e educada, sendo polidas e preparadas para o sucesso profissional", finaliza o professor César Garcia.
Dr. Luís César Garcia é Cirurgião Dentista, formado pela FORP- USP, em 1.989, exerce a profissão em clínica privada há 19 anos; Diretor científico da APCD-RP por 6 anos; Diretor da EAP-APCD-RP por 4 anos; há 3 anos ministra curso de ACD  na mesma associação, estando na 12º turma.

 
 
Página Principal Imprimir Voltar
EAP - Revista Eletrônica
Clique para conhecer a revista eletrônica da EAP
Jornal APCD RP
Clique para ler
Download
Cartilha de Auto Proteção Contra: Golpes, Furtos, Roubos e Outros Delitos
Convênio APCD
Maiores informações...
Publicidade
Credimed
DentsCler
Embracon
Fly Tour
APCD Prev
ABCD
IMHOTEP
Gnatus
Desenvolvido pela PlaneStone. Clique e conheça nosso site!